Geral 2min de Leitura - 30 de julho de 2021

Falsos instaladores do Windows 11 espalham malwares em computadores

Windows 11

This post is also available in: Português

O Windows 11 ainda não está disponível e provavelmente não estará até o final do ano. Porém, isso não impediu que os crackers tentassem utiliza-lo para infectar vítimas com malware.

Pesquisadores de segurança da empresa Kaspersky alertaram que os cibercriminosos estão utilizando instaladores falsos do Windows 11 para infectar computadores com malwares, adware e outros arquivos maliciosos.

Segundo a empresa:

“Embora a Microsoft tenha tornado o processo de download e instalação do Windows 11 de seu site oficial bastante simples, muitos ainda visitam outras fontes para baixar o software, que muitas vezes contém arquivos maliciosos tentando se passar por legítimos”.

O Windows 11 será liberado em todo o mundo apenas no início de 2022. Até o momento, apenas um grupo de clientes inscritos no programa Insider teve acesso ao novo sistema operacional da Microsoft, após o lançamento no mês passado.

Porém, é possível encontrar, em fontes não oficiais, arquivos que prometem instalar a nova versão do Windows. Devido à curiosidade de conhecer as novas funcionalidades antecipadamente, muitas pessoas acabam sendo vítimas dos cibercriminosos.

Como os cibercriminosos enganam suas vítimas

A maneira que os cibercriminosos mais usam para enganar os usuários é inserindo algo extra.

Um exemplo envolve um arquivo executável chamado 86307_windows 11 build 21996.1 x64 + activator.exe, com um tamanho de arquivo de 1,75 GB. Certamente parece plausível, mas a maior parte desse espaço consiste em um arquivo DLL que contém muitas informações inúteis.

captura de tela fake windows 11
Imagem/Reprodução: Kaspersky.

As iscas do instalador do Windows 11 estão sendo usadas para enviar desde adwares (considerados quase inofensivos pelos sistemas de defesa) até trojans perigosos, capazes de roubar senhas e outros dados.

Os programas falsos simulam o assistente de instalação do Windows, e chegam a apresentar um contrato de licença, que quase ninguém lê. Após aceitar os termos, é executado um segundo instalador para implantar programas potencialmente maliciosos.

Instale o Windows 11 com segurança

Baixe o Windows 11 apenas de fontes oficiais e confiáveis, conforme o conselho da Microsoft.

No momento, o Windows 11 está oficialmente disponível apenas para participantes do programa Insider. Para conhecer a nova versão do sistema operacional, o usuário precisa ter o Windows 10 instalado no computador, realizar a inscrição no programa Iinsider e realizar o download pelo site oficial da Microsoft.

O sistema operacional está disponível em beta para desenvolvedores, o que envolve bugs e certa instabilidade.
A Microsoft promete que lançará uma edição de testes mais estável em breve.

Fontes: Microsoft, Kaspersky e Cyberscoop.

This post is also available in: Português