Geral 3min de Leitura - 19 de setembro de 2022

Novo jogo da Rockstar Games é alvo de grande vazamento

Rockstar GTA

This post is also available in: Português

Na manhã do último domingo, 18, uma tonelada de conteúdos de GTA 6 vazaram na internet. Inicialmente, os materiais foram divulgados no site GTAForums e validam antigos relatos a respeito do jogo da Rockstar Games.

Além disso, Jason Schreier, jornalista responsável pelos últimos relatos sobre o novo jogo da franquia GTA, diz ter confirmado com suas fontes na Rockstar Games que o material é verídico.

Oficialmente, não há muitas informações sobre o game. Apenas o desenvolvimento do jogo foi confirmado até o momento, sem previsão de lançamento ou plataformas confirmadas.

O vazamento traz mais de 90 vídeos e imagens de gameplay, retratando uma versão ainda em desenvolvimento, supostamente de julho de 2021, com vários modelos de personagens simplificados e texturas inacabadas.

Aparentemente, GTA 6 deve se passar em uma cidade similar a Miami – nada foi confirmado sobre a inclusão de Vice City como mapa principal. De acordo com fóruns no Reddit, partes do “código-fonte e ativos do GTA 5 e 6” também foram compartilhados e tudo indica que isso será a maior preocupação para a Rockstar Games no momento.

Invasor está tentando negociar arquivos de GTA 6 com a Rockstar

O jornalista Tom Henderson revelou que o cibercriminoso por trás do vazamento de GTA 6 está tentando negociar os arquivos vazados do game com a Rockstar. Uma série de arquivos compartilhados em fóruns e no Telegram detalharam o caso e mostram como o usuário busca se comunicar com membros da Take-Two, empresa mãe da Rockstar, para iniciar um acordo.

Segundo um post em fórum, o cracker disse que procura um responsável das empresas para realizar a negociação. Segundo ele, o alcance de quase 90 documentos de gameplay tornou-se “inesperadamente viral” e agora quer receber uma quantia em dinheiro. Assim, é possível sugerir a existência de mais arquivos roubados ou mantidos em sigilo.

cracker rockstar
Fonte: Tom Handerson

Outra questão delicada é a suposta detenção do código-fonte de GTA V e GTA 6. Após essa informação ser divulgada, uma pessoa fingindo ser funcionário da Rockstar entrou em contato com o cracker, que provocou a equipe de TI da empresa e incitou uma verificação dos “logs” para provar a invasão.

No Telegram, um canal foi aberto para discutir novidades sobre o caso. Alguns usuários descobriram que o cracker, chamado teapotuberhacker, não deseja vender o código de GTA 6, mas estava negociando documentos de GTA V por valores superiores a cinco dígitos.

Rockstar confirma vazamento

A desenvolvedora e publicadora soltou uma nota hoje, 19, em seu perfil do Twitter comentando sobre a invasão. Segundo a empresa, o vazamento representa um trabalho em estado inicial de desenvolvimento do próximo título da série GTA. Porém, nenhum dos servidores dos jogos de live servisse e nem projetos futuros foram afetados.

Por último, a Rockstar mostrou desapontamento com o ocorrido, mas garantiu que o trabalho e o planejamento permanecerão os mesmos. Ela finalizou informando que vai apresentar novidades no momento certo.

This post is also available in: Português