Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 28 de novembro de 2022

CISOaaS: como funciona a terceirização do diretor de segurança?

diretor de segurança

This post is also available in: Português Español

Um CISOaaS funciona como um profissional integrado na equipe da empresa, atuando na função de diretor de segurança da informação. Assim, trabalha com o gerenciamento de TI para fornecer informações precisas sobre problemas e incidentes de segurança da informação.

Dessa maneira, um CISOaaS consegue estar disponível conforme a necessidade do negócio. Fica então apto a atuar com consultoria, incluindo ações de segurança de TI em torno de desenvolvimento de estratégia, demandas específicas de projetos de TI e gerenciamento de riscos. A lista segue com demandas de conformidade, regulatórias e de auditoria (GRC) e resposta a incidentes.

Como funciona

É importante ressaltar que um CISO-as-a-Service (CISOaaS) envolve a terceirização das responsabilidades de liderança de segurança de TI para um provedor externo. Com o aumento dos ataques cibernéticos, ficou ainda mais evidente que a segurança de TI deve estar no centro de qualquer estratégia de negócios.

Nesse contexto, o CISOaaS pode ser a solução ideal para pequenas e médias empresas, trazendo eficiência e organização para o setor.

Como muitos ambientes de trabalho estão se tornando digitais, as empresas que desejam se manter relevantes no mercado precisam alinhar a segurança de TI com suas iniciativas de crescimento.

A realidade, porém, ainda é outra. Um estudo da EY Global Information Security Survey revelou que apenas 36% das empresas incorporam a segurança de TI nos estágios iniciais de novos negócios. Além disso, 77% dos gastos estão focados em segurança e conformidade defensivas, e não em táticas pró-ativas para apoiar o crescimento.

Porém, deixar a segurança apenas a cargo do departamento de TI pode ser perigoso. Afinal, neste cenário, aumentam as chances do time focar apenas nos aspectos técnicos da segurança da informação – ou apenas reagir a ataques cibernéticos depois que ocorrem. Assim, o valor agregado de um CISOaaS está não apenas na implementação pró-ativa e abrangente da estratégia de segurança da informação, mas também no consequente desenvolvimento de uma cultura cibernética focada em proteção e resultados.

Como age o CISOaaS

O sistema traz uma dinâmica abrangente e pró-ativa no que se refere à segurança da informação em uma empresa, garantindo benefícios de curto, médio e longo prazo. Além disso, carrega consigo serviços personalizados para as necessidades exatas do negócio, podendo optar por planos de pagamento customizados com recursos que realmente serão usados.

Assim, os gestores poderão identificar riscos e oportunidades em novas tendências tecnológicas, como vigilância, pagamentos digitais, tecnologia em nuvem, entre outros, tendo o apoio de consultores especializados e imparciais. Afinal, um CISO terceirizado tem experiências no desempenho desta função em diferentes organizações, o que resulta em uma abordagem interdisciplinar e holística.

Dessa maneira, metodologias avançadas em segurança digital podem também entrar em cena. Uma delas é o Security by Design. A ideia é garantir que a segurança da informação seja ativada em todos os níveis organizacionais, estando alinhada com a estratégia de risco e a missão do negócio – desde o estágio de planejamento de qualquer novo produto ou serviço.

Há ainda a otimização de recursos, na qual a segurança da informação fica alinhada a metas e estratégias financeiras.

Dessa maneira, há melhores condições para implementar novas tendências tecnológicas, como novidades em cloud computing, vigilância, pagamentos digitais, novos requisitos regulatórios e atualização de sistemas de segurança – incluindo o Identity Access Management (IAM).

Inclusive, um CISOaaS pode compartilhar a sua expertise até mesmo quando for substituído. Assim, consegue auxiliar em uma eventual transição de gestão para um outro modelo que mais se adeque a novas necessidades da empresa – ou até mesmo se houver a inclusão de um CISO convencional.

Afinal, todo e qualquer sistema que aborde a segurança digital precisa ter em mente que as mudanças acontecem diariamente. Assim, é necessário adaptar-se constantemente ao cenário de risco que evolui o tempo todo. Por isso, um CISOaaS expande a abordagem tradicional dos diretores de segurança convencionais, e possibilita que também pequenas e médias empresas consigam enfrentar os ataques cibernéticos de igual para igual.

This post is also available in: Português Español