Aprendizado e descoberta 4min de Leitura - 15 de agosto de 2022

A importância do Security Awareness

importância security awareness

This post is also available in: Português Español

Quando o assunto é a importância do security awareness (conscientização sobre segurança digital), basta lembrar que as pessoas ainda são o elo mais fraco em qualquer sistema de segurança cibernética. Isso tem especial relevância nas empresas, onde funcionários podem cometer erros, esquecer procedimentos ou cair em práticas fraudulentas.

Por isso é tão importante educar os colaboradores sobre os diferentes riscos e ameaças de segurança existentes, bem como possíveis pontos fracos. Eles precisam aprender as melhores práticas e procedimentos para manter as redes e os dados seguros. Do contrário, as consequências podem ser desastrosas, que incluem em alguns casos a perda do emprego, penalidades junto à justiça ou até mesmo danos irreparáveis à marca.

Nesse contexto, os programas de treinamento garantirão que empresas, funcionários, fornecedores e parceiros de negócios sigam os processos que protegem os sistemas contra uma violação de dados. Uma equipe bem treinada em segurança cibernética representa menos risco para a segurança geral da rede de uma empresa.

Menos riscos significam menos perdas financeiras devido a eventuais crimes cibernéticos. Portanto, uma empresa que investe em treinamento de conscientização de segurança cibernética consegue obter um bom retorno desse investimento. Até porque quem tem suas equipes atentas à segurança terá uma reputação melhor com os consumidores, já que a maioria evita fazer negócios com uma organização não confiável. Porém, para chegar nesse nível aprimorado de segurança, os colaboradores precisam ser instruídos sobre as melhores práticas.

Importância

O treinamento de conscientização de segurança é essencial, pois protege uma organização contra ataques cibernéticos que resultam em violações de dados. O foco principal é a prevenção de tais incidentes que danificam a reputação e também trazem perdas financeiras.

E mais: as mesmas pesquisas que mostram o aumento no número de ataques contra empresas informam também que mais de 90% dos incidentes acontecem devido a erros humanos. Portanto, é fundamental que a proteção das informações de uma organização ganhe a mais alta prioridade.

Assim, grande parte da segurança cibernética pode ser dividida em sete tópicos principais: violações de dados, senhas seguras, malware, privacidade, computação segura, proteção móvel e golpes online. Portanto, são assuntos que devem compor todo e qualquer treinamento de conscientização de segurança digital.

Práticas recomendadas

  • Conformidade:
  • Diferentes cidades, estados e países têm diferentes regras e regulamentos a serem seguidos. Todos devem se conscientizar dessas regras porque o desconhecimento da lei não pode ser usado como argumento de defesa, principalmente no mundo dos negócios – onde é considerado uma condição básica para atuar.

  • Incluir todos:>/li> Qualquer pessoa que não participe das novas medidas de segurança constitui um possível elo fraco. Se os colaboradores não estiverem totalmente engajados, já é um grande risco. Assim, essa prática pressupõe que todos os setores devem aderir e ajudar a colocar tudo em prática.
  • Táticas anti-phishing:
  • os funcionários precisam desconfiar de e-mails de fontes desconhecidas. Golpes de phishing usam e-mails para obter acesso a sistemas e causar estragos. Os funcionários devem ser instruídos sobre itens como links suspeitos, anexos e fontes não confiáveis.

  • Segurança de senha:
  • não é mais possível ficar usando senhas como “123456” ou “admin”. Os passwords devem seguir critérios mínimos de segurança, ou serem gerenciados por ferramentas específicas para tal. E mais: nada de anotar senhas em papéis e colá-los na tela do computador.

  • Segurança física:
  • Isso inclui desde o acesso físico ao departamento de TI até manter os dispositivos móveis e laptops da empresa bloqueados e à vista o tempo todo.

  • Engenharia social:
  • É crucial aumentar a conscientização de todos sobre os perigos, como tentativas de manipular funcionários para conceder acesso ao sistema ou divulgar informações confidenciais da empresa.

  • Comunicar claramente o programa de conscientização de segurança:
  • essa prática é especialmente importante para a gerência média e alta. Os superiores precisam ser mantidos atualizados sobre o progresso atual, e relatar se algum indivíduo ou departamento não estiver em conformidade.

  • Tornar o treinamento envolvente:
  • Reuniões e seminários da empresa geralmente são assuntos massantes, que muitos fazem o possível para evitar. O ideal é manter as pessoas envolvidas com conteúdos mais leves e bem-humorados ou compartilhando situações peculiares relacionadas à segurança. O bom humor na medida certa sempre engaja mais.

  • Reforçar o treinamento:
  • as pessoas muitas vezes cometem o erro de pensar que, se fizerem um curso uma vez, não terão que fazê-lo novamente. A segurança cibernética é algo contínuo e deve incluir testes e verificações ocasionais, programados em intervalos regulares ao longo do ano.

  • Criar um ambiente motivador:

para a conscientização de segurança, é essencial promover a vigilância e a aprendizagem constantes através da criação de uma cultura de segurança que permeia todos os níveis organizacionais. Embora não seja necessário insistir continuamente no assunto com funcionários e usuários finais, a segurança cibernética deve ser um tópico diário muito relevante e presente.

Higiene cibernética

Ao explorar o conceito de treinamento de conscientização de segurança, a higiene cibernética é a prática de precaução que os indivíduos podem realizar regularmente para garantir a segurança de dispositivos, dados e redes. Ao enaltecer a importância desse assunto, pode-se reduzir os riscos que surgem da interrupção operacional ou violações de dados, bem como comprometimento de dados para melhorar a postura de segurança a longo prazo.

Por isso, um programa de treinamento de conscientização de segurança deve abordar conteúdos educacionais, testes, acompanhamento e mensagens contínuas, incluindo métricas e relatórios do envolvimento dos trabalhadores nesses programas.

Tais conteúdos devem ser adaptados para corresponder à variedade de aptidão técnica e conhecimento de segurança cibernética entre os funcionários. Os principais fatores dos programas eficazes são lições estruturadas, com informações para aprendizado por meio de boletins informativos, e-mails semanais e atualizações de políticas acessíveis de acordo com suas funções.

Quanto ao acompanhamento, a ideia é que exista uma breve atualização para identificar e superar riscos e lidar com problemas de segurança contra ameaças emergentes. Assim, por meio de testes e ataques simulados, pode-se avaliar o quanto a equipe está seguindo e incorporando as melhores práticas de segurança trazidas pela empresa. Dessa maneira, é possível identificar pontos fracos e falhas nos programas, para então atualizá-los com eficácia. Afinal, a importância da conscientização de segurança digital precisa ser compreendida, relembrada e atualizada de maneira constante.

This post is also available in: Português Español