Transformação digital

O que a Transformação digital tem a oferecer para a sua empresa?

Post disponível em / disponible en / available in: Português Español

Tempo de leitura: 4 minutos

Cada vez mais empresas estão substituindo suas interações tradicionais por experiências virtuais, em áreas que vão do atendimento à logística, por exemplo. Essa transformação é alimentada pelos avanços da tecnologia, em um movimento que muitas vezes acontece não por desejo próprio das empresas, mas com o intuito de se manterem atualizadas e relevantes o suficiente para sobreviverem. Ou seja, o que antes era um diferencial, agora é necessidade básica.

Dessa maneira, os clientes já procuram uma empresa esperando uma experiência digital eficiente. E é aí que a Transformação Digital entra em campo. Ao contrário do que se pensa, a Transformação Digital está longe de ser apenas o processo de adotar novas tecnologias. Afinal, envolve uma mudança estrutural nas organizações, onde a tecnologia é protagonista.

A transformação digital é, então, a adoção de novas formas de fazer negócios com base em avanços tecnológicos. Envolve mudar uma tarefa ou demanda por conta do uso de ferramentas digitais e tecnologias inovadoras. Entretanto, é preciso haver mudanças culturais para que a Transformação Digital faça sentido e atinja seus objetivos, garantindo melhores resultados para a empresa. Assim, é um processo contínuo, que causa efeitos em todos os segmentos que utilizam tecnologia, para garantir ou aumentar a eficiência da operação.

Como começar a Transformação Digital na empresa

Existem pilares nos quais a Transformação Digital se baseia, e que orientam o início da implantação. Em primeiro lugar, deve-se entender que as estratégias precisam ser segmentas de modo a atender necessidades e características, inclusive culturais, das empresas e das regiões de atuação das mesmas. É imprescindível que as estratégias sejam flexíveis e acompanhem as movimentações do negócio, para que existe efetivo sucesso na implantação de conceitos associados a Transformação Digital.

Outro quesito importante é saber escolher os parceiros que vão auxiliar na adaptação. Neste momento é importante haver total sinergia entre os fornecedores e reduzir, na medida do possível, as empresas envolvidas no processo. Ao escolher um fornecedor para produtos e serviços associados a segurança digital, tente agrupar as principais demandas da empresa neste sentido e buscar um fornecedor que possa conciliar o atendimento destes itens. Ter um fornecedor diferente para cada demanda pode levar a desperdício de tempo e gerar transtornos. A OSTEC conta com uma série de soluções voltadas para segurança digital, com foco na proteção de resultados e pode ser uma excelente opção de parceria neste sentido. Entre em contato com algum de nossos especialistas e saiba mais.

De fato, toda a operação da empresa é afetada. Setores que antes pouco conversavam agora devem interagir várias vezes ao dia, compartilhando processos automatizados e metodologias ágeis. É importante que a Transformação Digital leve os funcionários à cultura de compartilhar informações entre as equipes, encontrando meios de otimizar as entregas diante de metas comuns a todos. Os colaboradores precisam ser guiados pela tecnologia e pela ideia de que a experiência do cliente deve estar em primeiro lugar.

Com a Transformação Digital, a empresa sentirá impactos consideráveis na área comercial. Será preciso pensar nos diferentes canais onde os clientes estão, bem como as melhores formas de prospectá-los. Isso leva a avaliar quais ferramentas devem ser adotadas para otimizar o desempenho da equipe – seja para monitorar a leitura de e-mails com propostas ou a utilização de discadores automáticos que dinamizam a produtividade.

Em resumo, uma série de ferramentas, em sua grande maioria, hospedadas em nuvens públicas, ou privadas, que possuem total dependência da qualidade e estabilidade do recurso da internet corporativa para garantir que seu uso seja pleno. A internet e a evolução dos softwares e aplicações possibilita a transformação digital, mas também gera grande dependência para as empresas, independentemente do seu porte ou segmento.

Mensurando os resultados

Como um processo que tem começo, mas não um fim, a Transformação Digital demanda a existência de meios que mostrem quais resultados de fato estão sendo trazidos para a empresa. O ideal é que cada negócio crie uma estratégia que englobe suas necessidades de inovação, concebendo indicadores-chave para compreender os resultados alcançados. Assim, haverá uma coleta fiel de informações que resulta em relatórios essenciais para identificar o que a sua empresa já conquistou e quais pontos ainda podem ser melhorados. Lembre-se: o que não é medido não pode ser gerenciado.

Mas é preciso ir além dos números. Avalie como suas equipes estão se comportando. Seus times ainda atuam como departamentos separados e incomunicáveis? Já implementaram ferramentas digitais que otimizam todo o processo? Atente para isso também. Afinal, a Transformação Digital é sobre tecnologia e pessoas!

E como dica final, dê uma tenção especial para a segurança dos dados e informações corporativas. Elas são a essência para obtenção de melhores resultados.

 

ostec
ostec@ostec.com.br
No Comments

Post A Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.