Aprendizado e descoberta 4min de Leitura - 01 de fevereiro de 2023

O impacto da chegada do 5G no IoT

internet 5g

This post is also available in: Português Español

A internet das coisas – Internet of Things (IoT), em inglês – está em ascensão na sociedade atual, e tende a ganhar ainda mais popularidade com os avanços do 5G.

A tendência é que haja cada vez mais aparelhos conectados, de smartwatches a grandes máquinas na indústria, pois as empresas têm investido cada vez mais em novas tecnologias, buscando outras maneiras de facilitar a vida das pessoas e aumentar seu valor. E a bola da vez é a implementação da rede 5G no Brasil.

Continue a leitura deste conteúdo e saiba um pouco mais sobre o contexto de IoT e 5G, assim como as evoluções promovidas pela inserção destas tecnologias. O conteúdo é finalizado com uma reflexão sobre os impactos destas tecnologias, em aspectos associados a segurança digital.

O que é o IoT?

A internet das coisas (IoT) é uma rede capaz de reunir e transmitir dados de objetos físicos, podendo ser também considerada uma extensão da internet convencional que utilizamos.

Com a internet das coisas, dispositivos do nosso dia a dia como: geladeiras, ar-condicionados, ou qualquer outra “coisa”, que possua recurso computacional e conexão com a rede, possa conectar-se à internet convencional e ser gerenciada remotamente.

A tecnologia IoT possibilita a concepção de dispositivos mais inteligentes e conectados, capazes de desenvolver funções avançadas e ter novas aplicações.

O que é o 5G e suas evoluções?

O 5G é o padrão mais atual de tecnologia de internet móvel existente no mercado. A tecnologia tem como principais características a capacidade de atingir altas taxas de transmissão de dados, associados a uma baixa latência.

Além disso, especialistas comentam que a tecnologia é responsável por melhorar a experiência de uso da internet, além de viabilizar o surgimento de novos dispositivos e aplicações, antes limitados pela tecnologia 4G.

Evoluções do 5G

O 5G apresenta algumas evoluções quando comparado ao 4G, sendo elas:

  • Expressivo aumento na velocidade de transmissão dos dados, proporcionando melhor experiência de navegação.
  • Redução do tempo de resposta na troca de dados utilizando a rede.
  • Ampliação da quantidade de dispositivos conectados simultaneamente em uma área de cobertura 5G.
  • Redução do consumo de energia, que reflete na ampliação das possibilidades de aplicação e aumento da sustentabilidade.

Outra característica relevante da tecnologia 5G é o fato de poder ser segmentada de acordo com a necessidade de aplicação. O termo utilizado para esta funcionalidade é network slicing.

Com network slicing será possível garantir que aplicações que necessitam de baixa latência, tal como a tecnologia existente em veículos autônomos, ou a tecnologia aplicada em cirurgias remotas, sejam segmentadas de aplicações que necessitam de maior largura de banda, como a transmissão de um jogo de futebol ao vivo em 4k.

Exemplo prático de aplicação

Com essa tecnologia será possível o uso de carros totalmente autônomos. E isso é possível por conta da latência baixíssima do 5G, que é de 1 a 2 milissegundos. A baixa latência permite que os veículos possam tomar decisões com maior precisão.

A tecnologia antecessora, 4G, possui latência entre 30 à 70 milissegundos. Uma latência de 50 milissegundos, aplicada à realidade de um carro autônomo, representa um percurso de 30 metros sem a capacidade de tomada de decisão, enquanto com o uso da tecnologia 5G, o carro percorreria um trajeto de apenas 0,3 metros.

A possibilidade de ampliar o número de dispositivos conectados simultaneamente à rede 5G (maior densidade), sem que haja um prejuízo na performance, também é uma característica que contribui para viabilizar a tecnologia de condução autônoma nos veículos.

Avanço para as empresas com 5G e IoT

O 5G trará grandes avanços para as empresas, acelerando e melhorando a experiência de uso de tecnologias aplicadas em diversos segmentos da indústria, tais como: inteligência artificial, machine learning e IoT.

A tecnologia 5G visa conectar dispositivos que possuam arquitetura compatível, desde computadores pessoais à equipamentos médicos, tendo aplicação em praticamente todas as indústrias que conhecemos atualmente.

Na agricultura, através do IoT, as colheitadeiras, tratores e transbordos já se comunicam entre si, aumentando a produtividade e diminuindo o consumo e custos com diesel, e o 5G tende a tornar a experiência de uso destas tecnologias ainda melhor.

No segmento da saúde, por exemplo, uma das principais expectativas está associada a uma melhor experiência na realização de cirurgias remotas. Estes procedimentos poderão ser realizados com maior precisão e de maneira colaborativa, graças a baixa latência oferecida pela tecnologia 5G e a evolução nos dispositivos IoT.

No setor elétrico, a aplicação do 5G contribui para a instalação de redes inteligentes que permitem realizar, em tempo real, o monitoramento do consumo e a identificação de falhas.

Outros setores também se beneficiarão com o 5G, até mesmo a aceleração de cidades inteligentes cada vez mais viável.

IoT e 5G e os impactos na cibersegurança

A internet das coisas (IoT), já é uma realidade em todo o mundo, assim como no Brasil.São bilhões de dispositivos conectados sendo gerenciados pela internet ao nosso redor.

Com a popularização do 5G a tendência é que a quantidade de dispositivos aumente muito.

Tal como comentado anteriormente, além dos dispositivos que já contam com o recurso de conectividade, outros projetos serão viabilizados, ou aprimorados, com o uso da tecnologia 5G e IoT.

O ponto de atenção está relacionado a alguns aspectos, tais como: boa parte dos dispositivos, que se conectam a rede IoT, não possuem capacidade computacional para suportar protocolos de segurança mais aprimorados, ou sequer, algum protocolo de segurança.

Além disso, a elevação no volume de dispositivos e do volume de transmissão de dados na rede 5G, exigirá maior capacidade de processamento, por parte das soluções destinadas à análise de tráfego e proteção das redes, de modo geral.

Como você pode perceber, será necessário que todo o ecossistema de segurança evolua junto com as tecnologias 5G e IoT, para que empresas e pessoas possam se beneficiar, sem maiores intercorrências.

This post is also available in: Português Español