Notícias OSTEC 1min de Leitura - 13 de março de 2019

OSTEC lança primeiro diagnóstico de conformidade com a LGPD do mercado

Metade de um globo e parte de um mapa vetorizado em preto e branco.

This post is also available in: Português

No dia 31 de janeiro a OSTEC lançou oficialmente sua ferramenta para diagnóstico de conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), visa proporcionar meios para que profissionais identifiquem o nível de conformidade de seus negócios com a LGPD. O diagnóstico que inicialmente foi disponibilizado apenas para clientes, agora está disponível, de forma gratuita, para todo o mercado.

O lançamento da ferramenta foi motivado pela criação, em agosto de 2018, da Lei nº 13.709, nomeada como Lei Geral de Proteção de Dados. Tal lei visa estabelecer regras e limites para a coleta, guarda e transferência de dados de pessoais, principalmente em meios digitais.

Com a LGPD, informações pessoais coletadas, por empresas ou não, como dados cadastrais, nome, endereço, e-mail ou até mesmo textos, fotos e outros tipos de informações presentes em redes sociais, precisam ter o consentimento expresso do titular para serem armazenadas.

A lei, que foi sancionada pelo ex-presidente Michel Temer e entrará em vigor em agosto de 2020, causou frenesi entre empresas dos mais variados portes e segmentos e, principalmente, junto a profissionais do meio jurídico e tecnológico, que serão os principais atores na busca pela conformidade com a Lei dentro das organizações.

De acordo com Cassio Brodbeck, CEO da OSTEC, o diagnóstico é o primeiro passo a ser dado por empresas que buscam pela conformidade com a lei, tendo em vista que o resultado do diagnóstico deixa claro os principais pontos de atenção frente a LGPD, e o quão distante ela se encontra do compliance com a Lei.

O diagnóstico de conformidade com a LGPD pode ser acessado através do link: www.diagnosticolgpd.com.br. Em sua primeira versão, o resultado, em formato de relatório, será enviado em até 24 horas após a finalização.

A OSTEC também voga como pioneira em auxiliar as empresas na busca por compliance técnico e jurídico à lei, possuindo serviços formatados para atender necessidades de profissionais e empresas de segmentos distintos, cujos projetos de adequação com a nova Lei possuem maior complexidade.

Outros materiais associados a LGPD podem ser encontrados no blog OSTEC.

This post is also available in: Português