Consideração de solução 2min de Leitura - 22 de janeiro de 2021

O que é segurança multicamadas?

Vários cadeados simbolizando a segurança multicamadas

This post is also available in: Português

O mundo digital tem se tornado um ambiente cada vez mais perigoso para os negócios, afetando empresas de todos os tamanhos e segmentos. Principalmente pelo uso intenso de tecnologia no ambiente de trabalho e pelo aumento dos ataques de ransomware, que tem sido cada vez mais frequentes.

Por conta disso, a segurança da informação tem se tornado cada vez mais relevante para as empresas, pois manter dados sigilosos e conteúdos pessoais de clientes protegidos, é primordial para qualquer negócio, principalmente com a entrada em vigor da LGPD.

As organizações devem reforçar suas medidas de proteção e utilizar soluções tecnológicas mais preparadas para proteger os computadores, redes, programas e dados de qualquer tipo de invasão.

Uma das formas mais adequadas de se proteger, é utilizando uma estratégia de segurança multicamadas, que protege com diferentes tecnologias de segurança os principais pontos de entrada de ameaças na rede corporativa. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre segurança multicamadas.

Infraestrutura de segurança multicamadas

Trata-se de uma abordagem de segurança de rede que faz uso de vários recursos para proteger as operações e os dados corporativos.

O objetivo dessa infraestrutura é incluir várias camadas na segurança da rede para impedir o sucesso de ataques virtuais. Ela ajuda a garantir que cada componente de desempenhe um papel essencial na estratégia de segurança.

Porém, é necessário que a empresa conte com diferentes ferramentas que funcionem em vários níveis para defender cada ponto de entrada da rede. Assim, as forças individuais de cada camada da infraestrutura de multicamadas será capaz de agir e cobrir possíveis lacunas.

Essas camadas, trabalhando juntas, serão capazes de aprimorar a segurança, aumentando as chances de a empresa conseguir impedir que invasores violem suas redes e causem prejuízos e outros problemas.

Implantando uma infraestrutura de segurança multicamadas

Existem muitas maneiras diferentes de implementar essa infraestrutura, porém, a melhor estratégia irá depender do que a empresa quer dar prioridade em sua proteção.

Entre algumas estratégias, estão:

– Segurança de rede (Firewalls)
– Segurança de e-mail (antispam e outros filtros para segurança)
– Segurança end-point (antivírus)
– Backup e recuperação

Como funciona?

Na segurança multicamadas, quando uma ameaça ultrapassa uma barreira, ela terá que superar barreiras subsequentes, dificultando a ação de invasores. Por isso, ter várias camadas de segurança é importante para que as empresas consigam proteger seus dados.

A infraestrutura funciona graças a integração das diferentes soluções de proteção utilizada pela empresa.

This post is also available in: Português