Certificações 3min de Leitura - 31 de março de 2021

ISO 27001, benefícios para sua empresa

logo ISO 27001 vetorizado sobre um teclado de notebook

This post is also available in: Português Español

Possuir uma comprovação oficial de que a gestão de segurança da informação da sua empresa obedece aos mais altos padrões do setor é um diferencial importante para o negócio.

ISO 27001

Com o entendimento de que as informações e dados mais sensíveis estão devidamente protegidos, é possível operar com mais confiança, buscando continuamente a inovação e o crescimento do setor e da organização como um todo. Ter a segurança da informação como elemento estratégico é cada vez mais importante.

Os avanços da tecnologia impactam todos os setores do mercado, desde o desenvolvimento de produtos até o relacionamento com o cliente. Sendo assim, trabalhar rumo a uma segurança da informação dentro dos padrões ISO 27001 é uma forma de alinhar processos e alcançar novos patamares.

Além disso, existem outros benefícios que uma organização pode atingir com a implementação da ISO 27001. Confira.

Referência mundial em gestão de segurança da informação

A ISO 27001 fornece as melhores práticas referentes a Gestão da Segurança da Informação, seus controles são reconhecidos internacionalmente, além de abrangerem a Segurança da Informação em todos os níveis.

Conformidade com leis vigentes

A norma exige que você esteja em conformidade com todas as leis e requisitos contratuais, impactando positivamente na gestão de riscos, redução de impacto e governança corporativa. Ou seja, a metodologia implementada pela ISO 27001 está em conformidade com a maioria das legislações de proteção de dados vigentes.

Redução de riscos

Com a análise de riscos e seu plano de tratamento, os controles são planejados e direcionados com o objetivo de evitar que pontos fracos sejam explorados e tragam perdas financeiras para as empresas.

Otimização dos investimentos

Com uma análise de riscos bem estruturada, os investimentos em sua grande maioria se tornam baseados em tendencias. Ou seja, os recursos serão aplicados para reduzir os riscos de forma geral, ao invés de focar em uma determinada área e deixar as demais expostas.

Vantagem competitiva

Possuir a certificação ISO 27001 demonstra o compromisso da empresa com a segurança da informação. Assim, a confiabilidade dos clientes em relação a empresa aumenta consideravelmente.

Além disso, uma empresa certificada pode aumentar o número de oportunidades de negócios, tendo em vista que muitas empresas no momento da contratação exigem que seus fornecedores ou parceiros detenham a certificação como garantia de conformidade com as leis e um alto nível de preocupação referente a segurança da informação.

Organização interna da empresa

A ISO 27001 define que é necessário determinar as responsabilidades e seus responsáveis, acabando com aquela dúvida de quem decide ou cuida de determinado assunto. Ou seja, quando as ações são bem definidas e os objetivos esclarecidos, o desempenho operacional se torna mais efetivo.

Além disso, a norma aumenta os níveis de aderência da sensibilidade, participação e motivação dos colaboradores no que tange a segurança da informação.

ISO 27001

Melhoria contínua

É uma das principais características e ações definidas pela norma. A ISO deixa evidente que a empresa deve assumir o compromisso de melhorar seus processos de gestão sempre que necessário. Por isso, auditorias devem ser realizadas para a empresa ter a chance de rever, analisar e alterar seus processos caso seja necessário devido ao surgimento de um gap ou oportunidade.

Integração de sistemas de gestão

Uma das bases da ISO 27001 é o ciclo PDCA (planejar, fazer, verificar, agir), que também faz parte de outras normas de sistemas de gestão.

Consequentemente, fica mais simples desenvolver um sistema de gestão único que atenda aos requisitos de outras normas, por exemplo, a ISO 9001 – sistema de gestão da qualidade.

Seja através da implementação e certificação da ISO 27001 em sua empresa ou a utilização das melhores práticas, softwares e soluções de segurança, o fundamental é compreender que manter suas informações seguras precisa ser uma prioridade.

A OSTEC oferece consultoria ISO 27001, para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas.

This post is also available in: Português Español