Entenda o que é alta disponibilidade de firewall UTM e as possibilidades de aplicação

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español English

Tempo de leitura: 5 minutos

Nos dias de hoje, pequenas e grandes empresas necessitam da internet para manutenção de suas operações. Praticamente todos os setores de uma empresa possuem algum nível de dependência da internet. Comercial (marketing e vendas), pós-venda e inclusive setores de produção, possuem pessoas/equipamentos conectados à internet, exigindo grau elevado de confiabilidade e disponibilidade.

Seja para estabelecer um bom relacionamento com clientes, para controlar equipamentos em chão de fábrica ou para prospectar novos clientes, a informatização e a internet vieram para melhorar a qualidade nos processos organizacionais.

No entanto, com o avanço da tecnologia e o crescimento do volume de informações, transitando pela rede corporativa, a probabilidade de sinistros associados a sequestro de dados, e outras ameaças virtuais, também aumentou. Esta nova realidade fez com que a demanda por soluções de segurança fosse projetada de forma representativa.

Neste contexto, pode-se destacar o uso de soluções de firewall UTM, um dos principais ativos de segurança em redes corporativas, amplamente utilizados por empresas de variados portes e segmentos. O firewall UTM tem como principal função controlar o tráfego entre a internet e a rede corporativa da empresa, interceptando ameaças dos mais variados tipos, e exercendo função crítica na topologia de rede.

Neste blog post será caracterizado o conceito de alta disponibilidade de firewalls, incluindo introdução sobre os modos de operação e aplicação em ambiente corporativo.

Entendendo o que é um Firewall UTM

Em tradução literal, “Firewall” significa “Parede de Fogo”. Um firewall UTM é uma solução unificada para a prevenção de ameaças virtuais, incluindo módulos de segurança de perímetro, acesso remoto seguro e gestão de conteúdo. Os firewalls UTM’s visam trazer segurança para o dado corporativo, sendo o ponto de afunilamento de todas as conexões de entrada e saída geradas pelos ativos (computadores, celulares etc) presentes na rede da empresa.

Uma solução de UTM também permite a criação de visibilidade sobre o uso da internet, além da aplicação de controles sobre os acessos, evitando problemas relacionados a produtividade, segurança e disponibilidade. Além destas características, um firewall UTM, permite a aplicação de outros recursos de segurança, incluindo gestão do link de internet (failover), aplicação de priorização de tráfego (QoS), acesso remoto seguro (VPN).

Em resumo, o firewall UTM, representa o principal ativo de segurança de uma empresa, sendo sua disponibilidade algo altamente crítico para a organização. A criticidade é devida ao fato de que, caso a solução de firewall apresente algum tipo de falha, todos os controles de segurança, incluindo a própria comunicação com a internet, serão afetados, trazendo um sério inconveniente para a operação da empresa.

Alta disponibilidade em firewalls UTM

É sabido que o conceito de alta disponibilidade em ambientes de tecnologia envolve uma série de requisitos, incluindo replicação de infraestrutura de hardware e software, para que haja efetividade no conceito.

Contudo, o objetivo foco deste conteúdo é esclarecer o que é o conceito de alta disponibilidade em UTMs. A alta disponibilidade, nestes casos, possui objetivo de manter o funcionamento da solução de segurança de maneira ininterrupta, evitando impactos sobre a estrutura corporativa.

A estrutura de contingência deve ser configurada de acordo com as necessidades de cada negócio, prezando sempre pelo melhor uso dos recursos. Neste sentido, é importante ressaltar que o conceito de alta disponibilidade pode fazer uso de UTMs em plataformas de appliance ou virtual appliance/software, respeitando as características da estrutura de tecnologia utilizada pela empresa.

“A alta disponibilidade é a capacidade de o serviço/aplicação funcionar corretamente sem falhas ou interrupções por um longo período de tempo”

O conceito de alta disponibilidade pode ser implementado em formato Ativo-ativo, ativo-passivo ou cluster hibrido, tal como descrito no blog post “A importância da alta disponibilidade em firewalls para as organizações”.

Outro ponto a ser ressaltado é que o conceito de alta disponibilidade de firewalls, nem sempre exige o dispêndio de grandes investimentos. O investimento é diretamente proporcional a criticidade de operação e estrutura existente na empresa. Neste sentido, é razoável afirmar que alta-disponibilidade também pode ser aplicada a empresas de pequeno porte.

O conceito de alta disponibilidade em soluções de segurança é um passo que tende a ser dado por boa parte das organizações nos próximos anos, seguindo o mesmo caminho percorrido pelo conceito de segurança digital, que se encontra amplamente difundido nas organizações.

As transformações vistas nos últimos anos, que incluem informatização de processos, evolução da internet, conceito de SaaS, colaboraram para a criação de um nível de dependência cada vez mais alto sobre o recurso de internet, sendo uma realidade em empresas dos mais variados portes e segmentos.

Esta movimentação reforça o conceito de alta disponibilidade dos ativos de segurança, presentes nas redes corporativas, gerando reflexão e reação de profissionais de tecnologia que visam atuar de maneira estratégica, colaborando para o desenvolvimento do negócio e manutenção das operações.

Caso o tema associado a alta disponibilidade seja aderente a necessidade de sua empresa, aproveite a oportunidade e converse com um de nossos especialistas. Nosso time conta com profissionais certificados e com vasta experiência em projetos de pequeno, médio e grande porte.

Continue sua leitura

Willian Pandini
willian.pandini@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.