Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 20 de setembro de 2017

Consequências do uso inadequado da internet no ambiente corporativo

Dispositivos eletrônicos sobre mesa de vidro

This post is also available in: Português English Español

O uso da internet em ambiente corporativo deve ser orientado por regras mínimas, aderentes às necessidades de cada negócio. Isso porque, o uso inadequado da internet pode trazer danos, muitas vezes irreversíveis para a organização. Problemas associados a segurança do dado corporativo, disponibilidade do recurso de internet e produtividade dos colaboradores, são exemplos que motivam tal preocupação.

De acordo com uma pesquisa feita pela Triad, empresa de consultoria em produtividade, 80% dos entrevistados afirmam que gastam até 3 horas diárias em atividades pessoais, inclusive na utilização da internet. No estudo, 35,6% afirmaram que a internet é o que mais desvia seu foco do trabalho.

Muitas empresas dão liberdade para que seus funcionários façam uso da internet, sem nenhum tipo de restrição, com base em uma relação de confiança, onde o bom senso é o único responsável pela gestão deste ativo. Contudo, esta relação pode ser abalada, quando uma das partes deixar de cumprir suas obrigações, colocando em risco a estrutura de dado, e imagem, corporativa.

A seguir, separamos alguns tópicos que mostram como o uso inadequado da internet pode prejudicar o andamento das atividades corporativas.

Segurança

Quando se trata do mau uso da internet, os perigos podem aparecer justamente pela falta de segurança. Existem ameaças em anúncios, redes sociais, e-mails e links. Diariamente são lançados vírus pela web, de diversas formas e maneiras. Um click errado pode ser fatal em situações como essas.

Em um recente estudo cooperativo entre o Google e a Universidade da Califórnia, foi concluído que brasileiros são os que mais sofrem com vírus que roubam senhas. 18,3% dos casos arquivados pelos pesquisadores vieram do Brasil.

Além de taxas como esta, a internet está cheia de usuários mal-intencionados à espera por uma vítima. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Igarapé, no Rio de Janeiro, ataques na internet aumentaram cerca de 300 vezes nos últimos 15 anos. Os casos foram tantos que o próprio Ministério da Defesa criou um núcleo para acompanhar de perto a situação.

Mas esta situação não ocorre apenas no Brasil: atinge todo o mundo. O último ataque ransomware, o Bad Rabbit, atingiu grande parte do Leste Europeu e deixou muitos sites e instituições russas em estado de alerta. A internet é um ambiente cheio de camadas e ameaças. Por isso, investir em segurança virtual é essencial.

Produtividade

A internet é um dos recursos mais valiosos para as empresas. Uma vez que ela facilita a execução de diversas tarefas essenciais e pode ser uma das maiores aliadas para suporte à produção, criatividade e desempenho profissional. Todavia, gaps de produtividade também são recorrentes se ela for usada de forma inadequada.

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação Continuada (CPDEC) realizou pesquisa com mais de 800 entrevistados. No estudo, 62% dos profissionais afirmaram que já presenciaram pessoas usando de forma inapropriada o recurso de internet da empresa fins pessoais.

Por esse motivo, a visibilidade e controle sobre o recurso de internet é tão importante para líderes de setores dentro de uma organização. Através da visibilidade é possível identificar onde o tempo útil de trabalho dos colaboradores está sendo aplicado. Eventualmente, isso evita um gap de produtividade ou a falta de foco da equipe.

Vale ressaltar que a melhor solução para controlar a produtividade da equipe não é restringir o acesso à internet e sim, criar diretrizes para o uso adequado da mesma. Gestores e funcionários devem fazer parte do processo de desenvolvimento deste documento, trazendo imparcialidade e alinhamento às diretrizes propostas.

Disponibilidade

Ao utilizar os dados da mesma pesquisa do CPDEC, mencionada no tópico anterior, pode-se seguir uma linha de raciocínio parecida para explicar os problemas envolvendo a disponibilidade da internet.

Ao dar liberdade de navegação para a equipe, sem o estabelecimento de diretrizes de uso, assim como solução para criar visibilidade sobre o uso da internet, gestores passam a não ter conhecimento sobre o perfil de navegação dos seus funcionários.

Sendo assim, se um de seus funcionários estiver usando a internet de forma não apropriada, consumindo uma grande quantidade de banda, tal atividade acabará impactando na qualidade do serviço, impactando os demais colaboradores da empresa.

A ausência de mecanismos de controle, torna bastante difícil a identificação destes tipos de problemas, assim como a aplicação de medidas para evitar que isso ocorra. Para entender melhor sobre os mecanismos que auxiliando na criação de visibilidade sobre o uso da internet, sugerimos a leitura do e-book sobre Filtro de Conteúdo Web. Este material é essencial para que haja um entendimento sobre o formato de funcionamento do recurso que auxilia na gestão do uso da internet corporativa.

This post is also available in: Português English Español