Homem no computador

As 6 habilidades mais valorizadas em especialistas de segurança digital

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español

Tempo de leitura: 6 minutos

É muito comum encontrar materiais de recursos humanos dando conta de que os profissionais precisam estar se atualizando constantemente, já que o mercado está cada vez mais dinâmico e globalizado.

Tal informação é totalmente verdadeira, e se encaixa nas mais diversas profissões. Mas imagine uma carreira na qual daqui um ano basicamente todas as técnicas da atualidade podem estar ultrapassadas. É a realidade do profissional de segurança da informação.

O motivo é que o mercado de tecnologia como um todo tem um ritmo acelerado, onde tudo anda a passos largos. Em poucos meses, várias técnicas usadas hoje podem estar obsoletas, ou perder sua relevância. Quando o assunto é a segurança digital, a situação é ainda mais intensa.

Todos os dias novas vulnerabilidades são descobertas, acompanhadas por novos vírus e novas metodologias de ataque. Os criminosos virtuais nunca tiram férias, e os profissionais de segurança precisam estar um passo à frente.

Afinal, quando determinada técnica de ataque ou de defesa é descoberta , outros meios inéditos vão surgir – algo que acontece diariamente no campo da segurança digital.

Dessa maneira, os talentos em segurança da informação devem ter habilidades tanto técnicas quanto comportamentais que sejam um diferencial na sua carreira, que os tornem aptos a solucionar e prever problemas – atuando em um nível estratégico dentro de empresas de todos os portes e segmentos.

Listamos abaixo algumas das competências, que desde já são essenciais na trajetória profissional de quem pretende seguir carreira em segurança digital.

Domínio sobre idiomas

Esta é uma daquelas dicas tão conhecidas quanto a necessidade de reforçar sempre sua importância.

Dominar um segundo idioma é essencial, principalmente o inglês. A maior parte das referências estão escritos nessa língua – que estará presente também em diversas situações no seu dia a dia na empresa.

Há quem diga que já não é um diferencial, mas sim uma obrigação. Caso o profissional já domine o inglês, pode ser o caso de estudar outro idioma, para, de fato, obter um diferencial de fato.

Ética profissional

Obviamente, é uma exigência para qualquer carreira. Mas, para especialistas em segurança da informação, é ainda mais importante. Esse profissional precisa ter compromisso com a proteção de informações corporativas, além de ser o principal agente de conscientização dentro da empresa.

Há uma frase famosa que diz “as pessoas são contratadas pelo curriculum e demitidas pelo comportamento”. Independente de corresponder à realidade ou não, no caso dos profissionais em segurança da informação o ditado seria diferente, pois incluiria a análise de um comportamento ético antes de sua contratação.

Tenha certeza de que esse item será minuciosamente analisado na hora da admissão – muito mais do que em qualquer outra vaga. Afinal, não se trata apenas de nunca agir de má fé, mas também de ser cuidadoso o suficiente para que não seja você o motivo do vazamento de algum dado.

Conhecimento especializado e visão de negócio

Tal como em outras áreas do conhecimento, em segurança digital também existem segmentos e especializações que podem ser desenvolvidas pelos profissionais. Contudo, além de conhecimento especializado, é importante que o profissional tenha visão generalista sobre técnicas e ferramentas para garantir segurança ao dado corporativo.

Outro ponto muito importante é que o profissional de segurança deve ter habilidades para solucionar problemas associados ao fator humano. O fator humano é um dos grandes pilares da segurança digital e exige habilidades específicas.

As equipes de segurança, normalmente, são formadas por variados tipos de especialistas. O motivo é que as ameaças à informação não são apenas lógicas. Vírus e ataques virtuais sempre serão um problema, mas existem outras vulnerabilidades que devem ser consideradas.

Entram na lista processos mal organizados, estrutura de privilégios, legislação, falta de conscientização e cultura voltada para segurança digital, além de especificidades de cada segmento de negócio – que precisam ser enxergados rapidamente pelo especialista em segurança digital.

Ciência de dados e técnicas de inteligência artificial

Para rastrear riscos, identificar ataques potenciais e monitorar a efetividade das medidas, os imensos volumes de dados coletados pelas empresas são muito valiosos. Só que isso demanda habilidades analíticas bastante específicas.

A segurança digital, então, precisa de pessoas com treinamento, experiência e conhecimento para potencializar as ferramentas de análise. Isso inclui machine learning, algoritmos e até mesmo inteligência artificial, pois facilitam o processamento e interpretação dos dados.

O dia a dia do profissional de segurança digital pode incluir centenas de fluxos de dados alimentando dúzias de eventos em ferramentas, incluindo dados sobre transações financeiras, alertas de segurança, tráfego DNS, entre outros. Assim, é possível detectar os sinais de modo que se possa responder mais rápido e melhor a eventuais invasões.

Certificações profissionais em segurança digital

Não há dúvidas de que são fundamentais em uma carreira em Segurança da Informação. Algumas certificações são praticamente pré-requisito para quem quer se diferenciar. Um exemplo é a CompTIA Security +, que oferece uma compreensão fundamental sobre o tema, testa as habilidades nas principais funções de segurança e permite que um profissional progrida para competências intermediárias.

Entretanto, a fim de progredir em funções especializadas, as certificações CISSP ou CISM são excelentes opções para impulsionar a carreira. Enquanto a primeira é uma qualificação de elite, que comprova uma base sólida em segurança digital e na concepção e implementação de programas de segurança eficazes, a segunda é voltada para profissionais que procuram cargos gerenciais.

Gestão de projetos e equipes

Estão sempre em alta as habilidades em gestão de projetos de tecnologia. Seguindo esta tendência, surgem as oportunidades para cargos de gestão em segurança digital.

Os cargos de gestão são mais escassos no mercado, uma vez que, normalmente estão associados a empresas com maior porte e elevada maturidade em segurança digital.

Segurança digital vem ganhando importância e visibilidade nos negócios. Este fato, somado ao universo de especialização, existente em segurança digital, reforça a necessidade de gestão de projetos e times com foco em segurança digital.

Se antes os usuários lidavam apenas com antivírus e antimalwares, hoje é preciso tratar soluções de segurança digital como projetos mais abrangentes, com diferentes níveis de complexidade.

 

Você está interessado em desenvolver carreira em alguma especialidade associada a segurança digital? Temos algumas oportunidades abertas para profissionais que tenham esta pretensão. Envie se currículo para cv@ostec.com.br que faremos contato com você.

Siga-nos em nossas redes sociais e fique por dentro de todo nosso conteúdo: Facebook, Linkedin, Instagram.

Continue aprimorando seu conhecimento

ostec
ostec@ostec.com.br
1Comment
  • Carlos
    Posted at 10:41h, 26 fevereiro Responder

    Ótimas informações, muito bom o artigo! Abraços

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.