Aprendizado e descoberta 4min de Leitura - 19 de dezembro de 2017

Web Filter: benefícios para analistas e administradores de segurança

Duas pessoas trabalhando lado a lado em seus notebooks

This post is also available in: Português English Español

Não é novidade que a internet é um recurso extremamente necessário nos ambientes corporativos. Com uma quantidade gigantesca de dados sendo enviados todos os dias para as plataformas digitais e um número crescente de usuários utilizando o recurso, ela se transformou em um ambiente cheio de possibilidades, mas também de ameaças.

Com a evolução constante da tecnologia, os desafios referentes ao controle de uso da internet se tornaram mais difíceis. O que antes era trabalho de um firewall simples, hoje requer tecnologias mais avançadas de filtragem.

Dessa forma, analistas e administradores de segurança procuram, cada vez mais, recursos capazes de organizar, estruturar e controlar o uso da internet no ambiente corporativo. Seja para manter um time produtivo e engajado, ou seguro e livre de ataques, as empresas precisam buscar cada vez mais aderência a princípios associados a Segurança digital.

Uma boa forma de ter esse controle é através de ferramentas como Web Filters. Para saber o que é e quais os benefícios do uso para analistas e gestores, prossiga com a leitura desse blog post.

O que é um Web Filter?

Um Filtro de Conteúdo Web, também chamado de Web Filter, é o nome dado para a ferramenta que possibilita aplicação de controles sobre o uso da internet, de acordo com as políticas de segurança estabelecidas pela corporação. De forma direta, esses filtros auxiliam os analistas a trazer conformidade entre a política estabelecida e o dia a dia na organização.

Os benefícios do Web Filter para o dia a dia de analistas e gestores

Nos dias de hoje, existem muitos benefícios em se aplicar um filtro de conteúdo web. A seguir, separamos alguns tópicos que mostram quais necessidades podem facilmente ser supridas pelos recursos da ferramenta, garantindo eficácia nas regras aplicadas por analistas e validadas por gestores de áreas distintas da organização.

Categorização de conteúdo

Um dos maiores impasses enfrentados pelos profissionais de segurança diz respeito a lista de sites/aplicações que precisam construir, com base nas políticas corporativos, com o objetivo de impedir que a internet traga ameaças para a empresa. É extremamente difícil trabalhar nestas listas de forma manual, pois o trabalho de manutenção é altamente oneroso e o resultado final tem pouca eficiência.

Ao usar os recursos disponibilizados por um Web Filter, essas dificuldades podem ser amenizadas. Isso porque os filtros trabalham com bases gigantescas de sites/URLs categorizados de acordo com conteúdo, propósito e descrição. Este modelo de funcionamento remove toda a complexidade associada a gestão de listas de acesso, e garante eficiência para analistas e gestores de tecnologia.

No entanto, alguns profissionais optam por utilizar listas de URLs gratuitas, ou pagas, encontradas na internet, que possuem efetividade extremamente limitada. O facebook, por exemplo, tem centenas de endereços específicos em seu servidor, tornando complexo que analistas tenham conhecimento sobre todos eles.

Por esse e tantos outros motivos, listas que precisam ser construídas manualmente e requerem manutenção constante não são aconselhadas. Profissionais na maioria das vezes não possuem tempo (ou disposição) para analisar a internet em busca de todos os endereços, muito menos de permanecer alerta na busca por novos. A manutenção constante é inviável para empresas e analistas que desejam manter níveis de segurança adequados.

Tal como elencado, é altamente indicado o uso de recursos que disponibilizem categorização de conteúdo, tornando a estruturação e manutenção de listas de acesso e regras mais fácil e eficiente.

Segurança, disponibilidade e eficiência

Além de proporcionar total agilidade no controle de uso da internet, o Web Filter também fornece uma camada extra de segurança. Por ser tão eficiente e abordar categorias completas de conteúdo, incluindo a classificação de sites que possuem conteúdos maliciosos. A restrição automática a este tipo de conteúdo proporciona tranquilidade para analistas e gestores.

Além disso, ele também é extremamente eficaz quando se trata de disponibilidade da internet. Uma das principais causas de indisponibilidade é resumida pelo consumo excessivo de banda por algum colaborador da empresa, o que potencialmente inviabiliza o uso por parte de outros departamentos. O controle de banda, com base nas categorias do Web Filter, também auxilia os profissionais a superarem este problema dentro da organização.

Relatórios de acesso

Em sua grande maioria, filtros de conteúdo possuem recursos com relatórios de acessos fazendo parte de sua estrutura. Isso permite que o analista saiba exatamente o que os colaboradores estão acessando, qual a taxa média de banda consumida por cada um deles, quanto tempo os colaboradores permanecem em cada site, entre outros.

Esses relatórios possibilitam que analistas atuem de forma proativa, antecipando ações corretivas mediante identificação de anormalidades no uso da internet. Algumas soluções, inclusive fazem envio de notificações automáticas por e-mail, facilitando ainda mais o dia a dia de analistas e gestores.

Melhoria em produtividade

Buscar por ferramentas adequadas que melhorem a produtividade do time é um desafio constante, tanto para os gestores como para analistas, independentemente da área de atuação na empresa. Com o uso inadequado da internet, é fácil que o time se torne menos produtivo e as perdas podem ser muito representativas, como você pode ler no artigo sobre perdas associadas a falta de produtividade.

No entanto, ao realizar a categorização correta dos conteúdos, torna-se mais fácil transformar o tempo dos colaboradores em atividades úteis e valiosas para o crescimento do setor e da empresa.

Uma das maiores perdas de uma empresa pode acontecer internamente, através do mau uso da internet. Através da categorização eficiente do conteúdo, isso não será um problema. Analistas e gestores de tecnologia tem papel fundamental para o desenvolvimento e sucesso da organização, uma vez que boa parte dos processos de uma empresa encontram-se informatizados, e muitas vezes dependentes da internet.

Traga facilidade para o seu dia a dia de trabalho e resultados para a sua empresa, através da aplicação de soluções que disponibilizem o recurso de filtro de conteúdo web.

This post is also available in: Português English Español