Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 27 de setembro de 2022

CISOaaS: quando usar

CISOaaS qunando usar

This post is also available in: Português Español

Apesar de ainda carregar um status de novidade, a opção por um CISOaaS é cada vez mais utilizada pelas empresas, principalmente em um mercado de segurança cibernética em evolução. As empresas escolhem as opções de segurança terceirizadas quando precisam de estratégia de defesa cibernética ou liderança operacional temporária ou contínua. Ainda assim, podem surgir dúvidas sobre qual alternativa é a mais viável – e quando é o momento certo de implantar cada uma.

Ambos os tipos de CISO são ótimas opções para resolver problemas de defesa, conceber um novo programa de segurança cibernética ou melhorar o existente. Seja qual for o tipo, ter um CISO experiente na empresa se traduz em economia de dinheiro, mais eficiência e melhoria dos resultados em segurança cibernética.

Diferenças

É possível distinguir com clareza as características entre um CISO Virtual (vCISO) e CISOaaS. Em geral, um vCISO é um colaborador que trabalha no local ou virtualmente para auxiliar uma empresa a liderar um projeto, iniciativa ou resolver problemas específicos, como um consultor.

Já o CISO as a Service pode ser vinculado a outros serviços, como operações cibernéticas, gerenciamento de programas cibernéticos ou gerenciamento de riscos. Nesse contexto, ambos têm vantagens específicas e se encaixam melhor em demandas sob medida. Além disso, não é raro ver que um geralmente leva ao outro à medida que crescem as necessidades de uma empresa.

Não faltam casos em que um dos modelos fez a diferença. Há o exemplo de uma grande indústria dos Estados Unidos que em determinado momento ficou sem seu CISO, por conta de uma reestruturação interna. Os gestores escolheram uma opção de CISO Virtual para que um CISO experiente pudesse revisar o programa, fazer as mudanças necessárias e então contratar um novo responsável. Em parceria com o setor de RH, o candidato mais adequado foi identificado e recrutado, mantendo as operações de segurança cibernética intactas e encontrando melhorias.

Em pequenas e médias empresas, pode não ser necessário um CISO em tempo integral. Ainda assim, é preciso uma base sólida para o programa de segurança cibernética. Uma solução CISO virtual pode ajudar a desenvolver recursos cibernéticos, posicionar melhor a segurança cibernética no negócio e usá-la como uma vantagem competitiva. Essa modalidade traz a experiência de um CISO profissional, dando ainda acesso contínuo a vários recursos e serviços de segurança virtual.

Necessidades

Ainda no caso das pequenas e médias empresas, um CISOaaS pode ser de grande ajuda para desenvolver um programa de defesa que inclua alto detalhamento de risco e de conformidade. Afinal, organizações do tipo enxergam cada vez mais a necessidade de ter programas de conformidade e risco cibernético para demonstrar seus diferenciais.

Mesmo tendo práticas cibernéticas sólidas, algumas empresas não formalizam seu programa nem acompanham o desempenho no nível corporativo. Uma saída é reunir o contexto cibernético, de risco corporativo e de conformidade em uma estrutura de relatórios.

Assim, os CISOaaS podem ainda ajudar a construir a base de um programa cibernético que incorpore o programa de conformidade existente. Basta lembrar que algumas empresas possuem controles de processo robustos, mas insuficientes em termos de controles de tecnologia.

É um contexto que pode levar ao desenvolvimento de um programa híbrido e de uma iniciativa de risco de terceiros, onde controles adicionais podem ser elaborados e rastreados. Entra em cena então uma nova abordagem de engajamento, na qual o provedor de serviços de TI fornece a supervisão e a responsabilidade necessárias.

Assim, métricas e rastreamento de SLA podem ser estabelecidas juntamente com um programa de conscientização de colaboradores – algo que pode evoluir para a contratação de um profissional de segurança full time, que então dará continuidade aos programas.

Atuação ampla

Os vCISOs podem atuar também em projetos de curto prazo, como revisar contratos de segurança cibernética. Contudo, muitas vezes o trabalho se torna mais amplo, evoluindo para análises mais abrangentes – algo comum em empresas que estão crescendo rapidamente.

Em organizações assim, pode existir um programa confiável de segurança cibernética, mas a velocidade de sua expansão pode fazer com que os investimentos envolvidos fiquem com pouco controle. Não raro, vários contratos e fornecedores não conseguem acompanhar o crescimento na velocidade necessária.

Em casos assim, o ideal é que não apenas os contratos, orçamentos e tecnologias sejam revisados e reformulados, mas também a mentalidade e a abordagem de terceirização. Tais mudanças podem melhorar significativamente os gastos, que podem ser otimizados com pouco ou nenhum aumento no orçamento.

Seja escolhendo um vCISO – um consultor para resolver um problema ou liderar uma iniciativa – ou CISO as a Service – uma equipe cibernética completa para executar uma operação ou um projeto de maior escala, tais serviços podem oferecer diferenciais competitivos às empresas, tornando a liderança executiva cibernética e suporte atingível e flexível. É algo que traz verdadeiros agentes de mudança para as organizações, acelerando os resultados de segurança desejados para o negócio.

This post is also available in: Português Español