Geral 1min de Leitura - 26 de janeiro de 2022

Cibercriminosos usam 0800 se passando por central de banco em novo golpe

golpe 0800

This post is also available in: Português

Os cribercriminosos estão sempre em busca de uma nova maneira de enganar as pessoas. Em seu novo golpe, eles passaram a usar telefones com prefixo 0800 para enganar os consumidores e roubar seus dados de cartão de crédito e tokens de autenticação (código numérico recebido por SMS para validar a ativação do cartão) para operações financeiras.

Quem identificou essa nova tática, foram os analistas da Kaspersky, que dizem que os golpistas estão fazendo o uso de números 0800 para conferir credibilidade.

Como o golpe funciona?

Segundo os especialistas, o golpe é iniciado com mensagens maliciosas via SMS, enviadas por um número curto, chamados de “shorts-codes”, que antes eram restritos a grandes empresas.

Geralmente, a mensagem avisa sobre uma suposta transação não autorizada, para deixar a vítima preocupada e induzi-la a entrar em contato com a central 0800 falsa.

Assim que entram em contato, os cibercriminosos solicitam confirmação da conta e da agencia, e perguntam se o correntista possui alguma autorização temporária ativada. Caso a reposta seja sim, os golpistas pedem que o código lhes seja fornecido. Com a posse desse código, o suposto atendente informa à vítima que, por segurança, irá cancelar seus cartões, e solicita o número do cartão de crédito.

A Kaspersky realizou uma simulação onde o fraudador chegou a insistir com o analista para que ele informasse seu endereço, para a busca do cartão falsamente cancelado.

Para Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil, esse golpe do 0800 é uma variação da falsa central bancária para roubar cartões válidos.

Segundo Fabio, não é fácil registrar um número 0800 e os shorts-codes são um canal usado exclusivamente por um seleto grupo de empresas, como bancos, operadoras e grandes lojas. O especialista diz que isso mostra o quanto as fraudes estão refinadas e cada vez mais perigosas.
Para garantir sua segurança, procure entrar sempre em contato com sua agencia através dos números oficiais ou ir até uma agencia física. Evite passar qualquer dado pessoal através do telefone e mensagem.

Fonte: Kaspersky.

This post is also available in: Português