Geral 2min de Leitura - 12 de maio de 2020

Uso de VPN cresce 54%

Rack com vários cabos conectados lado a lado

This post is also available in: Português

Foram mais de 480 milhões de downloads de VPN móvel em todo o mundo em 2019, o que pode mostrar um maior zelo dos usuários por segurança e privacidade.

A velocidade ainda não é a ideal, mas a população global tem aderido a um comportamento um pouco mais responsável no que se refere à segurança digital. Um sinal disso foi mostrado no relatório VPN (Rede Privada Virtual) lançado recentemente abordando o ano de 2019.

Foram 480,2 milhões de aplicativos VPN baixados em dispositivos móveis, como tablets e celulares, o que representa um aumento 54% em relação ao ano anterior.

VPN é a sigla em inglês para Rede Privada Virtual, e são sistemas privativos construídos sobre a infraestrutura de uma rede pública. São muito utilizadas pelas empresas em que há funcionários trabalhando remotamente, seja nas ruas ou por home office.

Com a VPN, os colaboradores conectam-se à estrutura interna mesmo estando longe. Com a pandemia e milhares de pessoas atuando em casa, os números de 2020 – ainda não contabilizados – tendem a mostrar uma expansão bem mais intensa.

Nesse contexto, o Android predominou em 2019, tendo uma participação de 75%, chegando à marca de US$ 358,3 milhões em downloads, enquanto a Apple atingiu US$ 121,9 milhões. Em termos de países, a Indonésia está no topo, com 75,5 milhões de downloads e uma impressionante taxa de crescimento de 111%.

No entanto, a Índia é a campeã no que se refere ao crescimento em relação a si própria, com expansão de 405%.

As análises mais profundas das causas dessas evoluções têm a ver com a lei. Um exemplo é a introdução da legislação sobre crimes cibernéticos em certos países, como Vietnã e Cingapura, em uma tentativa de censurar determinados conteúdos – algo que ajudou em crescimentos mais intensos.

Por outro lado, algumas nações viram o interesse nas VPNs aumentar por causa da população tentando fugir de regimes cada vez mais opressivos. Há o caso de ataques crescentes contra jornalistas na Nigéria, onde o governo tenta restringir a liberdade de expressão.

Regiões do Pacífico Asiático e do Oriente Médio e Norte da África experimentaram as maiores taxas de crescimento na maioria dos downloads. A volatilidade política e a falta de direitos civis estão diretamente associadas aos países dessas regiões, e a VPN serve como meio de driblar restrições.

“É tudo free?”

As empresas que oferecem sistemas de VPN podem obter informações valiosas com o relatório, principalmente o fato de que 84% desses downloads são apenas de serviços gratuitos. Além disso, entre os usuários que pagam, a maior parte utiliza dispositivos da Apple.

Essas informações são úteis para traçar estratégias de publicidade a médio e longo prazo. Por exemplo, considerando que os downloads pagos concentram-se na Europa, os anunciantes devem segmentar os consumidores de lá com mais ênfase nas versões pagas de seus aplicativos, oferecendo planos diferenciados.

No entanto, para regiões como o Oriente Médio e o norte da África, com quase 10 vezes menos downloads pagos do que os gratuitos, a ideia seria se concentrar em gerar receita com anúncios, como faz o Youtube e diversas redes sociais.

Vale ressaltar que o Hotspot Shield, um software grátis de VPN, foi acusado de redirecionar o tráfego de usuários para os anunciantes, buscando aumentar seus ganhos com publicidade. Ou seja, os usuários devem ficar atentos a estratégias que não são exatamente proibidas, mas tendem a deixar o uso das VPN grátis menos vantajoso.

This post is also available in: Português