Aprendizado e descoberta 2min de Leitura - 04 de agosto de 2015

3 dicas essenciais para segurança de e-mail

Homem checando e-mails

This post is also available in: Português English Español

O e-mail é uma ferramenta de comunicação imprescindível no dia a dia das empresas, não só pelo fato de agilizar a troca de informações, mas também por centralizar dados valiosos, e muitas vezes estratégicos para os negócios. Em vista disto, faz-se necessário que as equipes de TI, direcionem parte de seu tempo, e orçamento, para garantir a segurança de e-mail e sobre as transações e armazenamento de e-mail.

A utilização de soluções tecnológicas, apoiadas em diretrizes de segurança, abordando o uso do e-mail corporativo, reduzem a possibilidade de incidentes associados a este recurso, garantindo todos os benefícios da ferramenta, como meio de comunicação nas empresas.

Confira algumas dicas essenciais sobre o tema segurança de e-mails e entenda a importância de estabelecer controle efetivo sobre as transações realizadas através deste recurso.

Anti-spam vs E-mails mal intencionados

Mensagens enviadas por e-mail, aparentemente inofensivas, muitas vezes escondem intenções maliciosas, podendo comprometer ativos físicos e contas de e-mails de colaboradores da empresa. E-mails maliciosos geralmente contêm anexos, com instruções que podem causar danos ao funcionamento de equipamentos, ou então links que direcionam para sites fake (falsos), que induzem o usuário a repassar dados pessoais, bem como credenciais de acesso a e-mails, bancos, sistemas, com intenção de causar danos diversos.

Coibir a entrada de e-mails maliciosos, é o primeiro passo para evitar tentativas de fraudes realizadas por e-mail. A utilização de solução especializada em segurança de e-mails, com camadas robustas de proteção, incluindo a função de anti-spam, reduz drasticamente a ocorrência destas mensagens, chegando, em alguns casos, a alcançar índices de retenção de aproximadamente 98%.

Utilizando o Data Loss Prevention (DLP)

Um complemento importante, encontrado em soluções para segurança de e-mails, é o conceito de Data Loss Prevention (DLP). Técnicas de anti-spam e DLP atuam de maneira sinérgica, enquanto o módulo anti-spam evita a entrada de e-mails maliciosos na caixa de e-mail dos usuários, o DLP limita o risco de vazamentos de informações confidenciais, através de métodos que identificam padrões de conteúdo sensíveis, presentes nos e-mails.

O módulo para prevenção de perda de dados (DLP) é uma poderosa camada de proteção, presente em algumas soluções destinadas a segurança de e-mails, sendo um ponto a ser levado em consideração no momento da escolha do produto responsável por esta função na rede corporativa.

Determinando diretrizes para o uso do e-mail

Além das medidas de proteção, que utilizam recursos tecnológicos, é indicada a aplicação de medidas auxiliares, tal como desenvolvimento de documento com boas práticas de uso do e-mail corporativo, alinhado a política de segurança da informação adotada pela empresa. Neste sentido, o desafio é trabalhar de forma conjunta, com o intuito de suprir arestas tecnológicas, que podem comprometer o recurso. Documentos de boas práticas de uso, e guia de conduta, campanhas de conscientização, reciclagem, são alternativas válidas para garantir melhores resultados frente a segurança de e-mail nas organizações.

O mercado possui gama considerável de produtos para garantir a segurança da informação, fornecedores nacionais, internacionais, de variados portes. Contudo, vale ressaltar, que a entrega de uma solução, para atender realidades distintas de negócios, deve contemplar uma série de requisitos, incluindo aqueles muitas vezes intangíveis. Com isso, é imprescindível ficar atendo as características técnicas do produto, e capacidade de entrega de solução por parte do fornecedor, para que as expectativas, quanto a segurança do recurso de e-mail, não sejam frustradas.

Você já conta com uma solução tecnológica como essa em sua empresa? Já elaborou uma política de acesso e uso dos equipamentos para sua equipe? Compartilhe sua experiência!

This post is also available in: Português English Español