Geral 2min de Leitura - 21 de setembro de 2021

Permissões com prazo de validade

Boneco Android ao lado de celular sobre a mesa

This post is also available in: Português

Aplicativos Android que não são usados por um tempo logo perderão acesso a dados confidenciais do dispositivo.

É comum instalar um app que solicite acesso a fotos e lista de contatos, por exemplo, e que acaba ficando meses sem ser utilizado. Mesmo com esse período de inatividade, o aplicativo continua tendo as permissões a dados confidenciais, já que o tempo em que ficou “esquecido” não modifica o seu nível de acesso. Porém, isso está prestes a mudar.

O motivo é que o Google está lançando uma atualização de privacidade para todos os aplicativos Android instalados e não usados. Aqueles não utilizados por um longo tempo logo começarão a perder automaticamente a permissão para acessar recursos confidenciais do dispositivo.

Em dezembro, o Google planeja implementar a “redefinição automática de permissões”, um recurso de privacidade do Android que retira as permissões concedidas anteriormente a um aplicativo.

Na realidade, esse recurso já existe no Android 11, lançado no ano passado. Porém, no final de 2021 estará disponível para milhares de dispositivos por meio do Google Play Services em aparelhos que executam o Android 6.0 (API de nível 23) de 2015 e mais recentes.

O recurso será habilitado por padrão para aplicativos voltados para o Android 11 (API de nível 30) ou superior. No entanto, os usuários podem habilitar a redefinição automática de permissão manualmente para aplicativos voltados aos níveis de API 23 a 29.

A mudança tem a intenção de ajudar os usuários a controlar as permissões de aplicativos sensíveis à privacidade. Ele tem como alvo as “permissões de tempo de execução” ou “permissões perigosas” de um aplicativo para acessar a localização, informações de contato, mensagens e outros dados privados do usuário.

Futuro

Com essa novidade, a expectativa é que, no segundo trimestre de 2022, se um aplicativo for direcionado ao Android 6 ou superior e não for usado por alguns meses, o Android irá redefinir automaticamente as permissões de tempo de execução confidenciais que o usuário concedeu.

Em suma, é como se o usuário visse determinada permissão nas configurações do sistema e alterasse manualmente o nível de acesso do seu aplicativo para Negar. A mudança afetará todos os aplicativos Android, mas o Google abriu uma exceção para apps gerenciados pela empresa e aqueles com permissões que foram corrigidas pela política corporativa.

Aos desenvolvedores, haverá a opção de solicitar ao usuário que desative a configuração automática de seu aplicativo. Isso pode ser providencial para apps que funcionam em segundo plano, como aqueles focados em segurança, sincronização de arquivos, controle de dispositivos inteligentes ou emparelhamento com outros equipamentos.

Mudança gradual

O lançamento do recurso de redefinição automática ocorrerá gradualmente após o lançamento em dezembro. Porém, segundo o Google, não chegará a todos os dispositivos entre Android 6 e Android 10 até o fim do primeiro semestre de 2022, devido à quantidade de equipamentos a abranger.

No entanto, os usuários com Android 6 a 10 podem ir para a página de configurações de redefinição automática e ativar ou desativar a redefinição automática para aplicativos específicos. “O sistema começará a redefinir automaticamente as permissões de aplicativos não utilizados algumas semanas após o lançamento do recurso em um dispositivo”, disse o Google em um comunicado.

De fato, a mudança é positiva. Afinal, aplicativos “esquecidos” podem conter diversas permissões que dão acesso a informações sigilosas. Seria como deixar uma cópia da chave de casa com um colega que se vê a cada 4 meses, por exemplo. Trata-se então de uma evolução na segurança por parte do Google, que se mostra cada vez mais ativo quando o assunto é proteção de dados.

This post is also available in: Português