Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 22 de outubro de 2021

4 dicas para garantir sua cibersegurança

mulher programando em notebook

This post is also available in: Português

Os cibercriminosos estão aperfeiçoando seus golpes cada vez mais. E eles não tem como alvo apenas grandes marcas e empresas. Para eles, sua identidade, dados financeiros, o que está no seu e-mail, tudo isso é valioso. Portanto, é importante estar sempre atento e possuir alguns hábitos para se manter seguro.

Não pense que somente softwares e auxílio profissional são suficientes para garantir sua segurança. Você mesmo deve seguir algumas dicas simples, mas que fazem a diferença. Confira!

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores – também chamada de multifator, MFA e 2FA – implementa uma etapa extra de segurança em sites e aplicativos, solicitando que usuários confirmem sua identidade antes de acessá-los.

Aplicativos como as redes sociais, bancos e vários outros, oferecem a opção de autenticação em dois fatores, para ampliar os níveis de segurança de acesso as suas plataformas.

Além de inserir sua senha, aquela que você escolhe e digita quando faz login, esses sites e aplicativos irão solicitar outra informação, que pode ser:

  • Um PIN;
  • Impressão digital ou faceID;
  • Código enviado via SMS ou ligação;
  • Resposta secreta para uma pergunta que você escolheu.

Com o uso da segunda etapa de autenticação fica muito mais difícil para um cibercriminoso obter acesso indevido a algum tipo de conta. Portanto, é orientado que seja ativada a autenticação de dois fatores, sempre que exista tal opção.

Mantenha seus softwares atualizados

Os cibercriminosos buscam explorar toda e qualquer falha em um sistema. E os profissionais de tecnologia buscam continuamente corrigir toda e qualquer falha que possa ser explorada, o mais rápido possível. Por isso é necessário que você mantenha seu sistema operacional e aplicativos atualizados, para garantir que falhas tenham sido corrigidas.

Se possível, mantenha ativa as atualizações automáticas em todos os seus dispositivos.

Tome cuidado com links e imagens

Muitas vezes nos deparamos com links que parecem um pouco diferentes, até mesmo errados. Geralmente dizem que você precisa alterar ou inserir sua senha, ou pedem para verificar informações pessoais.

Pode ser que seja uma mensagem de texto, e-mail, ou até mesmo ligações. Se passam por gerente de banco, amigos, chefe, vendedor de loja ou familiar. A mensagem pode alegar que precisa de suas informações porque você foi vítima de um cibercrime, ou que você ganhou um sorteio, ou que um familiar está precisando de suas informações por algum motivo.

São várias as táticas, que provavelmente se trata de um esquema de phishing, com uso de técnicas de engenharia social. O link ou página da web parece legítima, mas é apenas um truque desenvolvido por cibercriminosos para que você revele suas informações confidenciais. Assim que tiverem essas informações, eles poderão usá-las em sites legítimos.

Estes indivíduos também podem tentar fazer com que você execute um malware sem que você saiba.

Para evitar ser vítima de phishing, evite clicar em links e imagens enviados sem ter a certeza de sua legitimidade. Confira e-mail ou número do remetente, confira se o link está correto e não forneça informações caso não esteja seguro de que o site é confiável.

Utilize senhas fortes

Escolher uma senha fácil é como trancar a porta, mas deixar a chave pendurada na maçaneta. Você estará facilitando a ação de cibercriminosos.

É por isso que as senhas devem ser fortes, contendo números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais. Elas devem ser longas, únicas (nunca usadas em outro lugar) e se possível, geradas aleatoriamente por um gerenciador de senhas.

Não se deve utilizar a mesma senha em aplicativos e sites. Fazer uso de um gerenciador de senhas, para armazenar todas as suas senhas é o mais recomendável. Dessa maneira, não será necessário lembrar sempre de todas as senhas complicadas e longas.

Porém, é necessário que sua senha mestra, aquela que será utilizada para acessar o gerenciador de senhas, seja forte e fácil de lembrar. Além disso, é altamente recomendado proteger sua conta de gerenciador de senhas com proteção de dois fatores.

Seguindo essas quatro dicas valiosas, você já estará aumentando a sua segurança no mundo digital. Mas lembre-se de também possuir um bom antivírus nos dispositivos, ele ajudará a garantir a sua segurança.

Fonte: CISA.

This post is also available in: Português