Homem apontando com um lápis para a tela de um notebook que exibe alguns gráficos.

Análise de vulnerabilidade: por que ela é importante para sua empresa

Post disponível em / disponible en / available in: Português

Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe quais os riscos que sua empresa corre todos os dias? Estar preparado para qualquer eventualidade é a melhor maneira de manter a eficiência e continuidade dos processos, evitando que a TI seja responsabilizada por eventuais problemas.

Por isso, aplicar uma análise de vulnerabilidade é essencial para sua empresa.

Continue a leitura e obtenha informações relevantes sobre a execução de uma análise de vulnerabilidade e o porque ela é tão importante para as empresas.

Análise de vulnerabilidades presente no planejamento

Um bom gerenciamento de risco prevê planejamento a longo prazo de tudo aquilo que pode trazer problemas ao ambiente interno de TI. A ideia é minimizar as brechas e planejar medidas de contenção em casos de crise.

Mas como prever as situações de risco se você não sabe o que pode ser considerado um ponto vulnerável na estrutura da empresa? Será que a dimensão de determinado problema vem sendo subestimada pelo setor de tecnologia e pelos gestores?

A análise de vulnerabilidade é essencial nesse sentido. Ela fornece informações para identificar problemas, subsidiando a execução de ações corretivas e minimizando as chances de sucesso de ataques virtuais que podem causar prejuízos representativos ao patrimônio e imagem da empresa.

A importância da análise de vulnerabilidade

A análise de vulnerabilidade é essencial para profissionais de tecnologia que desejam elevar os níveis de segurança das estruturas tecnológicas, que suportam toda a operação do negócio, sendo parte essencial do core business.

Nas áreas tecnológicas, vulnerabilidades podem causar uma série de estragos. Afinal, são muitos componentes que podem inviabilizar as atividades de forma imediata, como desastres tecnológicos, falhas de hardware e software, além de ações de cibercriminosos (como as invasões, ransomwares e outras ações que podem trazer grandes prejuízos).

As vulnerabilidades podem surgir inesperadamente, por isso, é necessário que se realize avaliações sistêmicas e periódicas.

A análise expõe os diferentes tipos de riscos aos quais a estrutura tecnológica está exposta, o que permite encontrar brechas de segurança, vulnerabilidades e até problemas de hardware (servidores físicos, por exemplo) que podem ocorrer a qualquer momento.

Quais os impactos para o negócio ao negligenciar a Análise de vulnerabilidade

Ao subestimar o poder de uma vulnerabilidade, uma série de problemas a curto e longo prazo podem ocorrer. Como:

  • Aumento da chance de sucesso de ataques virtuais;
  • Indisponibilidade de softwares essenciais para a operação;
  • Vazamento de informações críticas para o negócio;
  • Sequestro de dados;
  • Indisponibilidade de hardwares que desempenham papel crítico na estrutura de rede;
  • Impactos sobre a imagem da empresa.

Como surgem as vulnerabilidades?

As vulnerabilidades podem apresentar diversas origens. Podendo estar associadas a componentes de hardware e software, conhecidos, e cuja a correção está associada a uma atualização disponibilizada pelo próprio fabricante. Ou então vulnerabilidades ainda não conhecidas, passiveis de exploração por cibercriminosos.

Também existem vulnerabilidades geradas por ações humanas, reflexos de ações geradas intencionalmente, ou não, por usuários.

Veja a seguir exemplos de origens comuns de vulnerabilidades:

  • Atualizações de softwares e sistemas operacionais que contenham vulnerabilidades conhecidas;
  • Ações que exponham a empresa ao risco de acesso por parte de cibercriminosos;
  • Uso errôneo do hardware;
  • Protocolos desatualizados;
  • Configurações erradas de firewall;
  • Design mal planejado das soluções;
  • Erros de programação e de desenvolvimento;
  • Falta de configurações internas da rede para promover segurança;
  • Falhas humanas.

Quais os benefícios de se realizar uma análise de vulnerabilidade?

Realizar uma análise de vulnerabilidade pode trazer uma série de vantagens para a empresa, tais como:

  • Maior disponibilidade dos serviços;
  • Agilidade na identificação de falhas;
  • Melhoria no controle de segurança;
  • Melhoria na integridade e confidencialidade dos dados;
  • Auxílio na implementação de políticas de segurança;

É muito importante contar com uma empresa especializada em segurança da informação para realizar o monitoramento constante desses processos. A verificação deve acontecer sistematicamente, pois muitas vulnerabilidades podem acontecer após uma atualização de hardware ou software.

A análise de vulnerabilidade protege a organização a longo e curto prazo, minimizando as chances de problemas de maneira antecipada.

A segurança é uma parte essencial de qualquer organização, especialmente daquelas que dependem da tecnologia para operação, pois as vulnerabilidades na estrutura podem representar grandes problemas, capazes de comprometer a sobrevivência do negócio.

Precisando de auxílio para execução da Analise de Vulnerabilidade em sua empresa? Conheça o serviço oferecido pela Dédalo Inteligência em Segurança da Informação e conte com a experiência de especialistas certificados para realização desta atividade.

Thais Souza
thais.souza@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.