Geral 1min de Leitura - 29 de setembro de 2022

TCE-RS sofre ataque cibernético e suspende suas atividades

TCE-RS

This post is also available in: Português Español

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) foi vítima de um ataque cibernético. O Presidente do órgão, Alexandre Postal, explicou em nota publicada que na madrugada desta segunda-feira, 26, um ataque cibernético prejudicou os sistemas da instituição.

Segundo informações, a extensão do incidente está sendo avaliada. O comunicado afirma que em decorrência do fato, as sessões de todas as Câmaras do TCE-RS programadas para serem realizadas nesta semana foram suspensas. Não foram divulgadas maiores informações.

comunicado
Comunicado TCE-RS sobre incidente.

Ataques frequentes a órgãos públicos

As notícias de ataques cibernéticos contra órgãos públicos em todo o País estão sendo cada vez mais frequentes. Em maio deste ano, o TCE-PR detectou registros suspeitos de atividades maliciosas em sua infraestrutura tecnológica. Após a confirmação da contaminação por malware, a equipe técnica da Diretoria de TI executou as medidas de isolamento para garantir a segurança e integridade das informações, com o apoio de técnicos do TER-PR e da Microsoft.

No mês passado, o TJDFT identificou um acesso malicioso em seu datacenter. Segundo informações divulgadas na ocasião, as equipes responsáveis pela cibersegurança realizaram contenções de forma a preservar os sistemas judiciais e administrativos, e todas as suas bases de dados.

Além disso, o TRF3 também foi afetado, mas não houve comprometimento dos dados armazenados.

No ano passado, o TJ e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, ambos do estado do RS, também sofreram impactos por conta das ações dos cibercriminosos.

Há ainda muitos outros casos de órgãos públicos afetados nos últimos tempos, e, por isso, é tão importante que esses órgãos se atentem e invistam em segurança cibernética.

This post is also available in: Português Español