Geral 2min de Leitura - 09 de junho de 2015

Bloquear redes sociais em sua empresa é uma opção?

Redes sociais abertas em notebook e celular

This post is also available in: Português English Español

O controle de internet nas empresas é um tema muito discutido ultimamente. Existem empresas que são a favor de limitar a navegação dos usuários e aquelas que mantêm acessos liberados, sem restrição. Quando o assunto é o uso das redes sociais, o tema é ainda mais controverso, pois há quem diga que elas auxiliam na comunicação dentro da empresa e também quem julgue que as redes sociais só servem para gerar distrações no ambiente corporativo e minar a produtividade.

Confira a seguir as vantagens e desvantagens de bloquear redes sociais nas empresas e decida qual a melhor opção para o seu negócio!

Por que você deve bloquear redes sociais em sua empresa

Influências na produtividade

O acesso as redes sociais prende a atenção das pessoas por muito tempo, mesmo as que afirmam ficar conectadas apenas por 5 minutos, repetem esse acesso diversas vezes por dia. Isso acaba afetando a produtividade, pois o funcionário chega a ficar mais de uma hora por dia conectado a elas. Com os colaboradores trabalhando menos tempo ou ficando menos concentrados devido ao acesso a plataformas como Facebook, Instagram, Twitter, entre outras, trazendo impacto negativo ao negócio.

Riscos de segurança

Quando as redes sociais se popularizaram as ameaças também chegaram até elas, hoje em dia existem muitos casos onde spywares e malwares, que podem trazer danos ao equipamento ou até mesmo o desempenho da rede da empresa, são instalados a partir do acesso as redes sociais. Tudo isso é possível porque existem diversos links falsos, que ao serem acessados pelos usuários, redirecionam os mesmos para sites maliciosos.

Vazamento de informações

Com o avanço das políticas de segurança da informação, as redes sociais foram identificadas como uma forma considerável de vazamento de informações das empresas. Por possuírem um alcance muito grande e maneiras bem simples de publicar ou compartilhar informações sigilosas de empresas através dos seus perfis.

Por que você não deve bloquear redes sociais em sua empresa

Comunicação

As redes sociais também possuem características positivas para as empresas e uma delas é o fato de que essas plataformas podem ser um canal de comunicação bastante eficaz. Principalmente em empresas que possuem áreas de comunicação, marketing ou publicidade, o uso das redes sociais para postar notícias, divulgar produtos e serviços pode ajudar a construir uma boa imagem do negócio on-line.

Atualização

Existem certos tipos de trabalhos, como, por exemplo, o dos jornalistas, nos quais é necessário estar por dentro das informações a todo o momento e as redes sociais funcionam muito bem nesse quesito. É possível saber, em tempo real, sobre o que as pessoas estão postando, reclamando ou apoiando, sejam causas políticas, notícias do mundo, vídeos de entretenimento, etc. Dependendo da sua área de atuação, estar atualizado com as novidades é um diferencial!

Obter informações de negócio

Empresas que trabalham com vendas diretas utilizam muito as redes sociais para obter informações dos concorrentes ou analisar a visão que o cliente possui sobre os produtos que elas disponibilizam. Além de criarem campanhas e comunidades para ajudar a divulgar os seus produtos e serviços, as empresas também conseguem receber feedback dos clientes e construir um relacionamento com o público através dessas plataformas.

Considerando que existem diversos pontos positivos e negativos, a melhor forma de definir a política a ser adotada é entender as peculiaridades do negócio. Vale ressaltar que outras alternativas podem ser avaliadas pela empresa, tal como definir horários e setores da empresa que terão acesso as mídias sociais, trazendo melhor alinhamento as necessidades do negócio.

This post is also available in: Português English Español