Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 30 de outubro de 2019

Como o machine learning pode aumentar a segurança online da sua empresa

Placa de computador com um cerébro vetorizado no centro.

This post is also available in: Português English Español

As inteligências artificiais já fazem parte do nosso dia a dia. Você provavelmente carrega uma delas no bolso, em seu smartphone. Ao falar “ok, Google” ou “hey, Siri” um assistente virtual é acionado para auxiliar os usuários a executar algumas tarefas através de seus dispositivos móveis. Tudo isso só é possível porque as inteligências artificiais possuem capacidade de aprendizagem, chamada de machine learning, em português “aprendizado de máquina”.

A seguir, explicaremos melhor como funciona o machine learning, suas particularidades e, principalmente, como esta tecnologia pode ser uma grande aliada na proteção contra ataques virtuais e aumento da segurança digital das empresas.

Afinal, o que é machine learning?

Machine Learning (ML) é um método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos. É um ramo da inteligência artificial baseado na ideia de que sistemas podem aprender com dados, identificar padrões e tomar decisões com o mínimo de intervenção humana.

Resumindo, o ML é a capacidade de recolher dados, entender padrões e aprender com eles. Diversos softwares estão equipados com esse tipo de inteligência artificial e já fazem parte do nosso dia a dia.

Quando usuários assistem Netflix, por exemplo, existe uma inteligência artificial com aprendizado de máquina que identifica o perfil de consumo de conteúdo para sugerir outras séries, vídeos, documentários que possam ser aderentes ao gosto dos usuários.

Como o ML pode ser usado para ataques virtuais?

Da mesma forma que empresas idôneas usam o aprendizado de máquina para criar soluções de proteção contra ameaças, crackers usam este conhecimento para tentar burlar aplicações e ganhar dinheiro em cima de empresas e pessoas inocentes.

Os malwares, por exemplo, antes necessitavam da ação de cibercriminosos, que escreviam scripts para criar vírus e trojans de computador e alavancar rootkits e outras ferramentas para ajudar na distribuição e execução desses códigos maliciosos.

Hoje, a própria inteligência artificial pode usar o aprendizado de máquina para enganar sistemas de proteção, como demonstrou a empresa de segurança Endgame, na conferência DEFCON. Eles criaram um malware personalizado usando a estrutura OpenAI, de Elon Musk.

A pesquisa do Endgame baseou-se na criação de binários maliciosos que após modificados passavam a ser considerados benignos e confiável para os mecanismos antivírus.

E esse é apenas um dentre vários exemplos de ameaças criadas com o objetivo de invadir sistemas, sequestrar dados e obter dinheiro de maneira ilícita no mundo digital.

Como usar o Machine Learning para aumentar a segurança online?

As máquinas e sistemas com inteligência artificial tem vantagens enormes, que nós, humanos, não somos capazes de superar: conseguem analisar uma quantidade imensa de dados, encontrar padrões e fazer uma análise sistemática dessas informações.

Sistemas de Firewall ou antivírus conseguem usar ML para identificar padrões de uso em atividades convencionais para que, ao verificar uma ação fora do padrão, possa cruzar os dados e chegar à conclusão de que isso pode representar uma ameaça.

Assim, a cada dado cruzado, cada padrão encontrado, cada ameaça verificada, a máquina aprende e assimila mais e mais informação, melhorando sua capacidade de análise e de tomada de decisões.

Dessa forma, utilizando softwares com inteligência artificial, empresas podem elevar seus padrões de segurança digital, construindo barreiras maiores contra as ameaças virtuais. Machine Learning estará cada vez mais presente no arsenal de segurança das empresas, tendo aplicação em soluções para controle do uso da internet, antispam corporativo, identificação e prevenção de ameaças virtuais, antivírus, entre outros.

As formas de proteção e as ferramentas que podem ser empregadas para aumentar a segurança digital das empresas estão em constante evolução, assim como as tecnologias utilizadas para promover ataques virtuais. E é por isso que os desafios aumentam a cada dia.

Por isso, é muito importante buscar apoio especializado no momento de construir uma estratégia de segurança que realmente seja efetiva em um momento onde a tecnologia se transforma muito rapidamente e precisa ser acompanhada para garantir proteção para os resultados corporativos.

Portanto, antes de iniciar um projeto de segurança digital, considere fazer contato com empresas especializadas, isso certamente dará mais eficiência ao seu projeto e garantias para profissionais de tecnologia e empresas.

This post is also available in: Português English Español