Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 26 de abril de 2018

O que é o Diagnóstico de Segurança da Informação e por que ele é importante?

Homem sentado em frente ao computador em uma sala escura, com textos de linguagem de programação refletidos sobre ele e a parede atrás dele

This post is also available in: Português English Español

Segurança da Informação é um conceito novo para muitos profissionais de tecnologia. Isto exemplifica um fator crítico: embora analistas e gestores de TI invistam em segurança digital, os níveis de maturidade dos seus negócios nem sempre estão enquadrados nos padrões necessários.

Muitas vezes, o problema se intensifica ainda mais por não reconhecerem os pontos de fragilidade e a maturidade dos seus negócios. Segundo relatório da Norton by Symantec, cerca de 61% da população do país foi vítima de cibercrime em 2017. Isso corresponde a aproximadamente 62 milhões de brasileiros conectados à internet e envolve pessoas, empresas e órgãos públicos.

As empresas precisam identificar onde estão mais ineficazes e, desta forma, ajustarem seus esforços para obterem plena proteção. Neste blog post, serão apresentadas características do Diagnóstico de Segurança da Informação (DSI) – ferramenta vital para esse tipo de reconhecimento, desenvolvida pela empresa OSTEC.

Se você quiser saber mais sobre o diagnóstico, sua importância e quais os fatores são levados em conta na avaliação, continue lendo.

O que é o Diagnóstico de Segurança da Informação?

O DSI, abreviação dada para o Diagnóstico de Segurança da Informação, é uma ferramenta que avalia (assim como o nome sugere)  os processos e recursos relacionados à segurança da informação de empresas e produz um prognóstico; ou seja, analisa diversas áreas e gera um resultado avaliador da maturidade da corporação nos padrões de segurança digital.

O Diagnóstico de Segurança da Informação desenvolvido pela OSTEC não é uma simples consultoria empresarial. É, acima de tudo, uma ferramenta que proporciona autonomia ao usuário e possibilita visibilidade do panorama geral de um negócio. Seu funcionamento se baseia em um questionário criterioso, que busca a veracidade das respostas fornecidas pelo indivíduo. Assim, viabiliza explicações adequadas para dúvidas e identifica potenciais gargalos de segurança na empresa.

Com o DSI, os responsáveis pela Segurança da Informação da empresa podem adquirir mais facilidade em suas atividades diárias, pois seus esforços serão focalizados de forma alinhada e coerente com as necessidades existentes na organização.

É importante salientar, no entanto, que a ferramenta não retira a importância de uma avaliação específica feita por especialistas na área de Segurança da Informação.

Quais os fatores avaliados?

Existem muitos aspectos que são avaliados no diagnóstico, pois a segurança de uma corporação deve ser tratada de forma minuciosa e detalhada. O combate às ameaças virtuais acontece por meio de diversos fatores que contribuem, de diversas maneiras, para engajar o time em sua produtividade e incrementar na alta disponibilidade da internet.

Alguns dos fatores mais relevantes, no entanto, são:

Governança e Compliance

Nesta categoria, são avaliados os aspectos mais organizacionais, a utilização e cumprimentos de normas e as políticas internas aplicadas.

Controle e Produtividade

Aqui são analisados se os controles dentro da organização são válidos, se oferecem assistência aos colaboradores e se influenciam na produtividade deles.

Disponibilidade

Fator importantíssimo para o negócio, neste aspecto são avaliados todos os itens e recursos que precisam permanecer  disponíveis, sem interrupção e com alta eficiência.

Visibilidade e Rastreabilidade

Neste, é verificado as ferramentas que detectam anomalias na estrutura de rede, possibilitam a visibilidade de intrusões e processos fora do normal, além de identificar responsáveis por determinadas ações.

A importância do Diagnóstico de Segurança da Informação

O DSI não é destinado exclusivamente para grandes corporações, mas para corporações que pensam grande. Isso porque ele pode ser usado por todas as empresas, independentemente do tamanho ou ramo de atuação.

Com a ferramenta, pode-se dar  o pontapé inicial nas atividades da empresa em relação a segurança da informação ou aprimorá-las de forma assertiva. Afinal, uma estratégia envolve um longo conjunto de ações: planejamento, conscientização dos times, monitoramento e melhoria contínua. Dessa forma, ter um diagnóstico completo é ter um guia que pode – e deve – ser utilizado para o desenvolvimento e proteção da empresa.

Portanto, se você ficou interessado em examinar o comprometimento organizacional da sua empresa, desenvolvemos um diagnóstico totalmente gratuito e você pode faze-lo agora mesmo!

This post is also available in: Português English Español