Aprendizado e descoberta 5min de Leitura - 16 de junho de 2023

O que é Pentest?

o que é pentest?

This post is also available in: Português Español

A segurança cibernética é uma preocupação crescente para empresas e indivíduos em todo o mundo. Estudos destacam que as ameaças evoluem em número e em especificidade, com destaque para os ataques de sequestro de dados (ransomware), que representam uma das grandes preocupações de profissionais de tecnologia e gestores de empresas de variados portes e segmentos. Portanto, é importante reconhecer a importância da segurança digital nos dias atuais.

A prevenção desempenha um papel fundamental na proteção contra ataques cibernéticos, e muitos analistas e gestores de tecnologia buscam identificar fragilidades e vulnerabilidades em suas redes. Ao compreender onde essas vulnerabilidades estão, é possível fortalecer as defesas de forma mais eficaz.

Uma das opções de prevenção adotada por profissionais de tecnologia é a realização de testes de invasão, também conhecidos como Pentest. Essa prática envolve simular ataques cibernéticos para identificar pontos fracos em sistemas, redes e aplicativos. Ao conduzir um Pentest, as organizações podem obter informações valiosas sobre suas defesas atuais e tomar medidas corretivas para aprimorá-las.

O que é Pentest?

pentest
Pentest (Penetration testing), também chamado de teste de penetração, invasão ou intrusão, é uma prática de segurança da informação que envolve a simulação de ataques cibernéticos contra um sistema, rede, aplicativo ou infraestrutura, a fim de identificar vulnerabilidades e avaliar a eficácia das medidas de segurança existentes.

O objetivo principal é descobrir e explorar falhas de segurança que poderiam ser exploradas por cibercriminosos. Então, ao realizar um pentest, especialistas em segurança cibernética tentam identificar as mesmas vulnerabilidades e brechas que poderiam ser exploradas por atacantes reais. Isso inclui procurar por vulnerabilidades de software, configurações inadequadas, falhas na autenticação, problemas de criptografia, entre outros.

O processo de um pentest geralmente envolve várias etapas, incluindo a coleta de informações, análise de vulnerabilidades, exploração de brechas encontradas, obtenção de acesso não autorizado (se for possível dentro dos limites estabelecidos), e a elaboração de um relatório detalhado com as descobertas e recomendações para aprimorar a segurança.

O teste de intrusão é importante para empresas que desejam proteger seus sistemas e dados contra ataques cibernéticos. Ao identificar e corrigir vulnerabilidades antes que sejam exploradas por cibercriminosos, é possível fortalecer a segurança e reduzir os riscos de violações de dados e danos à reputação.

Ele também pode ser utilizado para testar os controles implementados e as habilidades e conhecimentos da equipe de segurança da informação. Através dele, a organização adquire a capacidade de escolher conscientemente seus investimentos em segurança.

O que é Pentest White Box, Black Box e Grey Box

Existem tipos de abordagens para a realização de testes de intrusão. Estes tipos são conhecidos como White Box, Black Box e a Grey Box. Cada abordagem possui particularidades que serão apresentadas a seguir.

White Box

Um pentest White Box (também conhecido como teste de invasão de caixa branca) é uma forma de abordagem de segurança em que os hackers éticos ou pentesters (nome dado aos profissionais que atuam nessa área) têm conhecimento completo e detalhado sobre o sistema ou aplicativo que estão analisando. Isso inclui informações internas sobre a arquitetura, design, código-fonte e até mesmo credenciais de acesso.

Isso permite uma análise minuciosa e detalhada dos sistemas, bem como a identificação de problemas que podem não ser facilmente descobertos em outros tipos de testes de intrusão.

Ao ter acesso total ao sistema ou aplicativo, os profissionais podem simular ataques de uma variedade de perspectivas e testar a eficácia das medidas de segurança existentes. Eles podem procurar vulnerabilidades de segurança, como falhas de autenticação, injeção de código, configurações inadequadas, entre outros. Também podem avaliar a resistência do sistema a ataques avançados, como exploração de vulnerabilidades conhecidas ou técnicas de engenharia social.

Black Box

Um pentest Black Box (teste de invasão de caixa preta) é uma abordagem de avaliação de segurança em que os pentesters têm um conhecimento limitado sobre o sistema ou aplicativo que estão analisando. Nesse caso, eles não têm acesso às informações internas, como o código-fonte, a infraestrutura de rede ou credenciais privilegiadas.

Ao contrário de outros tipos de testes de invasão, os pentesters do Black Box abordam o sistema como um atacante externo sem conhecimento prévio. Eles têm apenas informações que podem ser obtidas publicamente.

Durante um pentest Black Box, os especialistas tentam identificar vulnerabilidades, explorar brechas de segurança e encontrar maneiras de acessar e comprometer o sistema. Isso envolve técnicas como análise de tráfego de rede, varredura de portas, testes de invasão ativos e engenharia social.

O objetivo principal do Black Box é simular um ataque realista e fornecer informações sobre as vulnerabilidades que podem ser exploradas por um atacante externo. Ele ajuda a identificar pontos fracos no sistema, como configurações inadequadas, falhas de autenticação, vulnerabilidades de software e outros problemas de segurança.

Grey Box

Um pentest Grey Box (teste de intrusão de caixa cinza) é uma abordagem que combina elementos do pentest Black Box e do White Box. Nesse tipo de abordagem, os pentesters têm um nível intermediário de conhecimento sobre o sistema ou aplicativo que estão analisando.

Ao contrário do Black Box, em que os testadores têm acesso limitado às informações do sistema, e do White Box, em que têm conhecimento completo, no Grey Box, os especialistas têm algum nível de informações privilegiadas, mas não o conhecimento completo. Eles podem ter acesso à documentação, informações sobre a infraestrutura de rede, diagramas de arquitetura e outras informações relevantes que não disponíveis publicamente.

Durante um pentest Grey Box, os pentesters utilizam essas informações privilegiadas para realizar uma análise mais direcionada e eficiente das vulnerabilidades. Eles podem identificar áreas críticas do sistema que merecem atenção especial, como componentes de alto risco ou partes do código que são mais propensas a falhas de segurança.

Além disso, também utilizam técnicas e abordagens semelhantes às do Black Box, simulando um ataque externo com base em informações limitadas. Eles tentam comprometer o sistema, a fim de avaliar sua resiliência contra ataques reais.

Os resultados dos três tipos de abordagens são semelhantes. O objetivo primário é identificar e qualificar vulnerabilidades , possibilitando que a empresa possa imprimir esforços para as respectivas correções.

o que é pentest

O processo de correção pode envolver aplicação de patches de segurança, atualização de softwares, adequação de configurações, entre outros .

O pentest é uma prática essencial no campo da segurança da informação, pois atua como recurso preventivo, minimizando as chances da exploração de vulnerabilidades, nocivas para a empresa.

O pentest fornece um relatório detalhado com recomendações a serem aplicadas. Ao implementar essas recomendações, as empresas fortalecem sua postura de segurança, reduzem os riscos de violações de dados e protegem sua reputação. Em um cenário em constante evolução de ameaças cibernéticas, o pentest desempenha um papel fundamental na defesa contra ataques digitais e na garantia da proteção dos ativos e informações das empresas.

Precisando de auxílio para execução do Pentest em sua empresa? Conheça o serviço oferecido pela OSTEC com foco em Pentest e conte com a experiência de especialistas certificados para realização desta atividade.

Se ficou com alguma dúvida sobre o tema, fique à vontade para contatar um de nossos especialistas.

This post is also available in: Português Español