5 dicas para reduzir os riscos de invasão na rede da sua empresa

5 dicas para reduzir os riscos de invasão na rede da sua empresa

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español

Tempo de leitura: 4 minutos

Conforme os dias passam nós evoluímos, e assim também acontece com a tecnologia à nossa volta, que vem se tornando cada vez mais essencial para a vida corporativa, trazendo novas oportunidades e facilidades para muitas empresas hoje no mercado.

Mas, apesar das coisas positivas, os riscos também aumentaram na mesma medida, com ameaças de invasão e perda de dados. Para saber como proteger melhor seus dados e sua empresa, confira algumas dicas para diminuir o risco de invasão em redes corporativas.

Como os ataques funcionam?

O tipo de invasão mais comum que ocorre nas empresas é o sequestro de dados, que age através de um vírus (crypto-malware) do tipo ransomware. Uma vez executado, ele codifica todos os dados do computador ou da rede em questão e solicita uma senha para que eles possam ser acessados novamente. E, para que a senha seja obtida, é cobrado um valor de resgate.

Esse tipo de ataque ocorre diariamente em empresas do mundo inteiro e com grande penetração no Brasil. Este, que é um ataque do tipo oportunista (sem um alvo definido), é responsável por arrecadar milhões de reais em resgates de dados todos os anos. Continue a leitura deste blog post e saiba como reduzir os impactos e riscos de invasão na rede de sua empresa.

Como diminuir o risco de invasão?

Para evitar algum tipo de prejuízo com esses tipos de ataques ou até mesmo outros, é importante que gestores tomem os cuidados necessários para que a rede corporativa fique mais protegida e o risco de invasão seja bem menor.

  • Senhas fortes: apesar de ser muito simples, essa dica é sempre valiosa. Um dos principais erros que as pessoas ainda cometem é não escolher uma senha forte, mas optar por algo fácil de lembrar ou deixar uma senha padrão da empresa. O mais recomendado é que a senha tenha números, letras maiúsculas, minúsculas e caracteres especiais. Além disso, é ideal mudar as senhas periodicamente.
  • Tenha um firewall UTM: O firewall UTM é um conjunto de soluções de segurança de perímetro que caracteriza uma das principais camadas de proteção para a rede corporativa. Entenda um pouco mais sobre os benefícios associados ao uso de firewall UTM através da leitura do blog post : Firewall UTM: benefícios para analistas e gestores de tecnologia
  • Controle o serviço de e-mails: grande parte dos vírus (malwares em geral) tem como porta de entrada o e-mail corporativo. É essencial ter um bom filtro antispam, para reter mensagens maliciosas que podem trazer danos para a rede corporativa. Também oriente os colaboradores quanto a identificação de e-mails com links e mensagens suspeitas. Desta forma, caso estas mensagens ultrapassarem a barreira de proteção do antispam, chegando até a caixa de entrada dos usuários, o índice de infecção será reduzido.
  • Atualize o sistema operacional: mantenha seus softwares e sistemas operacionais sempre atualizados na versão mais recente. As versões recentes desses programas trazem novos recursos e barreiras que ajudam a impedir a atuação dos vírus e a invasão. Isso também evita que alguns vírus utilizem bugs, erros nesses softwares, que são corrigidos ou eliminados em suas atualizações.
  • Tenha um antivírus de qualidade: instale um antivírus atualizado e de qualidade em todas as máquinas para que elas fiquem seguras e possam combater qualquer tipo de vírus que passe pelas barreiras de proteção iniciais.

Segurança em primeiro lugar!

Oriente os colaboradores da empresa quanto a importância de estarem atentos a princípios básicos associados a segurança digital. Caso você seja o gestor da empresa, verifique com os membros do setor de tecnologia como este tema é tratado dentro de sua empresa. Na maior parte das vezes, atitudes simples podem fazer a diferença diminuição dos riscos de invasão da rede da empresa, evitando perda de dados e outros prejuízos decorrentes de sinistros deste tipo.

Para saber mais sobre segurança de informação e descobrir como deixar sua empresa mais segura, converse com um de nossos especialistas!

Continue sua leitura

ostec
ostec@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.