Aprendizado e descoberta 3min de Leitura - 20 de março de 2019

Backup cloud: Primeiros passos para implementação em sua empresa

Ícone aplicativo Cloud

This post is also available in: Português English Español

O backup cloud, também conhecido como backup em nuvem, permite que empresas mantenham dados críticos para os negócios em estruturas de armazenamento em nuvem. Podendo acessá-los a qualquer momento e em qualquer lugar. Ter um backup cloud garante maior proteção aos dados corporativos, evitando a perda de dados essenciais para a empresa.

Serviços de backup em nuvem podem ser formatados para atender demandas de empresas de variados portes e segmentos. Caso você esteja iniciando nesta temática, ou é completamente leigo no assunto lei este blog post para entender um pouco mais sobre o funcionamento e terminologias associadas a backup cloud.

Como dar os primeiros passos em projetos de backup cloud?

A complexidade de um projeto de backup cloud varia de acordo com a criticidade do dado a ser mantido. De todo modo, como este conteúdo trata de princípios básicos associados ao funcionamento do backup cloud o tema será abordado com menos profundidade.

Em linhas gerais o primeiro passo é definir os dados que serão salvos na estrutura em nuvem. Neste momento você deve avaliar a criticidade dos dados gerados/mantidos pela empresa e selecionar aqueles que devem ser inseridos na rotina de backup em nuvem. Contratos, dados financeiros e contábeis são alguns exemplos de dados críticos que poderiam ser inseridos na rotina de backup. Após definição destes dados, é importante buscar por serviços em nuvem e ferramenta que melhor atendam a necessidade da empresa.

Dando sequência, é importante que sejam definidos os horários e sazonalidade que o backup será realizado. Existem “n” possibilidades e alguns cuidados que devem ser tomados neste sentido. Por exemplo, realizar backups em horário comercial pode comprometer o recurso de internet da empresa, caso a mesma não possua controles que impeçam o consumo excessivo de internet pelo serviço de backup.

A frequência do backup e horário que o mesmo será realizado são pontos cruciais que devem ser avaliados com cautela, para evitar inconvenientes futuros. De todo modo, é importante ressaltar que você poderá executar sua rotina de backup uma ou mais vezes por dia, garantindo menor impacto em caso de sinistros que exijam recuperação dos dados inclusos na rotina de backup.

O backup em nuvem, é uma alternativa interessante para empresas de variados portes e segmentos, contudo, voga como uma opção muito interessante para empresas de pequeno porte que mantém seus dados em discos externos, ou outros formatos de backup não tão confiáveis. Desta forma, é reduzido consideravelmente o risco associado a perda de dados ocasionada por defeitos nestes dispositivos.

Alguns benefícios

Além do que já foi citado neste blog post, é possível ressaltar benefício, tais como:

Redução de custos associados a infraestrutura: Optando por uma solução de armazenamento em nuvem você minimiza os investimentos em equipamentos, necessários para montar uma estrutura de backup minimamente viável em sua empresa.

Segurança para o dado corporativo: Provedores de serviços de backup convencionalmente contam com estruturas altamente robustas para armazenamento dos dados. Poucas empresas possuem condições de atingir o nível de segurança e conformidade existentes em datacenters utilizados para prover serviços em nuvem.

Capital humano: Toda a complexidade associada a manutenção da estrutura de backup é absorvida pelo provedor quando contratamos serviços de backup cloud. Este tipo de benefício é altamente representativo, pois além de proporcionar redução de custos garante especialidade técnica ao contratante.

Softwares especializados: Tal como o capital humano, ao contratar um serviço de backup em nuvem, você faz uso de soluções especializadas para garantir a integridade do dado que você optou manter através do serviço. Estes softwares e aplicações são altamente especializados e necessitam de investimentos substanciais para serem adquiridos.

Após conhecer um pouco mais sobre as características e benefícios do backup cloud, é possível avaliar se este tipo de serviço faz sentido para o seu negócio.

Apesar de existirem outros formatos mais simples para a realização de backups, tais como discos externos, DVDs, CDs, pendrives, entre outros, é importante ficar atento a fragilidade destes métodos e avaliar modelos mais robustos.

Também é importante ressaltar que a verticalização de uma estrutura de backup na própria empresa pode se tornar algo substancialmente caro, dependendo das necessidades do negócio. Por este motivo, que os serviços, sob medida, de backup em nuvem vem ganhando espaço no mercado, atendendo empresas com capacidades distintas de investimento.

Caso você ainda possua dúvidas sobre as possibilidades existentes para a execução de backups de dados corporativos, converse com um de nossos especialistas, com certeza auxiliaremos você a tomar a decisão mais acertada para o seu negócio.

This post is also available in: Português English Español