Geral 2min de Leitura - 02 de junho de 2020

Anonymous Brasil expõem dados confidenciais da família Bolsonaro e seus aliados

Homem de capuz, mascara e luvas.

This post is also available in: Português

Grupo de hackers publicou no Twitter dados, que vão de CPF a declarações de renda, do presidente, seus familiares e pessoas próximas.

No último final de semana, o grupo de hackers Anonymous ressurgiu após três anos de inatividade. Eles invadiram os sites do governo e da polícia dos EUA e nessa segunda, 01, foi a vez do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, ter seus dados expostos por hackers vinculados ao grupo Anonymous.

O grupo publicou uma série de informações pessoais do presidente, seus familiares e vários aliados, como o ministro da Educação, Abraham Weintraub, da Mulher, da Família e da ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Dados do empresário Luciano Hang, proprietário da Havan e um dos mais entusiasmados defensores do presidente, também foram divulgados pelo grupo.

Os dados foram publicados no Pastebin, um serviço online que permite que se colem trechos de documentos e códigos para acesso compartilhado.

Porém, pouco mais de uma hora após os dados serem divulgados, as páginas já não estavam mais acessíveis. O material vazado possuía elementos como números de telefone, endereços (físicos e de e-mail), CPF, registros partidários, declarações de bens, scores do Cadastro Positivo, dividas e números de cartão de crédito.

Os dados também foram compartilhados no Twitter, que logo agiu e suspendeu a conta do grupo de hackers.

Print do twitter do anonymous BR.

Fonte: Twitter, 2020.

O grupo prometeu não parar, criando novas contas no Twitter, como a @anonymousdobr e @YourAnonNewsBR, porém, não se sabe qual e se há uma única conta oficial do grupo, pois como se sabe, o grupo é composto por várias pessoas do mundo todo e são mais ativos na Deep Web.

O grupo disse que vai expor mais dados, inclusive a relação do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, com o presidente dos EUA, Donald Trump.

O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou em seu Twitter, dizendo que medidas estão sendo tomadas para que os cibercriminosos não saiam impunes.

Print do Twitter de Jair Bolsonaro.

Fonte: Twitter, 2020.

Muitos usuários do Twitter debocharam do comentário feito pelo presidente, uma vez que nem o FBI, com os recursos mais modernos de combate ao cibercrime, tive sucesso no combate e identificação das ações promovidas pelo grupo.

This post is also available in: Português