Educação Digital 4min de Leitura - 23 de abril de 2021

Diferenças entre Análise de Vulnerabilidade e Pentest

analista apontando para tela de notebook.

This post is also available in: Português Español

É muito comum ver os termos Análise de Vulnerabilidade e Pentest, ou Teste de Penetração, serem trocados, até mesmo por profissionais da área de Tecnologia da Informação.

Pentest

Algumas empresas acabam pagando por um dos serviços achando que é o outro, por falta de conhecimento. Não é um problema grave, já que os dois serviços são formas de ampliar a segurança digital na organização, porém, existem diferenças entre os dois e é importante conhecer essas diferenças para poder aplicar os serviços estrategicamente.

Continue a leitura para saber quais as diferenças entre Análise de Vulnerabilidade e Pentest e descobrir como cada um dos serviços pode auxiliar profissionais e empresas no desenvolvimento de suas estratégias de segurança.

O que é Análise de Vulnerabilidade?

Em geral, a análise de vulnerabilidade trata do processo de identificação de vulnerabilidades presentes na estrutura tecnológica da empresa.

Neste processo, são considerados sites e aplicações web, aplicativos móveis, redes wireless, rede interna e externa, entre outros. Qualquer sistema e infraestrutura que manipule ou trafegue dados está sujeito a alguma vulnerabilidade.

O objetivo é mapear todos os ativos tecnológicos capazes de expor o negócio a ameaças virtuais dos mais variados tipos.

analise de vulnerabilidade

A principal entrega de uma análise de vulnerabilidade é um relatório concentrando todas vulnerabilidades encontradas, juntamente com sua classificação de risco.

Vale ressaltar que não é o propósito da análise de vulnerabilidades corrigir estas falhas, sendo este escopo atribuído ao serviço de Pentest.

O que é Pentest?

Pentest é a abreviação de Penetration Test (Teste de Penetração, em tradução literal). É também conhecido como Teste de Intrusão, pois faz a detecção minuciosa com técnicas utilizadas por hackers éticos – especialistas em segurança da informação contratados por corporações para realizar testes, sem exercer atividades que prejudiquem a empresa ou tenham efeito criminoso.

O teste de intrusão visa encontrar potenciais vulnerabilidades em um sistema, servidor ou, de forma geral, em uma estrutura de rede. Mas, mais do que isso, o Pentest usa ferramentas específicas para realizar a intrusão que mostram quais informações ou dados corporativos podem ser roubados por meio da ação.

Dessa forma, analistas de tecnologia terão a possibilidade de conhecer mais a fundo suas fraquezas e onde precisam melhorar. Os esforços e investimentos em Segurança da Informação passarão a ser focados nas debilidades da corporação, blindando a estrutura contra qualquer gargalo de segurança em potencial.

Semelhanças entre os serviços

Como pudemos perceber, ambos são usados para detectar riscos e possibilidades de falhas nos sistemas. Riscos podem ser gerados por erros de programação, por exemplo, ou de configuração dos sistemas e por falhas humanas intencionais ou não intencionais, como a execução de arquivos maliciosos, vírus ou ransomwares.

Esses serviços garantem a detecção das vulnerabilidades do sistema, e são usados periodicamente para que os profissionais possam elaborar soluções para os potenciais riscos.

Diferenças entre Análise de Vulnerabilidades e Pentest

A análise de vulnerabilidades realiza a identificação das vulnerabilidades em uma rede ou sistema. O resultado desse procedimento é uma lista com as principais ameaças, geralmente elencadas pela gravidade ou criticidade em relação ao negócio.

Já o Pentest envolve a detecção de vulnerabilidades somada a tentativa de explorá-las e simular um ataque real. Ele é focado em testar as defesas e mapear os possíveis caminhos do invasor.

Uma das principais diferenças entre os serviços está na relação entre abrangência e profundidade.

A análise de vulnerabilidade é ampla e almeja detectar o maior número de riscos possíveis, sem que necessariamente analise a fundo cada um dos riscos.

O Pentest, por sua vez, se concentra em um número menor de vulnerabilidades, mas se aprofunda em cada uma, tentando levantar o maior número de informações possíveis, verificando se são genuínas e como combate-las.

Existe uma diferença também na maneira em que elas são realizadas. Por exemplo, a análise de vulnerabilidade é toda automatizadas, enquanto o Pentest exige profissionais mais habilidosos para sua execução, pois é uma combinação de ações automatizadas e manuais.

A análise de vulnerabilidades é realizada utilizando ferramentas automatizadas, como scanners de segurança. Os relatórios dessa análise contêm dados de identificação da vulnerabilidade e classificação de gravidade de cada vulnerabilidade descoberta.

Já o Pentest se inicia com análise de vulnerabilidades, mas tem etapas adicionais de exploração das falhas. Dependendo da necessidade do negócio, o Pentest pode ser realizado de três maneiras: White Box, Black Box e Grey Box.

Pentest

Qual é a melhor solução para minha empresa?

Tanto a análise de vulnerabilidade quanto o Pentest podem e devem ser usados nas empresas. Cada um dos serviços será utilizado em momentos e para finalidades diferentes.

A análise de vulnerabilidade deve ser feita regularmente e com mais frequência, já o Pentest pode ser realizado com menos frequência após a empresa tratar as principais vulnerabilidades levantadas.

Enquanto a análise de vulnerabilidade pode ser conduzida pela equipe interna ou por um analista externo, o Pentest é um trabalho para uma equipe externa. É altamente recomendável a consultoria de um especialista em segurança da informação para que se possa entender quando e como utilizar esses dois procedimentos na organização.

As diferenças entre os serviços, mostram que vale a pena investir tanto na análise de vulnerabilidade como no Pentest para proteger a sua empresa, pois a análise é excelente para a manutenção de segurança, enquanto o Pentest descobre a fundo os riscos oferecidos.

Tudo isso para manter a sua empresa segura e evitar futuros prejuízos.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre os serviços de Análise de vulnerabilidade e Pentest? Basta clicar nos respectivos links e conhecer nossas consultorias.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, nossos especialistas estão à disposição para esclarece-las.

This post is also available in: Português Español