Geral 2min de Leitura - 05 de agosto de 2020

Blogspot não é mais um domínio do Google

Escritório do Google, dono do domínio Blogspot.

This post is also available in: Português

O Google permitiu que seu domínio blogspot.in expirasse no início de junho deste ano. O mesmo foi comprado por outra empresa, que colocou o domínio à venda por US$ 6.000.

Desde 2012, o domínio específico de cada país é utilizado como padrão pelo Blogspot para redirecionar os usuários de acordo com a sua localização geográfica e facilitar processos como remoção de conteúdo por direitos autorais.

Um dos domínios usados pelo Blogspot é o blogspot.in, cujo registro deixou de vigorar pelo Google no início de junho.

Os blogs que utilizam domínios regionais também podem ser acessados em seus respectivos subdomínios blogspot.com. Mas, ainda assim, a falha do Google em renovar o domínio causou transtornos aos donos dos blogs e também aos usuários, já que milhões de links publicados na internet ficaram quebrados.

captura de tela de erro na procura pelo blogspot

Fonte: OSTEC, 2020.

Fazendo uma rápida pesquisa no Google, mais de 4 milhões de páginas estavam hospedadas no blogspot.in, segundo o índice do buscador.

captura de tela de pesquisa do blogspot no google

Fonte: OSTEC, 2020.

Ou seja, o lapso de registro causou uma quebra de 4,4 milhões de URLs, pois o domínio não estava mais respondendo às solicitações.

Citando um exemplo: se uma pessoa na Índia acessar um URL blogspot.in, o site não será carregado e apresentaria a mensagem de erro “O endereço IP do servidor do blogspot.in não pode ser encontrado”.

Isso acontece também com os links permanentes do blogspot.in compartilhados pelos usuários nas redes sociais, pois o Google perdeu o controle do nome de domínio.

Apesar de parecer que os perfis blogspot.in tenham sido removidos para o Blogger.com, essas URLs ainda estão ativas nos resultados de pesquisa do Google e não redirecionam os usuários para os novos blogs.

Desde 29 de junho, o blogspot.in está no nome de uma empresa identificada como Dommainming, que colocou o domínio a venda por US$ 5.999 no mercado de domínios do Sedo.

Nome de Domínio: blogspot.in

ID do domínio do registro: DE2DC9C0E8E694C28ADEF0F444F121B45-IN

Servidor WHOIS do registrador:

URL do registrador: www.domainming.com

Data da atualização: 2020-06-29T20: 00:06Z

Data de criação: 2020-06-24T20: 00:05Z

Data de validade do registro: 2021-06-24T20: 00:05Z

Status do domínio: inativo http://www.icann.org/epp#inactive

Essa é uma quantia pequena para obter o controle de milhões de URLs listados na pesquisa do Google e pode permitir que um cibercriminoso ganhe controle sobre o domínio e o utilize para aplicar golpes, espalhar malwares ou aplicar SEO blackhats.

Não se sabe se a empresa entrou em contato com o Google antes de colocar o domínio a venda no Sedo e, devido aos riscos associados à expiração de um domínio altamente ativo, é estranho que o Google tenha permitido que isso acontecesse. Mais estranho ainda, é o Google não ter tomado posso novamente do domínio.

Até o momento, o Google ainda não se pronunciou sobre o caso.

Via: CYWARE.

This post is also available in: Português