Aprendizado e descoberta 12min de Leitura - 17 de março de 2021

Dicas para adquirir um Firewall UTM

cadeado vetorizado sobre imagem de um corredor de servidores

This post is also available in: Português Español

UTM A decisão de compra de um firewall passa por uma série de etapas: técnicas, comerciais, aprovação de orçamento e tantas outras.

Implementações novas tendem a ser menos onerosas, enquanto implantações que envolvem migração de estrutura, podem elevar, de maneira substancial, a complexidade de projetos, exigindo maior investimento em planejamento de implantação, conformidade de mudanças e análise de riscos.

E para que a compra de um firewall UTM transcorra de maneira satisfatória é importante seguir algumas orientações, como identificar quais os problemas a serem resolvidos pela solução, escolher a melhor plataforma, estar atento a soluções gratuitas, entre outras.

Continue a leitura e confira 10 dicas para seguir na hora de adquirir um firewall.

Registrar os problemas a serem resolvidos pelo Firewall UTM

A primeira dica importante se trata do problema a ser resolvido. Embora possa parecer simples, é fundamental para delimitar a necessidade da empresa e não cair em armadilhas.

A melhor solução para a empresa não necessariamente passa pelo quadrante mágico do Gartner ou empresas que tem participação de mercado expressivas. A reputação, solidez e maturidade da solução são importantes, mas comprar marca, na maioria dos casos, não significa satisfação. É necessário entender sua necessidade e momento de compra.

Portanto, antes de iniciar a pesquisa sobre produtos, liste quais são as necessidades demandadas para sua empresa. Caso a empresa possua uma solução de firewall em produção, destaque os pontos que necessitam ser melhorados. Os pontos registrados na checklist, serão utilizados na etapa de comparação das soluções.

A checklist pode ser um documento simples ou, dependendo da maturidade do negócio, um documento mais completo, podendo posteriormente evoluis para uma RFI (Request for Information).

Independente do formato do documento, o mais importante é seu conteúdo, que deve expor de maneira clara as necessidades do negócio.

Uma vez que esta listagem estiver pronta, pode-se então dar o próximo passo, que é verificar a aderência das soluções de mercado para as necessidades que foram levantadas nessa etapa.

Procure utilizar uma planilha para comparar lado a lado as soluções de acordo com as necessidades registradas.
É importante lembrar que sua checklist não deve conter somente aspectos técnicos, sendo importante levar em consideração validações complementares de serviços, experiências da equipe, formato de atendimento, propriedade de produto, modelo de pós-venda, faturamento, entre outros.

Listar as soluções que atendam às necessidades

Após registrar os problemas, é o momento de realizar uma pesquisa de aderência das soluções do mercado com as necessidades levantadas. A internet é um excelente ponto de pesquisa para fins de levantamento, e irá reduzir consideravelmente seu tempo.

É interessante que a checklist ou documento permita uma configuração lada a lado das soluções, assim, sua comparação será mais eficiente.

É importante tomar cuidado com nomenclaturas usadas por fornecedores para uma determinada característica de produto, em alguns casos pode causar a impressão de que o mesmo é o único detentor de tal funcionalidade.
Separe os recursos ou características que são mandatórios daqueles apenas desejáveis, isso certamente terá bastante diferença no momento de composição de valores.

“Não se esqueça da dica anterior: crie um link entre as características como solução para os problemas que foram levantados.”

Além dos aspectos técnicos, considere o país de origem da solução, a forma como a mesma será implantada em sua estrutura (terceiros, representantes comerciais, etc), suporte técnico, capacidade de crescimento e licenciamento, entre outras informações importantes para o sucesso do seu projeto.

Sua rede de relacionamentos pode atar de maneira muito favorável na recomendação e também comprovação de seu levantamento, mas seja criterioso ao obter as informações de indicação que realmente tirem suas dúvidas e agreguem valor ao levantamento que está sendo realizado.

Escolher criteriosamente qual a melhor plataforma para sua necessidade e ambiente

Caso ainda não saiba qual plataforma utilizará o produto, basicamente você encontrará três formatos para aquisição de firewall: software (openserver), appliance e virtual appliance.

Software

A plataforma em software consiste em instalar a solução em um hardware próprio, novo ou reutilizado, não necessariamente de propósito específico, onde os fabricantes têm compatibilidade de solução.

Appliance

Os appliances representam soluções integradas de hardware e software embarcado, onde há uma grande sinergia e otimização do produto em uma plataforma de propósito específico.

Geralmente, por conta do valor agregado, representam investimentos bem superiores às demais plataformas.

Virtual appliance

A plataforma de virtual appliance se trata da utilização da solução em uma arquitetura virtualizada. Não podemos considerar uma estrutura totalmente especializada, mas em muitos cenários cumpre, juntamente com a plataforma em software, necessidades de diversas empresas, independente de porte.

