Consideração de solução 3min de Leitura - 13 de janeiro de 2021

O que é outsourcing?

Mulher segurando caneta entre os dedos.

This post is also available in: Português

Outsourcing trata-se de um termo em inglês que representa o ato de uma empresa contratar os serviços de outra para desenvolver uma atividade que antes era realizada por seus colaboradores.

Os funcionários da empresa contratada podem, até mesmo, ser responsáveis por conduzir um setor inteiro da empresa, caso esta seja a necessidade da contratante. Eles também podem cumprir sua jornada de trabalho dentro da cliente, sem que seja caracterizado vínculo empregatício, já que o vínculo é estabelecido com a empresa prestadora do serviço.

O outsourcing colabora para os resultados de uma empresa proporcionando melhorias de performance e redução de custos, sendo essa prática diferente da terceirização, apesar de muitos verem os dois termos tratados como sinônimos.

Não se trata apenas de um aluguel de profissionais ou serviços para um determinado setor, mas sim da contratação de uma organização especialista na área desejada que pode colaborar com o desenvolvimento do negócio.

Continue a leitura deste blog post e entenda um pouco mais sobre diferentes tipos de serviços de outsourcing de tecnologia e suas características.

Outsourcing de TI

A constante utilização de tecnologia e comunicação nas empresas, leva muitas vezes a cenários de complexidade, que acabam reduzindo a produtividade e eficiência organizacional.

É neste momento que empresas que prestam serviços especializados em tecnologia ganham espaço. Os diferenciais associados a contratação de um serviço de outsourcing de tecnologia são: Divisão de responsabilidades, alta capacidade técnica e redução de custos operacionais/táticos. Estes benefícios ganham ainda mais força quando associados à possibilidade dos profissionais da empresa focarem no core business, delegando atividades paralelas.

Entre alguns serviços oferecidos pelo outsourcing de TI estão:

Full outsourcing

A empresa cuida de tudo que não está relacionado a tecnologia da informação orientada ao negócio, o que geralmente consiste em infraestrutura, redes e roteamento, mentoring de projetos, servidores, backup, storages, entre outros.

É um trabalho que gera economia financeira e aumento de produtividade, pois conta com um time de tecnologia dedicado ao negócio.

Outsourcing de infraestrutura

A empresa contratada cuida de toda a infraestrutura lógica que envolve o datacenter, desde servidores, switches de rede, switches SAN, storage, blades, servidores, tape library e da camada de sistema operacional necessária para o funcionamento e provisionamento de serviços para a empresa, como banco de dados, servidores de aplicação, arquivo, entre outros.

Outsourcing de sistemas operacionais

Contratando uma empresa para administrar os sistemas operacionais mais críticos, a empresa terá isenção de responsabilidade pelos times de tecnologia e mais facilidade no atendimento de requisitos de outros fornecedores. Além disso, pode contar com um time de especialistas que podem otimizar as configurações e entregar maior desempenho com os mesmos recursos.

Outsourcing de redes LAN e WAN

Existem grandes vantagens em contratar empresas especialistas caso possua uma estrutura de rede interna e externa complexa ou com alta criticidade.

Outsourcing de Segurança Digital

A empresa contratada pode gerenciar e monitorar switches, roteadores e outros dispositivos, aumentando sua eficiência e antecipando eventuais sinistros.

Vantagens e desvantagens do outsourcing

O outsourcing pode proporcionar inúmeras vantagens, mas também pode trazer algumas desvantagens.

Como vantagens, podemos citar o aumento na rentabilidade da organização contratante por uma série de fatores. O principal deles é a maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existem na organização sem necessidade de grandes gastos.

Uma outra vantagem é que delegar atividades a empresas especializadas é uma forma de entregar melhores resultados aos clientes.

Porém, uma das desvantagens do outsourcing, assim como outros negócios, são os riscos que ele pode ocasionar para as empresas que não souberem implementá-lo corretamente. A maior desvantagem está associada à contratação inadequada da prestadores de serviços.

Para evitar prejuízos ao investir em outsourcing, é fundamental procurar parcerias com experiência no mercado. As prestadoras de serviços devem ser especialistas e referências na respectiva atividade.

Se sua empresa tem interesse em contratar outsourcing na área da tecnologia da informação, converse com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

This post is also available in: Português