Geral 3min de Leitura - 27 de maio de 2020

Como a cibersegurança permite que as empresas lidem com a COVID-19

Homem trabalhando em frente a um computador em uma sala escura.

This post is also available in: Português

O impacto da pandemia da COVID-19 em nossa sociedade resultou em mudanças dramáticas na maneira como as pessoas estão viajando, estudando, interagindo umas com as outras e trabalhando.

Várias tendências estão sendo confirmadas em decorrência do surto, destacando-se: conceito de trabalho remoto seguro, colaboração e segurança digital. Tudo isso para que setores da economia possam reduzir os impactos gerados pela pandemia.

Ferramentas para colaboração

Houve um grande aumento na adoção de ferramentas para a colaboração como consequência da COVID-19.

O trabalho remoto aumentou drasticamente com as organizações exigindo, ou pelo menos incentivando, seus funcionários a ficarem em casa.

Por conta disso, houve um aumento significativo no uso de softwares para videoconferência e colaboração online, muitos dos quais, felizmente, são totalmente gratuitos, permitindo que as organizações os integrem às suas rotinas e aplicativos internos, para obter melhor desempenho.

Inicialmente, trabalhar em casa pode parecer um desafio, e muitas organizações, que anteriormente relutavam adotar o trabalho remoto como prática, se depararam com uma realidade onde esta era uma das únicas opções.

Existem muitos conceitos equivocados em relação ao trabalho remoto, mas a pandemia mundial resultou na adoção da prática que forçou gerentes e executivos, que antes tinham dúvidas sobre o trabalho remoto ter experiência positiva na adoção do modelo, sendo perceptível melhorias a cerca de produtividade, saúde mental, meio ambiente e despesas operacionais.

Como resultado, muitas organizações começaram a planejar a incorporação de modelos de trabalho flexíveis e remotos em suas agendas de forma mais permanente, mesmo após o término da pandemia.

Segundo uma pesquisa recentemente publicada pela Gartner, empresa global de consultoria e pesquisa, a mudança na cultura do trabalho pode ser permanentemente para quase metade da força de trabalho.

Softwares para trabalho remotas

O número de aplicativos necessários para permitir o trabalho remoto – especialmente em uma base mais permanente – claramente aumentará, assim como o número de clientes e parceiros focados em aplicativos voltados para a internet.

Portanto, a disponibilidade e a criticidade desses aplicativos serão extremamente cruciais para a sustentabilidade da prática de trabalho remoto, além de permitir que as empresas colaborem e compartilhem informações com seus colaboradores e acionistas, algo que só vai crescer em importância.

Como inevitavelmente haverá um aumento maciço nos aplicativos voltados para a internet que serão de importância vital para essas empresas, haverá um foco ainda maior em garantir que a segurança seja forte o suficiente para garantir a continuidade dos negócios.

A crescente importância da segurança cibernética

Muitas empresas já colocaram a cibersegurança como uma das questões mais importantes que enfrentam na era moderna, mas com a crescente importância do trabalho remoto, isso se tornará apenas um aspecto ainda mais integrado ao planejamento futuro dos negócios.

Ter uma estrutura de segurança digital implementada garante que a empresa esteja em melhor posição para lidar não apenas com a atual crise da COVID-19, mas também para garantir a sustentabilidade do comportamento futuro após a pandemia.

Existem várias verticais essenciais com as quais as empresas precisam aprender a lidar o mais rápido possível devido a muitos fatores resultantes da COVID-19, incluindo:

  • A necessidade de o governo fornecer aos consumidores mais serviços digitais;
  • A rápida adoção da aprendizagem remota pelo setor educacional;
  • A necessidade de o sistema de saúde desenvolver métodos inovadores para lidar com problemas de capacidade.

Solução

A solução para esses problemas será maior colaboração e digitalização, além da adoção de aplicativos focados no consumidor nos setores informados acima.

A segurança digital precisa ser vista como um método para alcançar rapidamente esses objetivos, sem comprometer os benefícios que ele realmente pretende oferecer.

Abordando a questão de segurança digital

Vários fatores devem ser previstos em qualquer abordagem de segurança digital, incluindo:

  • Buscar por vulnerabilidades em aplicações regularmente, evitando que as mesmas sejam exploradas;
  • Proporcionar às empresas a capacidade de mitigar esses riscos em tempo real para garantir a continuidade dos negócios, uma vez que a violação pode ter custos sérios além de perda transacional e de marca, incluindo perda de produtividade quando as equipes contam com essas aplicações para concluir com êxito seu trabalho;
  • A parceria com especialistas do setor e empresas que prestam esses serviços com o aumento da demanda, provavelmente resultará em inovação mais rápida que tornará a adoção mais simples para as empresas, sem a necessidade de criar conhecimento interno;
  • Aborde a segurança digital como um facilitador para as empresas, permitindo que as organizações sejam mais ágeis, mais rápidas e sem medo de serem digitais, enquanto mitigam os riscos de continuidade.

Vários serviços de mercado, fornecem segurança para aplicações, permitindo que as empresas se movam mais rapidamente e permaneçam sustentáveis durante e após a crive da COVID-19.

Via: The Hacker News.

This post is also available in: Português