Consideração de solução 2min de Leitura

Benefícios do portal cativo para gestão de autenticação

Pessoa tocando tela de tablet com o indicador

This post is also available in: Português English Español

A internet evoluiu de forma constante nas últimas décadas, tornando-se um ambiente democrático e cada vez mais acessível a pessoas e empresas. Esta democratização é potencializada pela disseminação das redes sem fio em locais públicos e privados, tal como shopping centers, lojas, aeroportos que oferecem aos seus clientes acesso à internet, garantindo maior comodidade e praticidade. Este tipo de acesso não deve, porém, ser oferecido informalmente, uma vez que em abril de 2014, a Lei 12.965, conhecida como Marco Civil da Internet, passou a determinar procedimentos, normas e orientações que devem ser seguidas para garantir a segurança do acesso, e evitar que este seja utilizado para atividades ilícitas.

É fundamental, portanto, que as organizações que disponibilizam acesso à internet sejam capazes de identificar estes usuários, garantindo a possibilidade de rastreamento em casos de fraudes e procedimentos ilícitos. Entenda os benefícios do portal cativo, bem como suas características de funcionamento com a leitura deste post.

O que é o Portal Cativo?

O Portal Cativo é uma aplicação que facilita a gestão do ingresso de usuários na rede sem fio, seja ela pública ou privada. Através do portal cativo é possível coletar dados de identificação do usuário, como nome, e-mail, CPF, entre outros, antes de permitir que este navegue na internet. A aplicação funciona a partir do redirecionamento automático do primeiro tráfego para uma página de validação da conexão, onde se encontra o formulário para coleta dos dados de cadastro. Após efetuar o cadastro, o acesso é liberado ao solicitante, possibilitando a navegação na internet.

Benefícios do Portal Cativo

Identificação do usuário

Coletar dados do usuário para facilitar a identificação do mesmo, ou para utilização para fins comerciais é um dos grandes benefícios do portal cativo. As empresas podem solicitar dados dos clientes/usuários como moeda de troca, para liberação do acesso à internet. Com estes dados a empresa poderá desenvolver ações de capitação direcionadas, e do ponto de vista de segurança, será mais fácil identificar os usuários que utilizaram a rede, em caso de necessidade de rastreamento de acessos ilícitos.

Registro e rastreabilidade

Os acessos de internet realizados através do hotspot da organização são armazenados, permitindo identificar os responsáveis por atividades ilegais ou fraudes. O armazenamento de registros deve ser especificado no termo de utilização do hotspot, e demonstra a conformidade e o comprometimento da empresa com relação à utilização de sua rede e as determinações legais.

Versatilidade de aplicações

A aplicação pode ser utilizada não somente em ambientes públicos para o controle dos acessos dos usuários, mas também em empresas, como forma de gerenciar o acesso de visitantes e colaboradores à rede corporativa. Também para a gestão do acesso Wi-Fi em eventos. O Portal Cativo é uma excelente solução, garantindo a segurança deste recurso, muitas vezes essencial a realização do evento.

É interessante que a adoção do Portal Cativo, como ferramenta para identificação e autenticação dos usuários de uma rede, seja acompanhada pelo setor jurídico da empresa, garantindo que seja criado e configurado um ambiente em conformidade com o Marco Civil. A internet apresenta uma infinidade de vantagens e fatores positivos para a sociedade, e é importante que, ao oferecer acesso a esta, sejam avaliados quesitos de segurança, evitando problemas para a empresa.

E você, já conhecia os benefícios do Portal Cativo? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

This post is also available in: Português English Español