Geral 2min de Leitura - 17 de julho de 2020

Exclusão de dados: histórico da conta do usuário do Google será deletada automaticamente

Pessoa segurando um tablet com uma caneta em mãos, simulando a exclusão de dados.

This post is also available in: Português

A empresa está realizando uma mudança na retenção de dados, tornando padrão a exclusão de dados automática para as configurações principais de atividades.

Na última semana, o Google anunciou grandes mudanças nas práticas de retenção de dados nos principais produtos para os usuários. A partir de agora, na primeira vez que o usuário ativar o histórico de localização, que por padrão está desativado, sua opção de exclusão será definida, por padrão, para 18 meses.

Segundo matéria realizada pelo The Verge, após se passarem 18 meses de atividade do usuário, o Google pode excluir a maioria dos dados salvos.

Em 2019, o Google já havia introduzido controles de exclusão, que lhe permite excluir automaticamente e continuamente dados de histórico de localização, pesquisa, voz e atividades do YouTube após 3 ou 18 meses.

Sundar Pichaim, CEO da Alphabet, disse em um comunicado no blog da empresa:

“Continuamos nos desafiando a fazer mais com menos e hoje estamos mudando nossas práticas de retenção de dados para tornar a exclusão automática o padrão para nossas configurações principais de atividades”.

A exclusão após 18 meses será padrão, ou seja, ao atingir 18 meses, os dados serão excluídos e não ficarão mais disponíveis, mesmo que os usuários não tenham optado pela exclusão dos mesmos.

Mas vale lembrar que o usuário tem a opção de desativar essas configurações ou alterar sua opção de exclusão automática.

Como funcionará a exclusão de dados?

O recurso de exclusão de dados automática do Google se aplicará ao histórico de pesquisa (na Web ou no aplicativo), histórico de localização e comandos de voz coletados pelo Assistente do Google ou dispositivos como a página inicial do Google.

Esses dados são registrados pelo Google em sua página “minha atividade”, onde os usuários podem ver quais dados coletados e excluir manualmente itens específicos.

Essas mudanças serão aplicadas apenas a novos usuários que, como dito anteriormente, ativarem a localização pela primeira vez. As contas já existentes não verão alterações nas configurações. O Google também promoverá a opção de exclusão de dados na página de pesquisa e no YouTube. A exclusão de dados automática pode ser ativada na página controles de atividade.

Além das novas configurações padrão, a empresa também irá facilitar o uso do modo de navegação anônima do Chrome, permitindo que os usuários móveis alternem para o modo de navegação anônima pressionando a foto de perfil.

Esse recurso já foi lançado para o IOS, chegando em breve para o Android e outras plataformas.

Via: Security Information News.

This post is also available in: Português