Geral 1min de Leitura - 02 de dezembro de 2021

245 prefeituras de Santa Catarina afetadas por ciberataque

hacker encapuzado em sala escura

This post is also available in: Português

Os sites de pelo menos 245 prefeituras catarinenses estão fora do ar nesta quarta-feira, 1, por conta de um ciberataque no sistema da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Entre as cidades afetadas estão Tubarão, Laguna, Imbituba, Biguaçu, São Bento do Sul, Xanxerê e Navegantes.

O presidente da instituição, Clenilton Pereira, confirmou a informação por meio de um vídeo, onde diz que o portal da FECAM recebeu uma invasão ‘hacker’ na manhã desta quarta-feira, e que já estão resolvendo isso.

Ataques neutralizados

Em uma nota, a FECAM informou que a invasão ocorreu na madrugada desta quarta-feira e atingiu alguns sites de municípios, associações e consórcios fornecidos pela federação. Porém, os ataques foram neutralizados.

Os cibercriminosos divulgaram mensagens fazendo críticas ao isolamento social, uso de máscaras e cita o presidente da República.

Quem acessava os portais dos 245 municípios afetados que ficam hospedados no servidor da FECAM, via a seguinte mensagem:

“Olá programadores da FECAM, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP na faculdade. Como vocês já são crescidinhos não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina pro Zone-H”.

FECAM

O comunicado dos crackers foi retirado dos portais ao longo da manhã, mas os sites continuavam fora do ar.

fora do ar

No documento, a FECAM diz que é uma defensora intransigente da vacinação e das medidas protetivas, e que como resposta ao ataque, a instituição bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança.

O documento também diz que tanto a equipe interna quanto os parceiros externos estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível.

Novos portais e novos e-mails não foram afetados pelo ataque, segundo a FECAM, pois o mesmo só ocorreu no sistema antigo.

O documento finaliza informando que todas as medidas cabíveis para apurar as responsabilidades civis e criminais do ato já estão sendo tomadas pela FECAM. Informa também que até o momento somente as páginas iniciais dos portais foram afetadas.

This post is also available in: Português