Aprendizado e descoberta 2min de Leitura - 09 de agosto de 2016

O que é hotspot, conceito e terminologia

Mulher segurando um smartphone em suas mãos

This post is also available in: Português English Español

A internet, que iniciou no segmento governamental e acadêmico (universidades), logo se espalhou pelas empresas, e atualmente está em boa parte das residências, sendo bastante difícil imaginar o dia a dia sem este recurso.

Com o passar do tempo muitos serviços físicos foram migrados para o virtual, assim como novos serviços e produtos, nunca antes pensados, foram desenvolvidos por conta das facilidades e proximidade que a internet permite.

Diante do desafio de manter-se conectado, surgiu o termo hotspot, que permite que usuários possam utilizar a internet em locais públicos (mais comum) ou privados, através da tecnologia wireless. Estes acessos são explorados de forma distinta, podendo ser cobrados, ou disponibilizados gratuitamente.

É comum shopping centers, cafés, espaços públicos, aeroportos, hotéis, hospitais, restaurantes e outros estabelecimentos, oferecerem acesso à internet para seus clientes, para proporcionar conforto virtual aos usuários que frequentam seus ambientes.

Portanto, em uma definição bastante clara, hotspot é o nome utilizado para um local físico onde pessoas podem ter acesso a internet. Continue a leitura deste artigo para entender melhor o que é hostspot, bem como conceito e terminologia. Confira!

Segurança para hotspots

O maior aspecto a ser considerado na utilização de hotspot diz respeito a segurança. Isso por que quem oferece esse tipo de serviço tem acesso a todo tráfego que é realizado por um dispositivo, e muitas vezes não há como garantir a idoneidade, ou mesmo que não tenha algum terceiro controlando o ambiente de forma não autorizada.

Muitos incidentes de segurança ocorrem com usuários após fazerem uso de internet em locais públicos, isso por que há pessoas mal-intencionadas que buscam vulnerabilidades nestas redes, e através destas garimpam informações que possam ser utilizadas para promover atividades ilícitas, através da internet.

Dessa maneira, ao utilizar um hotspot, cuidado com o tipo de uso que será realizado, evite conectar em bancos e outros aplicativos/sites que podem ser muito importantes para você. A percepção de valor é relevante, pois para algumas pessoas o uso de redes sociais pode ser fundamental, e o comprometimento desta pode causar transtornos representativos.

No entanto, se o acesso é somente verificação de notícias, utilizar um aplicativo para chamar um taxi, ver um vídeo, ou qualquer outra coisa de menor importância, o hotspot pode ser uma alternativa interessante, especialmente se o usuário não possuir um plano de dados contratado junto a operadora de celular, ou o mesmo é limitado.

Formatos de disponibilização do hotspot

Hotspot não precisa necessariamente ser gratuito, o maior exemplo são algumas redes de hotéis, aeroportos e etc, que oferecem acesso mediante a compra de vouchers, limitados por tempo, ou fazem associações com empresas terceiras, especialmente provedores de internet, garantindo acesso para clientes e pessoas interessadas no serviço.

Muitas pessoas confundem hotspot com ponto de acesso à internet gratuito, especialmente por que a maioria dos seus acessos devem estar associados a locais públicos que oferecem esse tipo de serviço para atrair mais visitantes, especialmente shopping centers.

Hotspots e o Marco Civil

Para aqueles que oferecem acesso à internet através de hotspot, é muito importante verificar a conformidade com o Marco Civil da Internet, para evitar problemas futuros.

Nós criamos dois artigos complementares sobre esse tema que recomendamos fortemente a leitura. O primeiro deles, aborda os pontos essenciais a respeito do Marco Civil, e o segundo, os desafios associados à implantação de hotspots.

Marco Civil da Internet: O que você precisa saber

Hotspots e os desafios de conformidade com o Marco Civil

This post is also available in: Português English Español