Durante a etapa de levantamento das soluções, não se pode esquecer de registrar quais as plataformas suportadas pelos fabricantes. Pode-se optar por uma solução em appliance, virtual appliance ou software, e é importante que o fabricante tenha alinhamento com sua necessidado.

Caso seja sua primeira compra ou se o orçamento for mais limitado, as plataformas de software ou virtual appliance podem realmente ser muito atraentes. Nenhuma delas impede que você inicie a utilização com poucos recursos e escale conforme necessidade de crescimento no médio e longo prazo.

Diferentemente, se sua empresa está buscando uma plataforma de ponta, o appliance é altamente recomendado, por que une hardware e software em uma única solução, com arquitetura especializada.

Os fabricantes de appliances tem modelos para todos os tamanhos de negócios, portanto, appliance não está associado a negócios de maior porte.

Separar investimento inicial dos custos fixos e avaliar o preço total ao longo do tempo

Firewalls são precificados de diversas formas e entender o modelo de licenciamento é crítico para o sucesso do seu projeto, especialmente no que diz respeito a ROI e TCO.

As licenças-base geralmente são comercializadas em formato perpétuo, onde pode-se utilizar o produto independente da existência de um contrato de desembolso mensal ou anual.

Modelos pay-per-use, baseados em receita recorrente, também estão se tornando comuns, e nestes casos, não há percepção de investimento inicial de licença, o valor na realidade é embutido na cobrança recorrente.

Além do licenciamento, outros produtos e serviços podem estar envolvidos nas propostas. Os mais comuns são planos ou subscrições de cobertura de suporte e atualização dos produtos, extensões que não fazem parte do pacote básico de licenciamento, e até mesmo valores envolvendo serviços de implantação ou consultorias.

Portanto, para não cair em nenhuma armadilha, separe em seu documento de comparação qual o investimento único associado ao seu projeto de segurança, e quais são os custos fixos. O resultado trará uma visibilidade de custo de solução ao longo do tempo bastante interessante, e poderá ser um instrumento de apoio para tomada de decisão.

Muitas soluções tem o custo de aquisição baixo como estratégia de atrair o cliente, mas acabam praticando valores altos de manutenção não sendo competitivos no tempo. Nenhuma organização compra um firewall com intuito de mantê-lo durante 12 meses, portanto pensar no médio e longo prazo é muito valioso. O contrário também ocorre, por isso a relevância em separar o investimento inicial dos custos fixos.

Analisar o formato de licenciamento pensando no custo de crescimento ao longo do tempo

O custo de crescimento é outro item importante a ser avaliado durante o processo de seleção de sua solução de firewall. Entende-se por custo de crescimento qualquer valor desembolsado pela empresa decorrente do crescimento do seu parque ou em utilização de recursos que necessita de upgrades de licenciamento.

É importante validar todo o licenciamento da solução e verificar se há limitação de usuários ou dispositivos, e quando houver, se o valor de crescimento está de acordo com a expectativa de orçamento. Essa é uma armadilha comercial, em muitas comparações, focadas somente em preço.

Os compradores acabam igualando soluções que limitam, por exemplo, 5 usuários de VPN, com soluções que preveem usuários ilimitados para esse recurso. O mesmo caso aplica-se para o crescimento no número de equipamentos (notebooks, desktops, etc) e, portanto, acessos simultâneos, ou dispositivos únicos utilizando ou sendo gerenciado pelo produto de firewall.

Muitas licenças são referenciadas por conexões simultâneas, dispositivos e outras métricas que relacionam o crescimento sendo necessário a aquisição de novas licenças ou upgrades para manutenção do funcionamento dos recursos contratados, gerando novos investimentos para o cliente. No caso da plataforma em appliance é interessante comprar modelos com capacidade de expansão, ou que permitam crescimento, caso sua empresa tenha esta expectativa.

Isso por que, nos appliances, o crescimento muitas vezes envolve upgrade de hardware, e a troca do equipamento, exigindo novo investimento, o que não é interessante para o negócio.

Bastante cuidado na escolha do modelo de appliance, valide a estratégia de crescimento para não tornar o hardware precocemente obsoleto. Além da avaliação de custo fixo ao longo do tempo, esteja muito atento ao custo de crescimento.

Procure uma solução que esteja alinhada em suas expectativas de crescimento e orçamento, e que ao invés de limitar, permita que as necessidades e o negócio cresçam sem impeditivos.

