Geral 1min de Leitura - 30 de outubro de 2020

Zoom implementa criptografia de ponta a ponta globalmente

ícone do zoom em tela de smartphone

This post is also available in: Português

Na última terça-feira, 27, o Zoom liberou a criptografia de ponta a ponta (E2E) em suas videoconferências. O recurso está disponível para usuários dos planos gratuitos e para os assinantes da plataforma.

O Zoom ficou muito popular por conta da quarentena, pois as pessoas precisavam de um meio de realizar reuniões e apresentações respeitando o isolamento social. Porém, ele apresentou muitos problemas de segurança, e a criptografia de ponta já era uma promessa antiga dos desenvolvedores do serviço.

O novo recurso foi liberado para teste por um período de 30 dias para smartphones Android e IOS, computadores com macOS e Windows e no Zoom Rooms. O recurso ainda não se encontra disponível para a web.

A criptografia de ponta a ponta do Zoom reforça a privacidade dos usuários e garante que as informações trocadas por meio da plataforma sejam mais seguras. Ou seja, se um invasor conseguir interceptar sua comunicação, a criptografia garante que os dados estejam inutilizáveis.

Segundo o Zoom, o novo recurso oferece suporte para 200 participantes em uma mesma sessão e está disponível para usuários de planos gratuitos.

Esse recurso chega como uma das respostas da plataforma aos episódios relacionados a vulnerabilidades graves do Zoom, como, por exemplo, as contas do Zoom e gravações de conversas de milhares de usuários aparecerem na dark web. Tais situações não aconteceriam se a criptografia de ponta a ponta já estivesse disponível.

No entanto, a E2E vem com limitações. Os usuários que ativarem o recurso não poderão usar ferramentas como gravação da chamada na nuvem, transcrição ao vivo por texto, chat privado, reações, enquete ou a função que permite participantes entrarem em uma transmissão antes do anfitrião.

Ou seja, o recurso que vem para melhorar a segurança do Zoom ainda precisa de melhorias, mas já é um começo.

Para ativar a criptografia de ponta a ponta, o usuário deve acessar as configurações de sua conta, que se encontra no menu esquerdo. Nas configurações, deve-se escolher a aba reunião e, em segurança, ativar a opção reuniões criptografadas de ponta a ponta (E2E). O número do celular deve ser adicionado para autenticar a alteração.

Foto: Filipe Garrett

Via: TheRegister, AndroidCentral e Zoom.

This post is also available in: Português