Geral 1min de Leitura - 17 de setembro de 2020

Zoom implementa autenticação de dois fatores

Fachada da empresa Zoom

This post is also available in: Português

Desde que a pandemia do novo coronavírus iniciou, várias pessoas passaram a trabalhar remotamente e, por conta disso, o Zoom ganhou muitos usuários. Mas, junto com o sucesso, a plataforma de vídeo chamadas teve vários incidentes de segurança, como o zoombombing, por exemplo.

Porém, a situação vem sendo contornada com a implementação de melhorias de segurança. Na última semana, o serviço passou a oferecer autenticação de dois fatores, garantindo maior segurança para os usuários.

O recurso já existia e estava disponível, mas apenas para usuários que acessavam o Zoom a partir da web. Agora ele está disponível para aplicativos do Zoom para dispositivos móveis e desktop.

Adicionar autenticação de dois fatores fornece aos usuários uma maneira segura de autenticar e proteger contra incidentes, fornecendo uma série de benefícios, como redução no risco de roubo de identidade e violação de segurança, evitando que agentes mal-intencionados acessem contas legítimas e conformidade aprimorada com regulamentos de privacidade.

Os usuários poderão usar aplicativos de autenticação que suportam protocolos de senha descartável (Time-Based One Time Password – TOTP), como Google Authenticator, Microsoft Authenticator ou FreeOTP. Assim como também podem enviar o código Zoom por SMS ou chamada telefônica.

A autenticação em dois fatores funciona da seguinte maneira: após a proteção ser ativada – o usuário ativa essa opção no painel do Zoom, acessando as configurações de segurança – o usuário terá que complementar o procedimento de login no serviço com a inserção de um código fornecido por aplicativo, SMS ou chamada telefônica.

A escolha fica por conta do usuário. Porém, o método mais seguro e recomendado, é a obtenção do código via aplicativo.

O recurso está liberado tanto para usuários domésticos quanto para organizações, porém, os procedimentos de configuração são diferentes.

É altamente recomendado que todos os usuários ativem essa nova medida de segurança para evitar incidentes.

Via: DarkReading.

This post is also available in: Português