Não adquirir somente o produto, mas a solução que compreende produto pós-venda e muito mais

Muitos consumidores não compram produtos considerando a estrutura de pós-venda do fornecedor, e isso ocorre com qualquer produto, não necessariamente falando de segurança da informação. Infelizmente problemas acontecem e isso não está necessariamente vinculado a qualidade da solução, especialmente quando falamos de tecnologia, onde existem diversas variáveis envolvidas.

Além de problemas, o acesso à um suporte de qualidade traz comodidade, agilidade e, consequentemente proporciona melhor uso da solução, trazendo experiência diferenciada ao cliente. Por isso, além da aderência de necessidades técnicas, custos de licenciamento e crescimento, considere com peso razoável a avaliação do pós-venda tanto do produto quanto da empresa que está oferecendo-o (no caso de venda de produtos via representantes, distribuidores e outros).

Utilize a internet, sua rede de relacionamento e outros meios para obter informações a respeito do serviço de pós-venda, você vai precisar. Quem oferece o suporte da solução? Se for um representante, verifique qual o grau de abertura o mesmo possui com o fabricante da solução, uma vez que, em momentos específicos, pode ser necessária a intervenção deste na resolução de problemas. Se for uma multinacional, muito provavelmente você entrará em uma fila de atendimento, com tempo maior de resolução.

Um representante comercial de multinacional, na maioria dos casos, possui relacionamento mais próximo com o distribuidor nacional, e exerce muito pouca influência, ou realmente nenhuma, com o fabricante em si. Isso quer dizer que, independentemente de portais, bases de conhecimento, documentação, FAQ, etc.

A facilidade de acesso ao fabricante é algo importantíssimo a ser considerado na compra, por que certamente, em algum momento, problemas ou necessidades irão surgir. Mesmo que não ocorra nenhum problema, contar com a experiência direta do fabricante no deploy de suas soluções representam alguns passos expressivos no sucesso do projeto. Se o seu projeto precisa de alguma customização de característica, estar próximo do fabricante é basicamente o fator crítico de sucesso.

Cuidado com os riscos ocultos na escolha de soluções de firewall gratuitas

Existem diversas soluções de firewall gratuitas na internet disponíveis para download, e você deve certamente incluí-las em seu processo de avaliação com todos os critérios e dicas que estamos colocando para reflexão neste material.

São soluções verdadeiramente interessantes e potencialmente atrativas para implantação, pois um dos grandes impedimentos em muitos projetos de segurança, é a indisponibilidade de orçamento.

UTM
Não esqueça que implantar uma solução de firewall, com todos os recursos disponíveis, não se trata de um processo plug and play. É necessário experiência tanto no mercado de segurança, para melhor aproveitamento da solução, e muita profundidade e conhecimento também da solução, para proporcionar um uso mais adequado para o ambiente.

Portanto, para as soluções gratuitas é interessante responder, dentre tantas outras, algumas perguntas fundamentais:

  • 1. Quem ou qual empresa realizará a implantação da solução? Qual o nível de especialização da mesma?
  • 2. Qual o país de origem da solução e que plataformas de acesso são oferecidas para suporte? Os níveis de acordo de serviço (SLA) para este propósito atendem a expectativa da organização?
  • 3. Qual a frequência de lançamento e atualização do produto? Trata-se de uma solução ativa no mercado?

A solução pode ser gratuita, mas sem dúvidas a implantação, suporte e outras necessidades não serão. A falta de expertise na implantação, bem como a falta de suporte com o ambiente em produção, pode ser traumática.

Assumir que não será necessário suporte é um risco enorme para a continuidade do ambiente. E para finalizar, caso possa ser tentador para você implantar por conta própria uma solução desse tipo, pense bem se isso é uma responsabilidade sua e se está no seu pleno domínio.

Firewalls apresentam-se nas arquiteturas de rede como pontos únicos de falha (desconsiderando ambientes clusterizados), por isso, em caso de falha, toda a operação da empresa pode ser comprometida.

Validar como se dá o processo de implantação e a expertise dos times envolvidos

Soluções de firewall não são plug and play, por conta disso é essencial que a empresa e os consultores envolvidos nesse projeto tenham conhecimento de segurança e também do produto, para potencializá-lo de acordo com as necessidades do ambiente.

Muitas empresas compram produtos baseados na marca, especialmente de multinacionais, acreditando que tal atitude minimiza a ocorrência de problemas e ampliará as chances de sucesso do projeto na organização.

Comprar produtos de grandes players internacionais traz algumas vantagens, contudo, é importante não se deixar levar por promessas difíceis de serem cumpridas. Por isso, mantenha o foco na entrega da solução, para atendimento das necessidades do seu negócio, essa deve ser sua prioridade.

