Geral 1min de Leitura - 01 de junho de 2020

Anonymous invade sistemas do governo e da polícia dos Estados Unidos

Homem de capuz e mascara apontando para frente.

This post is also available in: Português

No último final de semana, o grupo internacional de hackers, denominado Anonymous, foi responsável por uma série de atentados cibernéticos contra sites do governo dos Estados Unidos.

O grupo tem como foco os sistemas de delegacia e outros órgãos policiais. Eles justificam suas ações como apoio a série de protestos diante da violência policial contra a população negra, após a morte de George Floyd por um policial branco.

Em um vídeo, o Anonymous prometeu expor para o mundo os muitos crimes cometidos pela polícia norte-americana. O vídeo, que foi visto cerca de 2 milhões de vezes, mostra uma figura usando uma máscara de Guy Fawkes e uma narração eletronicamente alterada, que são as marcas do grupo.

O grupo desativou com sucesso o site do Departamento de Polícia e o principal site da cidade de Minneapolis. Além disso, o grupo hackeou os rádios dos policiais de Chicago, impedindo que se comunicassem sobre as manifestações que estavam acontecendo.

No início de domingo, 31, os sites invadidos ainda estavam enfrentando problemas de acesso, exigindo esporadicamente que os visitantes inserissem captchas, verificando que não eram bots em um front-end hospedado pela empresa de segurança na Internet Cloudflare – um sinal de que os sites estavam passando por um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS), projetado para tornar um serviço de internet inutilizável, inundando-o com tráfego falso.

O grupo já estava inativo há três anos e está publicando as “notícias” de seus atos em uma página no Twitter, que se diz ser administrada por “vários Anon”.

This post is also available in: Português