Geral 2min de Leitura - 01 de novembro de 2022

Fraudes em pagamentos online aumentaram nos últimos 12 meses

pagamento online

This post is also available in: Português Español

O “Estudo de Fraude de Pagamento Digital em Mercados de Alto Crescimento”, realizado pela empresa LexisNexis Risk Solutions e conduzida pela Forrester Consulting foi divulgado recentemente.

A pesquisa – composta por 326 tomadores de decisão dos setores de serviços financeiros, mídia, varejo e telecomunicações, da América Latina, Europa/Oriente Médio/ África e Ásia -, explora o aumento de pagamentos digitais e ataques de fraude, além de examinar o que as empresas estão fazendo para se adequar ao futuro com um melhor gerenciamento de fraudes.

Os alvos dos cibercriminosos são os consumidores que dependem cada vez mais dos canais digitais para suas compras, entretenimento e atividades bancárias.

Durante a pandemia de COVID-19, isso se intensificou ainda mais, estimulando novas tendências de fraude. Com isso, as empresas estão priorizando suas estratégias de prevenção de fraudes, concentrando-se na experiência digital do consumidor para reter e adquirir novos consumidores e aumentar a confiança do consumidor.

Aumento de fraudes

Globalmente, os tipos de fraude que mais cresceram ao longo do último ano foram golpes de engenharia social (47% dos executivos detectaram “muito mais” golpes desse tipo), registros de contas falsas (47%) e roubo de identidade (44%).

Quando questionados sobre quais golpes mais afetam as receitas de suas empresas, os entrevistados citaram fraudes em pagamentos com QR Code, em carteiras digitais e registros de contas falsas.

De acordo com a pesquisa 56% dos executivos apontam uma “alta significativa ou moderada” nas fraudes em pagamentos online no ultimo ano. Somente 6% dizem que as fraudes ficaram estáveis e 3% reportam queda.

Principais desafios

Os principais desafios citados pelos executivos são:

  • Os receios com privacidade (50%);
  • Preocupação que as ferramentas prejudiquem a experiência do usuário(46%);
  • Complexidade na implementação de novas tecnologias (44%).
  • Tecnologias de autenticação utilizadas

A pesquisa mostra que algumas soluções de autenticação são utilizadas para tentar aprimorar a segurança dos dados dos usuários. As mais utilizadas são a biometria (facial e impressão digital), senhas descartáveis e recursos para verificação do dispositivo utilizado para o acesso.

Algumas empresas combinam mais de um método de autenticação para promover níveis maiores de segurança.

Chama atenção o percentual de empresas que usam MFA ou 2FA, apenas 42% das organizações participantes usam autenticação multifator.

Se preparar para o futuro

91% dos executivos acredita que tem informação suficiente para combater as fraudes da melhor maneira possível, mas, ao mesmo tempo, 80% afirmam que os cortes atuais na economia e em seus segmentos podem elevar o risco de fraude nos próximos dois anos.

As organizações esperam mais opções de pagamento e novos modelos de negócios nos próximos 24 meses, com pagamentos em tempo real se tornando uma regra no mercado.

Os tipos de pagamento emergentes levaram a uma evolução mais rápida dos programas antifraude para se manter à frente dos cibercriminosos, que estão adaptando rapidamente seus ataques.

Um grande número de empresas disse estar ajudando consumidores e colaboradores a identificar e prevenir fraudes, aumentando a conscientização e fornecendo treinamento continuo.

Fontes: Agência O Globo, LexisNexis.

This post is also available in: Português Español