Consideração de solução 3min de Leitura - 12 de maio de 2021

Pentest, benefícios para sua empresa

Homem em frente ao computador

This post is also available in: Português Español

Pentest

Inúmeros ataques virtuais acontecem diariamente, em todas as partes do mundo. Eles atingem, na maioria das vezes, empresas desprevenidas que não seguem os procedimentos adequados de segurança corporativa.

Como consequência disso, testes de intrusão são procedimentos essenciais. Eles permitem encontrar vestígios de insegurança e perigos até então invisíveis, garantindo mais proteção para a empresa.

Confira a seguir alguns dos benefícios de realizar o Pentest em sua empresa.

Descobrir vulnerabilidades em um sistema, antes de um cibercriminoso

O Pentest explora os pontos fracos existentes em aplicações e dispositivo que fazem que fazem parte da infraestrutura de rede.

Até as ações e hábitos de sua equipe, que podem levar a violações de dados e ações maliciosas, são levadas em consideração durante os testes de penetração.

O Pentest irá testar suas defesas em todos os apectos: tecnologia, processos e as pessoas, e quando bem feito, utilizará técnicas avançadas de ataque, da mesma forma que hackers o fariam. Colocando a prova de verdade sua segurança e demonstrando eventuais vulnerabilidades que ainda podem existir.

O resultado da análise é um relatório que identifica pontos de melhoria levando em conta aspectos de software, hardware e processos, elevando os níveis de segurança da empresa.

Redução de falhas durante o processo de desenvolvimento de softwares

Os times de desenvolvimento de softwares, são amplamente beneficiados, quando utilizam as informações obtidas após a execução de um pentest, para corrigir e/ou aprimorar o processo de desenvolvimento dos produtos.

A aplicação do conceito de DevSecOps e o conhecimento obtido através da execução contínua de testes de intrusão, garantem maior segurança para os softwares desenvolvidos.

Imersão profunda para descoberta de vulnerabilidades

O pentester tem é conhecedor de técnicas inusitadas para tentativa de obtenção de acessos e privilégios que podem ocasionar danos para a empresa. Sua ação é pautada em técnicas utilizadas por usuários maliciosos, com a diferença de estar focado na identificação e resolução das vulnerabilidades de segurança.

Convencionalmente, o pentest traz à tona problemas nunca antes considerados pela a empresa.

Redução de perdas pela indisponibilidade total ou parcial do negócio

Para garantir que suas operações comerciais estejam funcionando o tempo todo, você precisa de disponibilidade de rede, comunicações 24 horas por dia, 7 dias por semana e acesso a recursos.

Cada interrupção gera um impacto negativo ao negócio.

O Pentest revela ameaças potenciais e auxilia a reduzir as chances de ataques bem sucedidos, uma vez que possibilita identificação e correção de vulnerabilidades, antes que as mesmas sejam exploradas por cibercriminosos.

Por isso é importante que o pentest seja realizado com frequência adequada, para garantir que os aspectos de segurança, não sejam perdidos com o passar do tempo.

Visão externa especializada

O Pentest, quando realizado por especialistas externos, traz um reforço importante no que diz respeito ao comprometimento dos gestores, e demais profissionais, na viabilização de mudanças que elevam os níveis de segurança da empresa.

Além disso, a visão de analistas externos, torna o processo totalmente imparcial, livre de interferências e tendências, que podem prejudicar o resultado do pentest.

Diferencial competitivo

Alguns segmentos de mercados possuem níveis elevados de regulação, fazendo com que empresas tenham que respeitar normas e padronizações rígidas de segurança.

Do outro lado, temos empresas que atuam em segmentos não regulados, mas que necessitam respeitar padrões de segurança, pois são exigidas por clientes que atuam em mercados regulados.

Além disso, no Brasil, temos a LGPD que reforça a necessidade de empresas, de variados portes e segmentos, respeitarem critérios de segurança e privacidade de dados, preservando os direitos dos titulares e evitando sanções e multas.

Todo este contexto serve para justificar a importância de investimentos associados a manutenção da segurança digital, como diferencial competitivo para os negócios, incluindo ações regulares de pentest e outros mecanismos para a proteção dos dados e dos resultados da empresa.

Pentest

Manutenção da credibilidade e imagem do negócio

Um ciberataque ou violação de dados afeta negativamente a confiança e a lealdade de seus clientes e parceiros.

Por isso é tão importante blindar o negócio com estratégias de proteção que vão além de produtos que garantem a segurança do perímetro de rede e do end-point dos usuários.

O investimento em estratégias regulares de Pentest auxilia a empresa a minimizar as chances de sinistros que possam prejudicar a imagem e credibilidade da empresa no mercado.

Se sua empresa ainda não estiver realizando testes de intrusão regulares para testar a segurança de seus sistemas, aplicativos, estrutura de rede e outros ativos tecnológicos, esse pode ser o momento para dar uma passo adiante em sua estratégia de segurança executando um Pentest.

Como exposto neste artigo, os benefícios oferecidos pelo Pentest são muitos e vão auxiliar a empresa em variados aspectos.

Precisando de auxílio para execução do Pentest em sua empresa? Conheça o serviço oferecido pela OSTEC com foco em Pentest e conte com a experiência de especialistas certificados para realização desta atividade.

Se ainda possui dúvidas sobre o tema, fique à vontade para contatar um de nossos especialistas.

This post is also available in: Português Español