Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 16 de agosto de 2022

Benefícios de se realizar um assessment de segurança

benefícios assessment de segurança

This post is also available in: Português Español

Já são relativamente bem conhecidos os princípios básicos do assessment de segurança digital: trata-se de uma avaliação de risco que ajuda a expor e priorizar problemas que podem prejudicar a empresa. Tal processo começa com uma série de análises nas quais um profissional de segurança cibernética se reunirá com os principais membros da empresa para analisar suas políticas, procedimentos e controles.

O profissional adapta a avaliação ao tamanho da organização, regulamentos do setor e, entre outros, operações comerciais. A ideia é trabalhar em cenários para prever as consequências de vulnerabilidades que poderiam acontecer também em empresas semelhantes. Por isso, se diz que um dos principais benefícios de uma avaliação de risco de segurança cibernética é conquistar uma maior capacidade de identificar e impedir quais incidentes cibernéticos afetariam os sistemas.

Contudo, não é como criar uma mera lista de verificação de riscos, como em um check list genérico. A questão é que os riscos podem ser abstratos, mas é possível medi-los ao examinar os fatores associados: ameaças e vulnerabilidades. Os especialistas em avaliação de risco combinam sua compreensão afinada das operações de negócios com um entendimento mais amplo do cenário de segurança atual para identificar as ameaças, vulnerabilidades e riscos mais significativos.

Motivos

Nesse contexto, a realização de uma avaliação de risco ajudará a entender e planejar a mitigação de tais problemas para a empresa. Sozinha, uma avaliação de risco de segurança cibernética não é em si uma solução, mas pode se tornar um guia para mitigar riscos desnecessários sempre que possível.

Em geral, as empresas realizam avaliações de risco antes de aquisições, investimentos e integrações para ver onde exatamente estão colocando seus esforços. Às vezes, realizam esse procedimento antes e depois de grandes mudanças nos sistemas, como uma adesão ao cloud computing, por exemplo.

Portanto, um assessment ajuda as organizações a entender como proteger ativos de informações vulneráveis e onde suas medidas de segurança atuais estão errando. As áreas prioritárias em uma avaliação de risco cibernético diferem dependendo de vários fatores, como o tamanho da empresa e o tipo de dados armazenados.

Em várias circunstâncias, uma avaliação de risco permite que se tome decisões de negócios baseadas em informações precisas, destacando possíveis problemas e revelando prioridades de investimento. Proteger a organização contra eventos adversos, como violações de dados, é um grande motivo pelo qual o gerenciamento de riscos é benéfico na segurança cibernética.

Benefícios do assessment de segurança

  • Identificar vulnerabilidades de segurança cibernética
  • A palavra risco tem uma definição especial em segurança cibernética: é a perda potencial quando uma ameaça explora uma vulnerabilidade. Por exemplo, uma política de senha corporativa fraca leva ao risco de acesso não autorizado à rede, o que pode acarretar em exposição de dados confidenciais. Uma organização deve optar por ferramentas especializadas para gestão de senhas, com o objetivo de reduzir o risco associado a essa vulnerabilidade.

  • Obter a documentação de segurança
  • Depois que for realizada uma avaliação de risco de segurança cibernética, deve-se criar um relatório para documentar a postura de segurança atual e quaisquer riscos relevantes.

    A realização de avaliações anuais de risco de segurança cibernética permite que os gestores acompanhem o progresso anual à medida que se fechem lacunas e se desenvolve um programa de segurança.

    Além disso, manter um registro de avaliações de risco regulares indica a potenciais clientes e investidores que a empresa está investindo seriamente em segurança cibernética.

  • Obter informações de especialistas em segurança cibernética
  • As reuniões com peritos em riscos de segurança digital estão entre os grandes benefícios do assessment. O processo de avaliação de risco leva a pensar em cada pequeno aspecto das operações de negócios. Conduz, ainda, à pergunta: o que fazer se algo ruim acontecer? Como observador terceirizado, um avaliador de risco cibernético tem uma perspectiva única de detectar lacunas que internamente poderiam passar despercebidas.

    Durante esse processo, é possível notar que alguns dos procedimentos documentados estão desatualizados ou inadequados. O processo que os especialistas usam para identificar lacunas ajudará a entender melhor esse ambiente.

  • Visualizar riscos prioritários
  • O assessment não apenas revela os riscos de segurança cibernética mais críticos, mas também prioriza esses problemas para que se possa agir imediatamente. O processo de avaliação fornecerá informações e ferramentas para criar um plano de mitigação de risco. O relatório final incluirá uma lista detalhada dos riscos com maior probabilidade de afetar os negócios, com recomendações para minimizar cada vulnerabilidade.

  • Capacidade de lidar com uma ameaça

As empresas devem considerar e enfrentar até mesmo ameaças não maliciosas à continuidade de seus negócios. Por exemplo, servidores armazenados sob um sistema de combate a incêndio baseado apenas em água seriam arruinados em caso de fogo. Essa decisão de armazenamento é como um convite a um sério risco de interrupção do serviço.

Os especialistas em avaliação de risco têm os recursos e a experiência para encontrar vulnerabilidades onde os gestores talvez não tenham pensado em procurar. Afinal, eles consideram vulnerabilidades técnicas, inconsistências na governança, lacunas de conformidade, riscos de fornecedores e, o mais importante, o elemento humano de segurança para encontrar falhas na defesa de sua organização.

This post is also available in: Português Español