Geral 2min de Leitura - 17 de agosto de 2022

Datacenter da Prefeitura do Rio de Janeiro é vítima de ataque cibernético

prefeitura RJ

This post is also available in: Português

A Prefeitura do Rio de Janeiro sofreu um ciberataque em seu datacenter, tirando vários serviços municipais do ar. Segundo informações, a ação foi percebida por volta das 2h da madrugada de segunda-feira, 15, e para evitar novos danos, os sistemas fazendários, responsáveis por serviços como Portal Carioca Digital e Nota Carioca, foram suspensos.

prefeitura rj
Fonte: G1.

Nesta quarta-feira, 17, apesar da prefeitura informar que já retomou o controle, o portal da prefeitura do Rio de Janeiro ainda estava fora do ar.

Não há previsão de retorno do sistema. Os sites de secretarias como a de educação, saúde e fazenda não estão funcionando. A emissão da Nota Carioca, que é a nota fiscal eletrônica, foi suspensa. O Portal Carioca Digital ainda não foi normalizado.

A prefeitura informa que a Iplan Rio (Empresa Municipal de Informática) está tentando normalizar o sistema.
Claudio Fonseca, do Iplan Rio, disse:

“Os servidores da Iplan identificaram uma ação maliciosa em parte do sistema digital da prefeitura. Imediatamente implementamos uma série de ações para preservar os dados e retiramos do ar, de forma preventiva, todos os sistemas. Nossos técnicos estão trabalhando para que os serviços comecem a ser normalizados e pedimos a compreensão e paciência dos cariocas”.

Órgãos públicos seguem na mira do cibercrime

Recentemente, a Prefeitura Municipal de Itapemirim – ES, foi vítima de um ataque cibernético em seu sistema de processo digital. Os cibercriminosos responsáveis pela ação deixaram uma mensagem exigindo o pedido de resgate em bitcoins de aproximadamente 250 milhões de reais para liberarem o serviço afetado.

A prefeitura Municipal de Alegre, também no ES, foi vítima de um ciberataque do tipo ransomware em seus servidores. Estudos preliminares realizados na época indicaram que grande parte dos dados foram afetados, impedindo o acesso por parte dos setores que fazem uso desses sistemas. Porém, o órgão afirmou que não há vazamento de dados.

No ano passado, o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul teve seus sistemas de informática impactados por conta de um incidente cibernético. Na ocasião, a equipe de segurança chegou a orientar os usuários internos a não acessarem os computadores de forma remota, nem se logarem nos computadores dentro da rede do TJ. O órgão anunciou o restabelecimento dos seus serviços e descartou qualquer vazamento de dados de seus usuários.

Além disso, no final de julho deste ano, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) comunicou que identificou um acesso malicioso em seu datacenter na madrugada de 31 de julho. E neste mês de agosto, a ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) foi vítima de uma tentativa de ataque cibernético e por conta do ocorrido, os sistemas ficaram temporariamente indisponíveis para os usuários.

Fonte: G1.

This post is also available in: Português