Geral 2min de Leitura - 20 de dezembro de 2023

Celular Seguro: conheça o app do governo que visa inibir roubos

celular seguro app governo

This post is also available in: Português

O Brasil é um dos países com maior índice de roubos de celulares no mundo. Em 2022, foram registrados mais de 2 milhões de casos, segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Esse cenário preocupa a sociedade e as autoridades, que buscam medidas para reduzir o problema.

Por conta disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) lança nesta terça-feira, 19, o aplicativo e o site “Celular Seguro”, em parceria com a Anatel, Febraban e instituições financeiras. Com esta iniciativa, o governo federal espera ampliar a parceria com operadoras de celular.

A ferramenta visa inutilizar os aparelhos após serem roubados, tornando-os inúteis para os criminosos. Porém, num primeiro momento, o app só irá ajudar a bloquear o acesso de bandidos à linha telefônica e a aplicativos de bancos, sempre que uma notificação de roubo for emitida.

A ferramenta ainda não será capaz de inutilizar os aparelhos, como pretendido pelos idealizadores do projeto. Para isso, seria preciso que os sistemas operacionais também fossem bloqueados, mas os principais desenvolvedores, Google (Android) e Apple (iOS), não foram citados entre os parceiros até esta segunda, 18.

A proposta é que, ao se cadastrar previamente e tiver o celular roubado, furtado ou perdido, o usuário poderá registrar uma “ocorrência” no app. Assim, um alerta será enviado ao mesmo tempo para operadoras de telefonia e bancos que participam dessa iniciativa.

Caso a ideia se cumpra, a vítima perderá menos tempo para entrar em contato com cada instituição. Porém, não há garantias de bloqueio imediato, visto que a associação de operadoras de telefonia fala em até 6 horas para encaminhar o pedido às operadoras e mais 1 dia útil para a linha ser bloqueada.

Alguns bancos envolvidos na iniciativa garantem o bloqueio imediato das contas e acessos, mas outros repassam prazo de até meia hora, a partir do recebimento do alerta realizado pelo aplicativo.

Como funciona o Celular Seguro?

O Celular Seguro funciona de forma simples. Para utilizá-lo, o usuário deve instalar o app por meio da sua loja de aplicativos (Google Play ou App Store). Na plataforma, é necessário realizar o cadastro por meio do sistema gov.br, onde se deve inserir os dados do celular que deseja proteger e os dados de uma pessoa de confiança.

Caso o usuário seja roubado, furtado ou perca o celular, ele precisará acionar a plataforma por um computador ou por meio da pessoa de confiança identificada no aplicativo, agilizando notificações a terceiros sobre o ocorrido.

O Celular Seguro é uma iniciativa importante para combater o roubo de celulares no país, oferecendo uma série de benefícios para os usuários e com um potencial de crescimento para que consiga inutilizar, de fato, o aparelho e, assim, diminuir os casos de roubo, tornando o Brasil um país mais seguro para os usuários de celulares.

Fonte: G1, CNN Brasil.

This post is also available in: Português