Geral 2min de Leitura - 18 de abril de 2022

Banco PAN confirma vazamento de dados e possível extorsão

cartão banco PAN

This post is also available in: Português

O Banco PAN confirmou na última sexta-feira, 15, que detectou recentemente uma “fragilidade” na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na central de atendimento a clientes do segmento de cartões, o que permitiu o vazamento de informações de clientes.

Segundo Felipe Payão, são cerca de 64 mil contas de clientes expostas, e o banco ainda estaria passando por uma possível tentativa de extorsão para que os dados não sejam publicados.

Entre as informações vazadas, extraídas durante os dias 01/03 até 30/03 deste ano, estão nome completo, CPF, data de nascimento, endereço residencial, informações sobre cartões de crédito e número da conta mascaradas, saldo devedor e valor da fatura.

banco PAN
Trecho do Leak. Fonte: Tecmundo

Ao ser questionado, o banco foi transparente sobre o caso e admitiu o problema:

“Detectamos recentemente uma fragilidade na plataforma de um fornecedor de tecnologia, utilizada na Central de Atendimento a clientes do segmento de cartões. Ativamos nossos protocolos de segurança, notificamos a empresa de software para imediata correção da vulnerabilidade e contratamos consultoria especializada independente para uma análise completa”.

Ainda segundo o banco, não houve comprometimento de conta corrente, indisponibilidade de sistema, ou invasão à infraestrutura do Banco. No entanto, foi confirmado que a exploração da vulnerabilidade permitiu a cópia não autorizada de dados cadastrais, de limite disponível e saldo devedor sem que tenham sido expostos dados completos de cartão, senhas ou qualquer dado que incorra em risco financeiro direto para o cliente e para o banco. O banco reforçou que a segurança das informações é sua prioridade e todas as autoridades competentes foram notificadas.

Mantenha-se seguro

É sempre importante seguir algumas orientações para manter seus dados seguros. Nesse caso do vazamento, os usuários não tem culpa, mas ainda assim podem seguir algumas dicas para se proteger, pois o vazamento abre possibilidades para golpes de phishing, roubo de identidade e abertura de contas falsas.

Portanto, habilite a segurança de autenticação multifator em todos os aplicativos possíveis. Procure por soluções como Authy, Google e Microsoft Authenticator para garantir maior segurança, pois os cibercriminosos conseguem enganar suas vítimas para extrair os códigos recebidos via SMS.

Esteja mais do que atento aos links e mensagens recebidos, não clique e não faça download de nada sem ter certeza de que é seguro.

Use senhas seguras e fortes, procure por aplicativos de gerenciamento de senhas para que não haja necessidade de decorar senhas longas e complicadas.

Fonte: Felipe Payão, CISO Advisor, TecMundo.

This post is also available in: Português