Geral 1min de Leitura - 02 de junho de 2022

Relatório Kaspersky traz as evoluções das ameaças virtuais no primeiro timestre de 2022

cavalo branco notebook

This post is also available in: Português

A Kaspersky divulgou seu relatório de estatísticas móveis do primeiro trimestre de 2022 sobre a evolução das ameaças de TI, observando que os volumes de malware diminuíram desde o final de 2020. Porém, há uma tendencia preocupante observada pelos pesquisadores – a propagação de trojans.

Foram mais de 500 mil pacotes maliciosos registrados no primeiro trimestre de 2022. Os aplicativos indesejados do RiskTool representaram 48,75% de todas as ameaças móveis, seguidos por adware (16,92%) e outros trojans (14,68%). As famílias de cavalos de Troia que mais afetaram os usuários incluíram Mobtes (44,35%), Piom (32,61%) e Boogr (14,32%).

O país mais impactado por malware móvel foi o Irã, com 35,25%. Adware das famílias Notifyer e Fyben representavam a maior ameaça. Logo atrás está a China, com 26,85%, e Iêmen, 21,23%.

A Kaspersky identificou 53.947 pacotes de instalação, um aumento anual de 28.633. O pico pode ser atribuído à família Trojan-Banker.Androidos.Bray, que representa 80,89% de todos os trojans de mobile banking.

No primeiro trimestre do ano, a maioria dos usuários únicos alvos de ameaças financeiras móveis pertenciam à Espanha (1,80%), seguida de perto pela Turquia (1,05%) e Austrália (0,57%).

Por que isso é tão importante?

Os trojans bancários estão ganhando popularidade entre os cibercriminosos, especialmente os menos qualificados, pois estão disponíveis a preços baratos nos canais do Telegram e fóruns de hackers.

O que chamou a atenção no primeiro trimestre de 2022 foi a propagação de aplicativos fraudulentos por meio de lojas de aplicativos oficiais. Desde o ano passado, os golpistas estão empurrando aplicativos fraudulentos para receber benefícios sociais, um esquema que ganhou muita força.

Vários aplicativos foram encontrados oferecendo empréstimos consignados para usuários da Índia e do México. Esses aplicativos pertencem à categoria RiskTool e obtêm acesso às listas de contatos, fotos e SMS das vítimas.

Proteja-se

Embora as tendências mencionadas permaneçam inalteradas, os especialistas supõem que a curva ascendente da distribuição de trojans continuará.

Os dispositivos móveis geralmente se tornam o elo mais fraco na cadeia de segurança e, portanto, exigem medidas de segurança adequadas.

Portanto, mantenha seus dispositivos móveis atualizados, instala apenas aplicativos confiáveis, leia as avaliações dos usuários antes de fazer download de conteúdo ou aplicativo, evite baixar aplicativos de fontes de terceiros e use soluções de segurança móvel.

Fonte: Kaspersky.

This post is also available in: Português