Geral 2min de Leitura - 20 de outubro de 2022

Caso Record: cibercriminosos divulgam materiais sigilosos da emissora

fachada record TV

This post is also available in: Português

No último domingo, 16, completou uma semana do ataque cibernético aos sistemas da Record TV. E o grupo ransomware responsável pelo ataque cumpriu sua ameaça de vazar dados sigilosos da emissora caso não recebesse o pagamento pelo resgate.

Os cibercriminosos colocaram na primeira página de seu blog, dados sigilosos da emissora e seus funcionários. O grupo ransomware BlackCat – que também está sendo chamando de Noberus e AlphaV pelo FBI – publicou planilhas digitalizadas com detalhes das despesas do grupo Record, documentos com receitas de publicidade do governo federal e até mesmo correspondências do departamento jurídico da empresa.

No total, foram oito arquivos confidenciais vazados, mas com a promessa de que outros virão em breve. Entre os documentos vazados, está o passaporte da apresentadora do programa Hoje em Dia, Ana Hickmann.

documentos vazados
Fonte: Livecoins.

documento Ana Hickmann
Fonte: Livecoins.

Cibercriminosos não estão para brincadeira

Um dia após o vencimento do ultimato dado pelos cibercriminosos para pagamento do resgate (que era às 13:50 do dia 15), os dados da emissora já foram divulgados. Caso o pagamento fosse realizado até um minuto antes do prazo acabar, a emissora teria um desconto de R$ 10 milhões no valor total de R$ 35 milhões exigido pelo resgate.

Porém, o resgate não foi pago, e os cibercriminosos cumpriram com sua ameaça, mostrando que não estão para brincadeira.

O site Livecoins reproduziu as cópias dos documentos, encobrindo parcialmente os dados sensíveis, trazendo algumas certezas. A primeira é de que a emissora não realizou o pagamento do resgate solicitado. E a segunda é que a captura de documentos foi muito maior do que o departamento de TI da Record avaliou inicialmente.

Os cibercriminosos justificaram a divulgação das informações sigilosas afirmando que as empresas ali expostas não cooperaram com eles, e ainda tentaram esconder o ataque bem sucedido aos seus recursos.

Eles ainda reiteram que o material da Record TV continua à venda, e que eles estão em busca dos clientes certos para seus dados na darknet.

Documentos vazados

Além do passaporte da apresentadora Ana Hickmann, que chamou bastante atenção por ter sido vazado, foram vazados mais 7 documentos.

Alguns documentos podem ser vistos abaixo, eles foram censurados em respeito a emissora.

documento
Fonte: Livecoins.

documento 2
Fonte: Livecoins.

documento 3
Fonte: Livecoins.

documento 4
Fonte: Livecoins.

Fonte: Livecoins.

This post is also available in: Português