Controle de internet, como estratégia para aumento da produtividade

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español English

Tempo de leitura: 4 minutos

A utilização da internet, em meio corporativo, já deixou de ser uma questão de escolha. Atualmente, grande parte das empresas depende parcial, ou totalmente, deste recurso. Além disso a internet veio para encurtar distâncias e aumentar a integração entre a organização, clientes e parceiros comerciais.

Os benefícios atribuídos a utilização da internet são numerosos, no entanto, é importante ressaltar que o mau uso, por parte dos colaboradores da empresa, pode ocasionar prejuízos, de difícil identificação. O desperdício de tempo, em atividades improdutivas, utilizando a internet, impacta drasticamente no desempenho de funcionários, ampliando também a possibilidade de ocorrência de outros eventos que podem comprometer a segurança do ambiente corporativo.

Entenda os benefícios associados a implantação de soluções para controle da internet e utilize estas informações para viabilizar investimentos em soluções de segurança da informação. Confira nossas dicas!

Políticas para formalizar o uso da internet nas empresas

A internet é fundamental para que as empresas possam desenvolver suas atividades de forma eficiente e consigam continuar ativas em um mercado globalizado. Embora o uso da rede seja extremamente necessário para os negócios, a utilização de alguns sites e aplicativos pode ocasionar a redução da produtividade da equipe de trabalho e também comprometer a segurança em ambiente corporativo.

Estudo desenvolvido pelo site americano salary.com, indicou que os funcionários de empresas norte-americanas passam duas horas por dia realizando atividades não relacionadas ao trabalho. Considere que uma boa parte deste tempo seja desperdiçado com redes sociais e sites de entretenimento, agora faça um cálculo levando em conta valor/hora, tempo desperdiçado diariamente pelo funcionário, e número de funcionários. O resultado certamente será surpreendente.

O acesso livre à internet, possibilita que funcionários invistam seu tempo em páginas de entretenimento como jogos virtuais, salas de bate-papo, e redes sociais pessoais. Todos estes sites causam dispersão e diminuem o foco no trabalho. Para evitar que a utilização do recurso desencadeie problemas representativos de produtividade e diminua a qualidade das entregas, a empresa deve estruturar política de uso da internet, com diretrizes claras para seu uso em ambiente corporativo. As diretrizes são altamente relevantes no processo de controle da internet, servindo como referência para conduta dos colaboradores. O desenvolvimento das diretrizes deve envolver equipes multi-setoriais, de preferência, incluindo membros da alta gestão, dando peso a documento.

Soluções para controle da internet

A estruturação de política de uso da internet é uma medida válida contra o uso abusivo do recurso em ambiente corporativo, no entanto, é preciso verificar se as diretrizes formalizadas pela empresa estão sendo cumpridas efetivamente. Uma alternativa para garantir a conformidade das políticas no dia a dia da organização é a implementação de um serviço de proxy web.

O proxy web auxilia no controle da internet, através do protocolo HTTP, sendo responsável pela gestão de acesso a sites e outras aplicações baseadas neste protocolo. O proxy é amplamente utilizado por empresas dos mais variados portes e segmentos, contribuindo para a manutenção da estratégia de segurança e produtividade do negócio.

O serviço de proxy web permite que a empresa gerencie os acessos de colaboradores, tendo por base URLs, horários, grupos de usuários, além de outros níveis de controle. Com a implantação do serviço é possível ter acesso a relatórios detalhados de navegação, incluindo consumo de recurso, tempo de navegação, sites mais acessados, além de outras funções que auxiliam na avaliação dos acessos de colaboradores, de modo a subsidiar analises pontuais sobre o uso do recurso, em ambiente de trabalho

Muitas empresas estão cientes dos benefícios da utilização de serviços de proxy web, tanto por serem efetivos na manutenção da segurança da rede corporativa, e também na avaliação dos reflexos gerados na produtividade de colaboradores. Vale ressaltar a importância de formalizar as diretrizes para o uso do recurso em ambiente corporativo, isso é essencial para que haja alinhamento com os colaboradores.

Lembre-se, as empresas possuem realidades distintas, assim como setores, de uma mesma organização podem demandar necessidades totalmente diferentes, por isso é de suma importância a avaliação das necessidades de cada setor/organização, para estabelecimento de políticas claras e condizentes, antes da implantação de soluções para controle dos acessos à internet.

Sua empresa necessita de auxílio para implantar soluções para gerenciamento do uso da internet? Conte sua experiência nos comentários.

Cassio Brodbeck
conteudo@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.