Computador em sala escura com imagens em verde apresentadas na tela

Voluntários da segurança digital lançam listas de bloqueio de URL’s para ameaças com tema COVID-19

Post disponível em / disponible en / available in: Português

Tempo de leitura: 2 minutos

A COVID-19 Cyber Threat Coalition lançou uma lista de bloqueios de URL’s e nomes de domínio conhecidos associados a golpes, ataques de phishing e ameaças de malware com tema coronavírus.

A Coalition é uma organização voluntária criada no final de março de 2020 com o intuito de disseminar informações sobre novas ameaças que tentam tirar proveito da pandemia.

É formada por membros da comunidade de segurança digital, grandes empresas, empresas de tecnologia e segurança digital que usam as informações coletadas para proteger empresas, consumidores, governo e organizações de saúde contra ciberataques.

Listas de bloqueio de URLs lançadas para proteção

O grupo criou duas listas de bloqueio, como parte desse projeto, que contêm URLs ou nomes de domínio que estão associados a ataques a organizações de assistências médica, governo e empresas ou que estão relacionados a golpes com temas de coronavírus.

O blocklist URL contém 13.863 URLs maliciosas que foram utilizadas em ataques e o blocklist domínio contém 12.258 domínios e nomes de hosts maliciosos.

Tanto consumidores quanto empresas podem usar essas listas de bloqueio em soluções de DNS executadas localmente, como Pi-Hole, alimentando-as em firewalls ou gateways multi-uso ou em outras soluções de segurança.

Os usuários locais que desejam usar a lista de bloqueio de domínio para proteger uma única máquina também podem convertê-la em um arquivo HOSTS simplesmente adicionando 127.0.0.1 na frente de cada nome de host.

A lista atual de domínios geraria um arquivo de 452 KB, o que pode causar problemas de desempenho no Windows 10.

Essas listas de bloqueio são atualizadas a cada dez minutos, por isso é importante estabelecer mecanismos para atualização automática dos dados ou atualizá-las manualmente com certa frequência.

Via: BleepingComputer.

Thais Souza
thais.souza@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.