Avalie se a proposta oferecida inclui a entrega completa da solução através de uma metodologia e estrutura de projeto, para garantir que não seja simplesmente a compra de uma caixa ou de um software pela internet. Se não existir, verifique se realmente a sua equipe tem capacitação suficiente para extrair o que há de melhor da solução adquirida, do contrário, você estará subutilizando o produto. Se não tiver equipe interna, e também a proposta não cobrir a implantação de acordo com as necessidades do seu ambiente, descarte-a ou solicite alinhamento.

O sucesso do seu projeto não é somente a compra do produto, mas sim a resolutividade dos seus problemas. E para finalizar, questione ao contato comercial qual a experiência da equipe de projetos, ou do implementador propriamente dito.

Certifique-se que você irá contar com um profissional altamente capacitado, com grande bagagem, para implantar a solução de firewall selecionada no ambiente de sua empresa.

Tangibilizar quanto os problemas custam para a empresa e mostrar o retorno sobre o investimento

Existem diversas possibilidades de vender o projeto de segurança internamente, mas, sem conhecer os problemas, quaisquer sugestões mais direcionadas podem ser arriscadas ou não aplicadas à sua realidade.

Por isso, como dica, basicamente a argumentação pode ser desenhada em produtividade e perda ou vazamento de informações. É muito importante que independente da base de argumentação, você consiga tangibilizar, usando números para mostrar o quanto a falta de produtividade afeta o negócio, bem como os prejuízos financeiros e de imagem que um vazamento de informação poderia causar ao negócio.

Uma vez que consiga transformar em números estas perdas, tendo o valor do projeto, fica bastante fácil calcular o tempo de retorno do investimento e levar essa informação para os setores ou pessoa competente, com um argumento forte e quase infalível.

Quanto em média um funcionário perde com o uso da internet por dia? Essa pergunta pode ser um ponto de partida interessante. Se sua empresa tem 200 funcionários que usam regularmente computadores para exercer suas funções, e tem acesso à internet. Considerando que cada funcionário desperdice 1 hora por dia em atividades improdutivas, ao final de uma semana, serão 1000 horas que poderiam ser melhor empregadas. Considerando um valor médio de hora na folha de pagamento em R$ 15,00 existe um desperdício de aproximadamente R$ 15.000,00 por semana.

Certamente seu projeto de segurança seria rapidamente aceito e também traria um resultado espetacular para a organização se conseguisse reduzir esse número.

É claro que existem diversas outras variáveis que devem ser colocadas no papel para montar uma linha de argumentação e viabilidade orçamentária consistente, mas o exemplo é somente uma inspiração de como você pode começar a trabalhar em números para aprovar seu projeto.

Outro exemplo que pode ser utilizado, caso sua empresa dependa muito da internet e sofra com quedas contínuas deste serviço, é indicado a inserção dos custos associados a indisponibilidade do recurso, em seu documento para viabilização de aquisição da solução de firewall.

Procurar parceiros de segurança que sejam especialistas no assunto

Qual é o negócio que sua empresa atende e qual a importância da segurança?

Muito embora segurança da informação seja fundamental para todos os negócios atualmente, e será cada vez mais, isso não significa e nem justifica manter uma equipe dentro da própria empresa.

Ter um parceiro especializado em segurança da informação na maioria dos casos é uma solução financeiramente interessante, e também de maior valor agregado, pois as equipes estão em contato com diversas demandas de segurança no mercado, e trazem toda essa bagagem para dentro de projetos, pós-venda ou incidentes ocorridos em sua empresa.

É importante ter um conhecimento superficial dentro do negócio para permitir maior facilidade de argumentação com os fornecedores, estar atento às novidades de mercado, mas ter um apoio de parceiro especializado neste segmento é um passo extremamente importante para o sucesso das estratégias de segurança ao longo do tempo.

Para organizações, especialmente financeiras, onde a confidencialidade e privacidade das informações é totalmente estratégico para sobrevivência do negócio, ter times de segurança próprios é basicamente um pré-requisito de sobrevivência. E mesmo nestes casos, as equipes internas tem contatos fortes com o mercado e com fornecedores que suportam as soluções e plataformas de segurança utilizadas por estas empresas.

Pelo contrário, o dinamismo do mercado é muito alto, vulnerabilidades que podem comprometer milhões de ambientes, são lançadas diariamente.

Produtos devem resolver a maioria das necessidades operacionais, mas jamais vão substituir a expertise de um time ou empresa especializada.

Por isso, sempre antes de adquirir um produto de segurança, não somente um firewall, analise criteriosamente tudo aquilo que está ao redor do produto e fornecedor. Faça o movimento correto!

A OSTEC oferece produtos e serviços de segurança para empresas com variados níveis de maturidade em segurança, por isso, caso tenha alguma dúvida associada a soluções de Firewall UTM, converse com um de nossos especialistas.

This post is also available in: Português Español